Resolvido

apple tv - voiceover

  • 4 August 2020
  • 4 respostas
  • 95 visualizações

Crachá

Boa tarde.

Alguém tem experiência sobre o funcionamento de audiodescrição na Apple TV? Estou a ponderar adquirir o equipamento para a minha esposa por dificuldade visual acentuada mas tenho dúvidas sobre a funcionalidade relativamente ao funcionamento com o voiceover e a audiodescrição na legendagem. Se alguém tiver conhecimento prático agradeço desde já a possível ajuda.

icon

Solução por Andre_MEO 4 August 2020, 16:00

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

4 respostas

Reputação 7
Crachá +21

Olá @Joze.d 

 

À semelhança dos equipamentos móveis IOS (apple e Ipad) o software da Apple TV tem capacidade de voiceover . Por acaso já tinha testado e funciona relativamente bem. Tem opção para vozes e inclusive brailer (essa parte não sei bem como funciona). 

apesar de ter idioma PT alguns poucos nomes ou expressões pode parecer com pronúncia estranha (mas dá para compreender). 

Fiz um pequeno vídeo demonstrativo - 

 

Reputação 7
Crachá +21

nota: quiçá relevante. As legendas, por exemplo, de canais estrangeiros como AXN como são embutidas pelo próprio canal a Apple TV não tem como ler, nesse sentido esses canais só pelo audio na língua nativa do conteúdo.

no teste que fiz por exemplo Netflix os conteúdos como tem legendas à parte da stream do conteúdo. Esse sim é lido pelo voiceover. 

 

Crachá

Boa tarde. Obg desde já pela resposta.

Verifico então que a anunciada audiodescrição, seja filme ou outro tipo de programa, afinal não é de funcionamento geral visto não ler qualquer programa com legendas em português (como AXN). Talvez só funcione bem nas legendas dos canais portugueses e da Netflix que não tenho.

Não me parece justificar o investimento por ser muito limitada. 

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +21

A situação ocorre pelo motivo que tentei explicar acima. Os canais já enviam a legendagem embutida no vídeo. Infelizmente não existe tecnologia para legendagem já embutida no video, sendo que a solução só poderá passar por rever a situação junto com os canais.

é uma questão pertinente. de facto.

A netflix funciona com legendas porque o vídeo/áudio são separado na origem (como eles são detentores dos direitos de retransmissão eles fazer isso já nativamente) das legendas em diferente idiomas (a netflix foi só um exemplo hipotético).