Resolvido

Fios de cobre_desativação

  • 24 September 2023
  • 3 respostas
  • 494 visualizações

Crachá +1

Um familiar meu tem apenas telefone fixo (PT) e paga sempre o mesmo há bastantes anos. Regularmente recebe telefonemas a informar que irão desativar os telefones antigos por fio de cobre e que tem de mudar para fibra. Como esse familiar tem já alguma idade e não compreende muito de tarifários, fidelizações, etc, gostaria de colocar aqui algumas perguntas para eu conseguir ajudá-lo (eu desconheço o assunto uma vez que já tenho fibra):

1- É de facto “obrigatório” mudar para fios de cobre? Ou seja, se não for feito, ficará sem possibilidades de utilizar o telefone?

2- Se mudar, continuará com a mesma operadora (PT) e o mesmo pagamento mensal, ou por mudar fica obrigado a fidelizações e a novos tarifários eventualmente mais caros?

3- A mudança comporta pagamentos? 

4- Tem de mudar também o telefone fixo que tinha? Um dos telefones é um fixo que dá para atender em qualquer local da casa (que lhe demos), mas um que está na sala é fixo à moda antiga...terá de mudar esse? E paga-se caso queira manter um novo no mesmo local?

5- Que pagamentos extras poderá ele ter com esta mudança?

Sou sincero: desconfio de tudo isto e mesmo que seja “obrigatório” (no sentido de que se não o fizer, perde a capacidade de realizar telefonemas), estou certo que isto implicará dinheiro e mensalidades novas. 

 

Obrigado pelos esclarecimentos.

icon

Solução por Ricardo27 24 September 2023, 20:04

Ver original

3 respostas

Reputação 7
Crachá +24

1) É obrigatório. Se a operadora vai descontinuar o cobre nessa morada, por já ter acesso à fibra, as opções são mudar para fibra ou aceitar a cessação de contrato.

2) Tem que ver quais são as operadoras que tem à porta e quem faz a melhor oferta. Mas mesmo que fique na mesma com a Meo, vai ser sempre novo contrato, novas condições, novo preço e nova fidelização (se optar por contrato com fidelização).

3) Se optar por contrato com fidelização, não.

4) Penso que não seja necessário troca de telefones.

5) Além do já referido, penso que não haja mais custos extra. 

Crachá +1

Agradeço a resposta que me clarificou as questões.

Como comentário pessoal sobre o procedimento da MEO/PT, acho que é um golpe baixo forçar estas situações. Se querem mudar para fibra, algo que ninguém pediu, que mudem, mas mantenham os tarifários. 

Infelizmente de nada adiantará, mas irei ajudar essa pessoa no passo seguinte, que serão queixas nas devidas entidades.

 

Reputação 7
Crachá +24

É o que é... A tecnologia vai avançando e chega a um ponto que a antiga fica obsoleta e descontinuada. Chega a um ponto que não faz sentido continuar a alimentar uma tecnologia que fica a anos luz da atual. 

Quanto aos tarifários... a fibra tem os tarifários que tem. Seja para clientes que já tenham fibra há muito tempo, seja para aqueles que são "forçados" a mudar para ela. São esses que são válidos para todos. Quem vem do cobre para a fibra, não vai ter preços mais em conta por isso. 

Responder