Skip to main content

Telefones fixos sem funcionar devido à falha de fornecimento elétrico

• April 29, 2025
  • 4 respostas
  • 236 visualizações

Eu contratei o serviço de telefone fixo, precisamente para ter uma opção de contacto, num caso como o que aconteceu ontem, de falha de energia elétrica, ou algo semelhante, pois a linha fixa tem menos tendência a falhar e em caso de emergência, pode fazer a diferença.

Com a tecnologia de hoje, o telefone fixo está ligado à internet, por isso, ao não haver energia no router, obviamente que ficamos sem o serviço.

Na minha cabeça, sem perceber nada do assunto, fica a pergunta, que raio de melhoramento de tecnologia é este que nos deixa vulneráveis e sem comunicações devido a um meio aéreo ter derrubado  um poste de alta tensão num país distante?

Tanto progresso e nem o telefone fixo, que já existem há tanto tempo, escapa?

Devíamos todos pensar no que aconteceu, para não ficarmos tão vulneráveis, pois devemos aproveitar o que houve de negativo para aprender.

Gostava de ter um telefone realmente fixo, e não um telefone que depende de haver, ou não internet, pois pelos vistos é a primeira coisa que falha.

4 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Isabelcina 

O Telefone Fixo hoje em dia só funciona por Fibra, Ligado ao Router/Fibergatway, e por isso depende de que exista Internet, e que o Router tenha Energia Eléctrica para funcionar o Telefone.

Também há Telefones Fixos por Rede Móvel mas esses só para serviços Satélite, ou só Telefone Fixo (sem Internet Fibra)

Mas não é mais possível ter um Telefone ("Realmente") Fixo como antigamente através de Linha Telefónica (ADSL/Cobre), que funcionava sem Energia Eléctrica, pois a Mesma está a ser Desativada, e Gradualmente irá Deixar de Existir. Por ser Desatualizada, e com um Enorme Custo de Manutenção

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • April 29, 2025

Bons tempos… não falhava e sabia-se os números todos de cor! 😂😂

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru
  • June 13, 2025

Realmente hoje em dia já não faz sentido telefones fixos em casa.

Só mesmo em empresas e mesmo assim muitas optam por ter só telemóvel. 

O tempo do telefone fixo acabou há  muito.

• June 13, 2025

Realmente hoje em dia já não faz sentido telefones fixos em casa.

Só mesmo em empresas e mesmo assim muitas optam por ter só telemóvel. 

O tempo do telefone fixo acabou há  muito.

Como assim não faz sentido? Tem noção que na minha aldeia que tem mais de 2500 habitantes, praticamente só usam o telefone fixo, conheço outras zonas que é igual.

Não dou muito uso mas por exemplo se alguma vez o meu pai não me atender o telemóvel e ligar pelo fixo tenho a certeza que atende. 

Pode não fazer sentido para si mas acredite que uma grande parte da população ainda dá bastante uso, e como disse, a maior parte das empresas também usa bastante, é um serviço essencial para muitas pessoas, pode dizer que apenas os mais velhos usam, mas não é verdade.