Skip to main content

O MEO Cloud vai ser descontinuado

• December 22, 2025
  • 36 respostas
  • 3786 visualizações
Forum|alt.badge.img+6

Atualizado a 16.01.2026

O serviço MEO Cloud será descontinuado no dia 15 de março de 2026. Para garantir que não perde os seus conteúdos, deve fazer o download de todos os ficheiros ou outros conteúdos para um dispositivo local antes dessa data. Após 15 de março, todos os conteúdos serão eliminados permanentemente e não será possível recuperá-los, nem aceder à conta MEO Cloud.

Apesar de ser um serviço de armazenamento, o MEO Cloud não é um serviço de backup, pelo que a responsabilidade pelos conteúdos alojados é do cliente.

Se tiver um plano pago de 1 ano ainda ativo a 15 de março de 2026, o valor correspondente será devolvido na totalidade. Para receber o reembolso, deve enviar o comprovativo de pagamento ou fatura, assim como o comprovativo de IBAN através do formulário do MEO Cloud.

Para continuar a armazenar os seus ficheiros, sugerimos a migração para uma das soluções disponíveis no mercado:

• Google Drive – 15 GB gratuitos
  • Microsoft OneDrive – 5 GB gratuitos
  • Apple iCloud – 5 GB gratuitos
  • Dropbox – 2 GB gratuitos

Cada um destes serviços oferece também planos pagos com maior capacidade, ajustados às suas necessidades.

Para mais esclarecimentos, contacte a equipa do MEO Cloud através do formulário.

36 respostas

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru
  • December 23, 2025

Boas, 

Já  tinha feito o download dos conteúdos que estavam na app e apaguei desta os mesmos.

Por isso a mim já  não  me afeta. 

Forum|alt.badge.img+7
  • Dinamizador Júnior
  • December 27, 2025

Boas,

E está previsto ser criado outro serviço idêntico

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru
  • December 27, 2025

Boas,

E está previsto ser criado outro serviço idêntico

Boas, 

Se vão  acabar como é  obvio não  farão  outro não  faria sentido.

É  mais um serviço  que é  descontinuado  talvez também  por uma redução  de custos operacionais  digo eu.

Forum|alt.badge.img+1
  • Observador
  • December 29, 2025

Deve estar relacionado com a venda o Data Center da Covilhã e ao facto de terem que passar a alugar o espaço das BD.

Forum|alt.badge.img+4
  • Estagiário
  • January 5, 2026

Alguém conhece uma alternativa com as mesmas funcionalidades, isto é, que permita fazer upload de ficheiros com o comando “curl” e configurar com um sub-domínio ? Grato.

• Membro
  • January 11, 2026

Eu sabia que a meo tinha pouco respeito e consideração pelos clientes mas com esta fiquei com toda a certeza disso. A MEO assim como as outras operadoras como Vodafone e NOS são um verdadeiro lixo. Só são bons é a cobrar nas mensalidades mesmo que a pessoa esteja sem serviços.

Uma boa alternativa ao MEO Cloud é o Terabox que tem 1TB de espaço gratuito. Funciona através do site e app para android e iOS.

• Membro
  • January 11, 2026

Atualizado a 09.01.2026

O serviço MEO Cloud será descontinuado no dia 15 de março de 2026. Para garantir que não perde os seus conteúdos, deve fazer o download de todos os ficheiros ou outros conteúdos para um dispositivo local antes dessa data. Após 15 de março, todos os conteúdos serão eliminados permanentemente e não será possível recuperá-los, nem aceder à conta MEO Cloud.

Apesar de ser um serviço de armazenamento, o MEO Cloud não é um serviço de backup, pelo que a responsabilidade pelos conteúdos alojados é do cliente.

Se adquiriu um plano anual do MEO Cloud durante o ano de 2025, o valor será devolvido no prazo de 30 dias após a descontinuação do serviço. Para receber o reembolso, deve indicar o IBAN através do formulário do MEO Cloud.

Para continuar a armazenar os seus ficheiros, sugerimos a migração para uma das soluções disponíveis no mercado:

• Google Drive – 15 GB gratuitos
  • Microsoft OneDrive – 5 GB gratuitos
  • Apple iCloud – 5 GB gratuitos
  • Dropbox – 2 GB gratuitos

Cada um destes serviços oferece também planos pagos com maior capacidade, ajustados às suas necessidades.

