Recebi hoje uma chamada de um nº privado, que se identificou como pertencendo ao departamento de faturação da MEO, sabia o meu nome completo e disse-me que eu teria pendente uma nota de crédito relativa a uma faturação indevida em 2023, mas que devido às limitações impostas pelo RGPD, só seria possível fazê-lo diretamente para a minha conta, através de uma caixa multibanco, seguindo as instruções dadas por ele. Disse-lhe que não podia naquele momento ir um ATM e ele insistiu. Quando iniciei uma questão desligou imediatamente.
Reconheci de imediato a tentativa de fraude.
Fiquei preocupado foi de receber logo a seguir uma chamada da minha filha a dizer que tinha sido contactada por um nº privado a perguntar se era a minha esposa (dizendo o meu nome completo), ela respondeu que não, ele perguntou se era filha, ao que ela questionou porque é que queria saber e ele desligou bruscamente.
O que me faz questionar como seria possível alguém aceder aos nºs de telemóvel associados à minha conta MEO, juntamente com o a informação do nome do titular e usar essa informação para tentar burlar as pessoas através de uma operação no ATM ( possivelmente MBWay ou autorização de débito).
Fica o alerta e a questão - Não terá alguém tido indevidamente acesso a esses dados?