Skip to main content
Solução

Ajuda com alegada divida antiga que bloqueia aquisão a prestações de produtos

• September 22, 2025
  • 4 respostas
  • 118 visualizações

Olá a todos,

Preciso da vossa ajuda para esclarecer uma situação complicada com a MEO.

Há cerca de 15 anos, comprei um serviço de internet móvel para usar em casa, mas infelizmente não havia cobertura de rede suficiente na minha zona. Por isso, cancelei o serviço e devolvi todos os equipamentos numa loja da MEO e mencionei que queria cancelar por inexistência de cobertura. 

Neste momento, tenho um plano pós-pago desde 2024 e tentei adquirir um produto a prestações. Ao tentar fazer a compra, fui barrado e nem sabia o porquê. Tentei ir à procura do motivo e fui informado de que tenho uma dívida em aberto referente a esse serviço antigo, o que me impede de usar esta opção. Quero deixar claro que:

1. Nunca usufruí do serviço porque não havia rede.
  2. Cancelei o contrato e devolvi o equipamento.
  3. Atualmente, tenho um serviço pós-pago ativo com a MEO desde 2024 e nunca falhei qualquer pagamento.
  4. O mais grave é que estou a ser impedido de efetuar uma compra atual por causa de um suposto valor por regularizar de um serviço que nem sequer usufruí, o que considero totalmente injusto.

Além disso, já se passaram mais de 15 anos, pelo que qualquer eventual dívida estaria prescrita, seja pelos prazos da Lei das Comunicações Eletrónicas ou pelo Código Civil.

Resumindo, parece-me que existe um registo indevido que está a prejudicar-me atualmente, e gostaria de saber se alguém já passou por situação semelhante ou se consegue dar algum conselho sobre como resolver isto rapidamente com a MEO.

Agradeço qualquer ajuda ou orientação!

Solução por Ricardo27

Pormenores tem que esclarecer com o apoio ao cliente da MEO. Aqui ninguém tem acesso ao sistema da MEO, pelo que ninguém tem informações sobre o processo em causa.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

4 respostas

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • September 22, 2025

A divida não prescreve. O que prescreve é o direito de a cobrar judicialmente.

No entanto podem-lhe negar certos serviços, neste caso, compra a prestações, enquanto a mesma não for saldada.

Uma das condições para ser elegível para comprar a prestações é:

"Não pode ter dívidas: 
i) em aberto com empresas do grupo PT; 
ii) registadas noutros operadores de telecomunicações." 

• Autor
  • Principiante
  • September 23, 2025

Obrigado pelo comentário.

Mas como é que posso ter uma dívida se nem sequer usufruí do serviço?

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • Solução
  • September 23, 2025

Pormenores tem que esclarecer com o apoio ao cliente da MEO. Aqui ninguém tem acesso ao sistema da MEO, pelo que ninguém tem informações sobre o processo em causa.

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • September 24, 2025

boas

existia um contrato...e pelo menos até descobrir que não tinha cobertura o serviço estava ativo...logo deve haver alguma coisa para pagar...