Skip to main content

Para MEO manager

• September 10, 2026
  • 12 respostas
  • 123 visualizações

Forum|alt.badge.img

Boa tarde,

Fui cliente da MEO e solicitei o cancelamento do contrato. No dia 2 de julho, devolvi todo o equipamento, o que foi devidamente documentado por um funcionário da empresa: o respetivo documento foi impresso, assinado e a devolução ficou igualmente registada na base de dados da empresa.

Após a devolução do equipamento, recebi uma fatura correspondente à totalidade do mês de julho, incluindo o valor integral do pacote de serviços.

Uma vez que a prestação dos serviços cessou imediatamente após a devolução do equipamento, a cobrança do valor integral do pacote de serviços referente ao mês de julho é legalmente injustificada.

Nesta fase, proponho que seja efetuado um recálculo do valor referente ao mês de julho. Após esse recálculo, procederei ao pagamento do valor que efetivamente se encontre em dívida, nomeadamente o montante referente ao mês de junho e a eventual penalização aplicável pelo cancelamento antecipado do contrato.

Caso contrário, teremos de nos encontrar em tribunal.

E estejam certos de que, nesse caso, todo o processo será acompanhado por um jornalista profissional, com o objetivo de dar conhecimento público do caso e das suas circunstâncias, informando a opinião pública sobre esta situação e sobre a forma como uma grande empresa conhecida em Portugal trata os seus clientes, cobrando valores por serviços que, na realidade, não foram prestados.

Aguardo a vossa resposta e a regularização da situação.

12 respostas

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • September 10, 2026

Aqui somos clientes, não é, de todo, possível tratar esse tipo de assuntos aqui pelo fórum.

Tem que ver com o apoio ao cliente. Só lá têm acesso a todos os dados para verificarem a situação.

Mas é habitual haver uma última fatura de acertos. 

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • September 11, 2026

Espero que isto chame a atenção da direção da MEO, que neste momento está a tentar envolver uma empresa de cobrança no meu processo, que constitui uma verdadeira fraude por parte da MEO: exigir o pagamento por serviços que nunca foram prestados.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 11, 2026

Olá ​@Denys Ch 

Como foi dito aqui no Fórum não é possível tratar destes assuntos. Por aqui a situação não chegará ao MEO.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • September 11, 2026

Obrigado, Ana, mas a sua resposta não influencia as minhas intenções nem resolve o meu problema.

É impossível contactar a direção para resolver o meu problema. Recebo respostas automáticas.

Aparentemente, a MEO está disposta a ir até ao fim, mesmo quando estamos a falar de uma diferença de cerca de 30 euros, à qual me refiro. Mesmo que as perdas reputacionais sejam várias vezes superiores a esse valor.

Mas, para mim, fazer justiça tornou-se uma questão de princípio.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Denys Ch

Mas Qual foi o Dia Marcado para a Cessão do seu Contrato com a MEO?

Deverá Notar que após Solicitar e Pedir o Cancelamento do seu Serviço, o Mesmo Ainda Ficará Ativo e a Funcionar Normalmente, Não Sendo Cancelado de Imediato!

O Dia de Cancelamento será Apenas no Indicado, e Informado, pela MEO (Normalmente por Carta), e que Poderá Chegar a ser até 30 Dias após o Pedido. Só Nesse Dia é que o Mesmo Irá Terminar Realmente, e Deixar de Funcionar Totalmente.

Você indicou "Uma vez que a prestação dos serviços cessou imediatamente após a devolução do equipamento", Mas o Processo Não é assim que Funciona... A Devolução dos Equipamentos Não Cancela o Contrato Imediatamente. Além que até Deve Apenas ser Efetuada nos 30 Dias Já Após o Cancelamento.

O Serviço Continuará Sempre em Funcionamento e a Ser Cobrado até a Data de Cessão Marcado, Mesmo que já o Tenha Desligado e Não Esteja a Usufruir Mais do Mesmo.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • September 12, 2026

Ou seja, depois da devolução do equipamento e da emissão de um documento oficial que comprove essa devolução, a cobrança pelos serviços continuará a ser efetuada. É isso mesmo?