Para mais esclarecimentos, contacte a equipa do MEO Cloud através do formulário.

Pode adicionar o Terabox que tem 1000GB gratuitos. Já que não têm respeito pelos vossos clientes, ao menos dêem alternativas decentes!

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Afsimoes 

Acredito que um dos Principais Motivos do Fim do "MEO Cloud" se Deve, Simplesmente, por Não ter mais sentido em a MEO continuar a Investir e Gastar Recursos em um Serviço Utilizado por Muito Poucas Pessoas, que Cada vez eram Menos, e um Serviço que estava a Ficar Desfasado.

E as Causas desse Motivo é mesmo por Existirem outras Alternativas, como as aqui Indicadas, o TeraBox, e outras, que acabam tendo mais Popularidade, mais Utilizadores, são Mais Atraentes, têm Mais Funcionalidades e Inovações, etc.

Adiciono, ainda, que este Fim não tenha sido com Intenção de Desrespeitar, e ter Falta de Consideração, com os Clientes MEO. Simplesmente, o "MEO Cloud", Infelizmente, não tinha mais Sentido Existir e Continuar Ativo

Era bom que pudéssemos entrar na conta e descarregar os ficheiros. clicando no botão entrar aparece uma mensagem de que não é possível criar mais contas no Meo Cloud. Criar conta??? Eu quero é entrar para descarregar os meus ficheiros

Forum|alt.badge.img+1
  • Principiante
  • January 14, 2026

Não consigo fazer download de alguns ficheiros pdf. Dá este erro: “Sorry, dl-web.meocloud.pt has been blocked by your network administrator.” Alguma sugestão para recuperar os meus ficheiros? Obrigada!

• Novo Membro
  • January 15, 2026

Era bom que pudéssemos entrar na conta e descarregar os ficheiros. clicando no botão entrar aparece uma mensagem de que não é possível criar mais contas no Meo Cloud. Criar conta??? Eu quero é entrar para descarregar os meus ficheiros. De que server dizer que é até 15 de Março se não dá para entrar e fazer download dos ficheiros? Bons programadores...

Forum|alt.badge.img
  • Membro
  • January 16, 2026

Bom dia, 

Nao consigo entrar na Meo Cloud. 
Ainda falta 2 meses para o serviço ser descontinuado mas está a tornar-se impossível aceder à aplicação para fazer os respectivos backups. 

Tenho informação importante a recuperar que a plataforma não em deixa aceder. 

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • January 16, 2026

Olá ​@XavierF 

Aqui foi possível aceder ao MEO Cloud sem quaisquer constrangimentos. Aparece algum erro?

Já experimentou via app?

Forum|alt.badge.img
  • Membro
  • January 18, 2026

Tentei via web e ao autenticar aparece um banner a dizer “Neste momento não é possível a criação de contas MEO Cloud. Obrigado.”

Tentei instalar a app no PC. 

Mas este redirecciona mas o site para autenticar e volto a encontrar a mesma mensagem.

Os restantes serviços funcionam (senão nem conseguia estar a postar neste forum).

Já confirmei com outros colegas e estão a enfrentar o mesmo problema

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • January 18, 2026

E via app no telemóvel? Acontece o mesmo?

Forum|alt.badge.img
  • Membro
  • January 19, 2026

Bom dia Ana, 

O problema é sempre o mesmo. Não interessa se é via PC ou APP.

Existe sempre um redireccionamento para o site para fazer a autenticação e ao meter os dados aparece sempre a mesma mensagem de erro.

É inadmissível esta situação. Eu nem sequer recebi mail sobre o fecho do serviço, foi um colega que alertou. Eu tenho conta na meo cloud há anos! Tenho lá informação importante e agora estou impossibilitado de resgatar os meus documentos.

Forum|alt.badge.img+1
  • Novo Membro
  • January 19, 2026

Pergunta:

Eu tenho o programa MeoCloud instalado no meu PC para fazer backup automático dos meus emails do Thunderbird para a “nuvem”.

Quando fecharem o acesso à “nuvem” isso não irá afetar o que eu tenho no PC, pois não? Ou seja, vou continuar com a pasta do MeoCloud e com os emails lá, não é?

É que a configuração que fiz no PC é muito complicada para poder passar já para o Google Drive. Vai demorar um pouco.  

Obrigado

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • January 19, 2026

Olá ​@JAM1 

Os ficheiros que tem no PC não perde, só os da Cloud.

