Skip to main content

Recebi hoje uma chamada de um nº privado, que se identificou como pertencendo ao departamento de faturação da MEO, sabia o meu nome completo e disse-me que eu teria pendente uma nota de crédito relativa a uma faturação indevida em 2023, mas que devido às limitações impostas pelo RGPD, só seria possível fazê-lo diretamente para a minha conta, através de uma caixa multibanco, seguindo as instruções dadas por ele. Disse-lhe que não podia naquele momento ir um ATM e ele insistiu. Quando iniciei uma questão desligou imediatamente.

Reconheci de imediato a tentativa de fraude.

Fiquei preocupado foi de receber logo a seguir uma chamada da minha filha a dizer que tinha sido contactada por um nº privado a perguntar se era a minha esposa (dizendo o meu nome completo), ela respondeu que não, ele perguntou se era filha, ao que ela questionou porque é que queria saber e ele desligou bruscamente. 

O que me faz questionar como seria possível alguém aceder aos nºs de telemóvel associados à minha conta MEO, juntamente com o a informação do nome do titular e usar essa informação para tentar burlar as pessoas através de uma operação no ATM ( possivelmente MBWay ou autorização de débito). 

Fica o alerta e a questão - Não terá alguém tido indevidamente acesso a esses dados?

É sempre nessessario ter uma grande atenção para não cairmos em burlas desse tipo, por vezes sabem os nossos dados e nem sabemos bem como, e ligam para nos enganar, pois nunca temos a certeza quem se encontra do outro lado da chamada, e há uma grande probabilidade de ser uma burla.

Se quer saber se está tudo bem na sua conta, veja no my MEO ou contacte o Apoio ao Cliente através das Linhas de Apoio MEO

Nos aqui no fórum somos clientes, então este reporte não vai chegar diretamente a MEO, nem lhe consigo informar por onde podia ter acontecido a fuga de dados, e se aconteceu mesmo pela MEO.

Mas fica aqui o seu testemunho para caso aconteça a mais alguém, saber que casos destes podem acontecer, e também para outros clientes terem atenção ao atender as chamadas

 


Responder