Nesse caso, isto é pura e simplesmente uma fraude, com a qual não estou disposto a compactuar, e vou até ao fim para defender a minha posição e fazer valer os meus direitos.

Tenho a certeza de que não sou o primeiro nem o último a deparar-me com uma situação destas...

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá Novamente ​@Denys Ch 

Para Entender e Esclarecer Melhor a Situação, peço que Responda as Questões...

Qual Afinal era o Dia Oficial para a Cessão do seu Contrato, Marcado pela MEO?

Foi Antes ou Depois do Dia em que Efetuou Devolução dos seus Equipamentos, Dia 2 de Julho? Ou não sabe?

Se Reparar nos Detalhes da Última Fatura, Indica que está a ser Cobrado Qual Período de Tempo? Até Qual Dia?

Já Contactou o Apoio ao Cliente através das Linhas de Apoio MEO > de Modo a Reportar a Situação?

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • September 12, 2026

No dia 22/05, o meu número de telemóvel foi transferido para a NOS. Nesse mesmo dia, recolhi o equipamento e levei-o a um balcão da MEO, informando da minha intenção de rescindir o contrato. Foi-me então dito que não podia entregar o equipamento e que deveria aguardar o contacto de um operador.

Houve duas chamadas do apoio ao cliente da MEO, nas quais me foram propostas melhores condições e fui alertado para a existência de uma penalização, cujo pagamento aceitei e continuo a aceitar.

Na base de dados da MEO está registada apenas a segunda chamada.

Levei o equipamento várias vezes para o devolver, mas este só me foi aceite no dia 02/07, após o que a MEO me exige o pagamento referente à totalidade do mês de julho.

Este facto contraria os direitos do consumidor: não sou obrigado a pagar por um serviço que não me foi prestado, nomeadamente os serviços de televisão, comunicações móveis e internet, no período de 02/07 a 31/07.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá Novamente ​@Denys Ch 

De Facto, a Devolução dos Equipamentos só é Aceite Normalmente Após o Cancelamento Total do Serviço.

Ou Seja, se no Dia 02/07, Acabaram por Aceitar Finalmente os Mesmos, Podemos Concluir que o Serviço foi Cancelado Nesse Mesmo Dia que Indica (ou até Antes). E se Realmente o Serviço Já Estava Cancelado, Não Deveria de Todo, ter Existido Cobranças Após essa Dia...

Essa Última Fatura que Recebeu de Julho, Não Será Referente Apenas aos Últimos Dias de Junho (Acertos Finais)? Como até Também Referente a Penalização pela Cessão Antecipada?

Verificando nos Detalhes (na Segunda Página), dessa Fatura, ao que se Refere a Mesma? Está Indicada a Cobrança da Mensalidade do Pacote, no Período de Julho e após o Dia 02/07?

Após Receber essa Fatura Acabou por Já Contactar o Apoio ao Cliente ou ir a uma Loja, a Esclarecer a Mesma? Qual foi a Resposta dos Assistentes?

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • September 12, 2026

Naturalmente, analisei detalhadamente a fatura que me foi enviada e, de facto, nela consta o pagamento da penalização por rescisão antecipada do contrato, com o qual concordo plenamente, o pagamento do mês de junho, com o qual também concordo plenamente, e o pagamento integral do mês de julho, com o qual discordo categoricamente, uma vez que, no dia 2 de julho, já tinha devolvido o equipamento e, na prática, já não podia usufruir dos serviços da MEO.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • September 12, 2026

É claro que me dirigi várias vezes aos escritórios da MEO, pedindo ajuda, mas o meu problema nunca foi resolvido.

Em contrapartida, recebo regularmente e-mails e mensagens da empresa de cobrança Intrum com ameaças no caso de não pagamento do valor total.

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • September 12, 2026

Boas

o problema é que não foi confirmado o periodo de faturação, e o mesmo não pará mesmo após a entrega dos equipamentos…

No entanto o pagamento de Julho, é referente ao mês anterior dentro do periodo de faturação que creio que eseja normalmente entre dia 11 a 10, e a fatura normalmente emitida a 19/20 desse mês…

Ou seja, rescisão a dia 2, paga até dia 10 desse mês referente ao mês anterior...não creio que exista nada de errado, somenta uma má explicação de como os periodos de faturação são feitos.