Skip to main content
Pergunta

Registo PTR (Reverse DNS) com MEO Empresas

• July 2, 2025
  • 2 respostas
  • 64 visualizações

Olá a todos,

Estou a configurar um servidor de e-mail e deparei-me com uma situação que me está a causar alguma frustração relativamente aos registos PTR (Reverse DNS).

O meu servidor de e-mail está configurado com um hostname específico.

Ao verificar o registo PTR atual do meu IP, obtenho um resultado genérico da MEO, que não corresponde ao meu hostname (dial-b3-5-28.telepac.pt). Como muitos de vocês saberão, ter um PTR genérico ou incorreto é um grande problema para a entregabilidade de e-mails, pois muitos servidores de destino classificam as mensagens como spam.

O meu objetivo é que o registo PTR do meu IP público aponte para o hostname específico do meu servidor de e-mail.

A minha questão é a seguinte:

1. Como consigo que a MEO Empresas altere este registo PTR?

• Já procurei no portal de cliente e não encontro nenhuma opção para gerir registos PTR.

• Percebo que, ao contrário dos registos A, MX, etc. (que consigo gerir no meu serviço DNS), os PTRs são responsabilidade do ISP (quem detém o bloco de IPs).

• Alguém com experiência semelhante na MEO Empresas conseguiu fazer esta alteração através de um portal, e-mail específico, ou foi necessário insistir bastante por telefone? Qual o melhor canal de contacto e a abordagem mais eficaz para este tipo de pedido com a MEO Empresas?

Qualquer dica, experiência partilhada ou contacto útil seria muito apreciada.

Obrigado desde já pela vossa ajuda!

2 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • July 2, 2025

Olá ​@leandro_f977

Contacte a MEO Empresas através do formulário: https://www.meo.pt/empresas/formulario-de-contacto

• Autor
  • Principiante
  • July 4, 2025

Olá ​@leandro_f977

Contacte a MEO Empresas através do formulário: https://www.meo.pt/empresas/formulario-de-contacto

Obrigado Ana. Tentei pelo formulário, aguardei o contacto, e quando me ligaram foi apenas para dizer que deveria tentar contactar por um canal alternativo. Entrei em contacto com todos os números de apoio ao cliente, mas nada, ninguém me soube responder. Estou bastante decepcionado pela falta de conhecimento técnico...