Skip to main content
Pergunta

Onenumber em Smartphones não "certificados" pela MEO

• April 15, 2026
  • 2 respostas
  • 21 visualizações

Venho mostrar a minha indignação pela impossibilidade de ativar o serviço MEO OneNumber no meu equipamento Galaxy Watch 7 LTE, apesar de ser um cliente.

O suporte técnico insiste que a ativação apenas é possível através de um smartphone Samsung, o que constitui uma restrição indevida e discriminatória de hardware, uma vez que:
O Galaxy Watch 7 é um dispositivo Wear OS (Android) que segue os padrões universais da GSMA para eSIM.

O meu smartphone (Motorola Razr 60) possui a aplicação Galaxy Wearable atualizada, mas o servidor de ativação da MEO (Entitlement Server) falha ao não reconhecer a marca do telemóvel impedindo o processo automático.

Solicitei que me fossem fornecidos os dados para configuração manual (LPA), nomeadamente:
O endereço do servidor SM-DP+;
O Código de Ativação específico para o meu perfil OneNumber.

Alternativamente, pedi o envio de um Voucher eSIM (QR Code) para o Onenumber que me permita a leitura direta pelo telefone, contornando a falha do sistema automático no meu dispositivo.
Foi-me dito que isso era impossível. E mais uma vez que teria que usar um telefone Samsung.

Questionei ainda a possibilidade de eu fornecer o IMEI e EID do relógio para a MEO introduzir esses dados no meu perfil Onenumber, o que faria com que (como acontece em muitas operadoras) passados uns minutos recebesse uma notificação no relógio que tinha um plano móvel e se desejava baixar o mesmo. Foi-me dito que também não era possível.

Qualquer Smartphone homologado e certificado na UE está apto para usar a app da Samsung e através dela enviar para o relógio os dados necessários para a ativação do Onenumber, não percebo: Há marcas duvidosas? O meu motorola foi fabricado em 2025, tem android 16 e toda a segurança que este sistema tem comparado com Samsungs de 2018 ou 2019 que permitem ativar o serviço

Não poderiam ter boa vontade e disponibilizar qualquer uma das formas alternativas que aqui coloquei?

2 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • April 15, 2026

Olá ​@PerPed 

Experimente configurar primeiramente o relógio num dispositivo Samsung, após isso faça reposição ao relógio e associe novamente mas desta vez ao smartphone que pretende realmente utilizar. A solução foi dada Aqui >.

• Autor
  • Principiante
  • April 15, 2026

E se um dos telefones ou os dois tiverem ESim?

A questão aqui é que a tecnologia permite qualquer das opções que mencionei. E para ter um serviço para o qual vou pagar, ter que andar a pedir smartphones a outra pessoa, isso não.

Prefiro mudar para uma operadora, pelo menos o meu numero telefone, não todos os que tenho no pacote, que me ofereça uma configuração direta.

Não sou eu que tenho que arranjar soluções para um serviço que deveria ser prático e ágil.