Forum|alt.badge.img
  • Membro
  • January 20, 2026

Bom dia Ana, 

O problema é sempre o mesmo. Não interessa se é via PC ou APP.

Existe sempre um redireccionamento para o site para fazer a autenticação e ao meter os dados aparece sempre a mesma mensagem de erro.

É inadmissível esta situação. Eu nem sequer recebi mail sobre o fecho do serviço, foi um colega que alertou. Eu tenho conta na meo cloud há anos! Tenho lá informação importante e agora estou impossibilitado de resgatar os meus documentos.

Pode facultar algum suporte (nem que seja telefónico)?
Como disse, os documentos que tenho na cloud são muitos importantes para mim

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@XavierF 

Tenho Imensa Pena pela sua Situação, e Espero Imenso que Consiga Recuperar os seus Documentos Importantes

Para Suporte, poderá Contactar o MEO Cloud Preenchendo o Formulário de Contacto MEO Cloud >, ou até Contratar o Apoio ao Cliente através das Linhas de Apoio MEO >

• Novo Membro
  • January 25, 2026

Eu não consigo aceder à minha conta. Como resolveram esse problema?

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • January 25, 2026

Olá ​@pfalmeida 

Está a aceder por onde? Qual é o erro?

• Novo Membro
  • January 25, 2026

Olá ​@pfalmeida 

Está a aceder por onde? Qual é o erro?

Estava a tentar aceder pela página web e como não consegui encontrar uma forma de entrar, fiz o download da aplicação e quando tento conectar-me à conta, ela redireciona para a página web, onde não consigo fazer login.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • January 25, 2026

Olá ​@pfalmeida 

Acedendo à página do serviço MEO Cloud (meocloud.pt) aparece um botão onde diz "ENTRAR". Se não aparecer, clique neste link para fazer o login diretamente.

Forum|alt.badge.img
  • Visitante Sénior
  • January 26, 2026

Bom Dia

Os referidos contratos encontra-se em período de fidelização os clientes foram informado(a) por email da cessação unilateral de um dos serviços incluídos no pacote contratado o MEO Cloud. Esta alteração não foi solicitada pelos clientes nem resulta de qualquer incumprimento da parte dos clientes,

E é um serviço fundamental para os clientes por com a descontinuidade desse serviço vão ter encargos extra para encontrar um serviço idêntico para cumprir a função deste serviço prestado até à data pela MEO.

Nos termos da legislação aplicável e das condições contratuais acordadas, a alteração ou cessação unilateral de parte do serviço contratado configura incumprimento contratual, especialmente considerando a existência de um período de fidelização ainda em curso.

Nos contratos celebrados com a MEO no ponto 20 tem a seguinte redação:

"20. ALTERAÇÃO DAS CONDIÇÕES CONTRATUAIS E CESSAÇÃO DA OFERTA

20.1. A MEO poderá alterar as presentes Condições Gerais, bem como as Condições Específicas aplicáveis a cada serviço.

20.2. Caso a MEO promova uma alteração das condições contratuais indicadas no n.º 6 do artigo 120.º da Lei n.º 16/2022, de 16 de agosto, na sua redação atual, o cliente terá o direito de resolver o contrato sem incorrer em quaisquer custos, que não os relacionados com a utilização do serviço até à data da resolução, salvo quando as alterações:

a) Sejam propostas exclusivamente em benefício do cliente;

b) Não tenham efeito negativo no cliente, nomeadamente as alterações que sejam de caráter puramente administrativo ou relacionadas com o endereço da MEO; ou

c) Decorram diretamente da aplicação de ato legislativo, nacional ou da União Europeia, ou de ato ou regulamento da ANACOM."

Uma vez que serviço MEO Cloud vai ser descontinuado no dia 15 de Março de 2026 e o motivo não se enquadra nas alíneas a) b) e c) do ponto 20. Não foi dada nenhuma alternativa ou compensação em desconto na mensalidade! 

Assim, caso, não exista a reposição integral do serviço contratado nas condições inicialmente acordadas. Em alternativa, caso tal não seja possível, reserva-se  ao cliente o direito de resolver o contrato sem qualquer penalização, por justa causa. Solicitando o cancelamento do contrato no primeiro dia após o serviço MEO CLOUD seja descontinuado por parte da MEO.

Deixo aqui esta visão para refletirem sobre os vossos direitos em quanto clientes MEO.