Skip to main content
Pergunta

WiFi velocidade download reduzida (mas não a de upload)

• July 25, 2026
  • 10 respostas
  • 91 visualizações

Forum|alt.badge.img+5
  • Dinamizador

Viva. Fiz teste velocidade nos vários equipamentos cá de casa a varias distâncias do router e concluo que algo de anormal se passa no meu MediaAccess TG789vac v2.

Com cabo a velocidade de download e upload estão dentro do razoável. ~800Mbps e ~400Mbps. Quando com wifi o upload é semelhante ~400Mbps mas o download e ~200 Mbps.

Alguém já teve algo parecido ou sabe como proceder?

Obrigado

10 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Jx 

O Seu Atual Router (MediaAccess TG789vac v2) já é Antigo e Obsoleto, Sendo Normal Não Conseguir Fornecer a Velocidade Contratada através de Wi-Fi 

Suguiro que Contacte o Apoio Técnico através das Linhas de Apoio MEO >, e Reporte que o seu Atual Router é Antigo e Não Consegue Fornecer a Velocidade Contratada por Wi-Fi

Peça Assim a Substituição para um Novo FiberGateway Wi-Fi 6 que Fornece Melhor Performance, Qualidade, e Consegue Entregar a Velocidade Contratada tanto por Ethernet, como por Wi-Fi (Notando que por Wi-Fi, a Velocidade Poderá Sempre Depender, e ser Mais Limitada, por Diversos Fatores)

O FiberGateway é um Equipamento 2 em 1, que Substitui tanto o seu Atual Router, como o seu Atual ONT.

Forum|alt.badge.img+5
  • Autor
  • Dinamizador
  • July 25, 2026

Olá ​@Jx 

O Seu Atual Router (MediaAccess TG789vac v2) já é Antigo e Obsoleto, Sendo Normal Não Conseguir Fornecer a Velocidade Contratada através de Wi-Fi 

Suguiro que Contacte o Apoio Técnico através das Linhas de Apoio MEO >, e Reporte que o seu Atual Router é Antigo e Não Consegue Fornecer a Velocidade Contratada por Wi-Fi

Peça Assim a Substituição para um Novo FiberGateway Wi-Fi 6 que Fornece Melhor Performance, Qualidade, e Consegue Entregar a Velocidade Contratada tanto por Ethernet, como por Wi-Fi (Notando que por Wi-Fi, a Velocidade Poderá Sempre Depender, e ser Mais Limitada, por Diversos Fatores)

O FiberGateway é um Equipamento 2 em 1, que Substitui tanto o seu Atual Router, como o seu Atual ONT.

Este foi trocado pela meo em 13 de março deste ano. O anterior se não me falha a memória nem wifi 5G tinha.

É indiferente a quanto tempo foi trocado? Essa operação pode ter custos ou arriscar piorar a cobertura/velocidade?

O mais estranho é ter upload 400Mbps por wifi, dá ideia que algo está artificialmente a limitar o download a metade da capacidade mesmo deste velho router.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • July 25, 2026

Olá ​@Jx 

Esse router é obsoleto, trocando para um Fibergateway vai haver diferenças notáveis na qualidade. Contacte o Apoio Técnico como o ​@Rafa_UserFiberMEO sugeriu para tentar obter troca gratuita.

Forum|alt.badge.img+5
  • Autor
  • Dinamizador
  • July 25, 2026

Nao é mais prático pedido na área de cliente, odeio ficar mais de 5 minutos à espera.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • July 25, 2026

Olá ​@Jx 

Pode criar também um pedido por escrito no my MEO > no entanto o mais provável é ser encaminhado para o Assistente Digital que não lhe deverá conseguir ajudar nesta situação. Pode tentar meter outro assunto que depois deverá ser encaminhado mas o melhor talvez seja mesmo contactar o Apoio Técnico 16209 (consulte o tarifário).

Forum|alt.badge.img+5
  • Autor
  • Dinamizador
  • July 26, 2026

Já veio trocar por um FiberGateway GR241AG.  Mas algo não correu bem. Velocidade agora é 10 vezes mais lenta com o mesmo problema inicial, 20Mbps download e 40Mbps upload.

A tv ligada em cabo coaxial a imagem é quase só chuvisco/estática. Aparentemente o telefone fixo foi a única coisa que ficou igual.

Meu deus.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá Novamente ​@Jx 

Foi um Técnico a sua Casa a Efetuar a Alteração? Ou foi Auto-Instalação? O FiberGateway está Insatalado na Vertical ou na Horizontal?

Essa é a Velocidade Máxima que Consegue Obter por Wi-Fi, Certo? E Qual é a Velocidade que Está a Conseguir por Ethernet?

A Troca, que Estava a Sugerir, era para o FiberGateway Wi-Fi 6 (GR141IG ou GR141DG) que é Mais Recente, tem uma Melhor Performance, Qualidade e Premite Entregar a Velocidade Contratada (1Gbps) por Wi-Fi. 

Esse FiberGateway (GR241AG) que lhe Instalaram Também Não é Mau, Mas é Apenas Wi-Fi 5, Não Conseguindo por Isso Fornecer a Velocidade Contratada por Wi-Fi, sendo Limitado como o que Tinha Antes.... De Qualquer Modo Deveria Conseguir Obter Mais Velocidade do que essa...

Quanto a sua TV Ligada por Coaxial, Verificou se os Cabos estão Bem Encaixado ou Enroscados? Já Experimentou Reiniciar o FiberGateway e Efetuar uma Nova Pesquisa de Canais? A Baixa Qualidade Acontece em Todos os Canais? Apanha Apenas 30 Canais (Analógicos), ou Apanha Todos os Canais RF Digital? 

Forum|alt.badge.img+5
  • Autor
  • Dinamizador
  • July 26, 2026

Foi um "técnico" que afinal era um estafeta. Fez asneira, como não há fácil acesso à tomada eléctrica, que está atrás de uma besta de móvel, ligou o transformador do antigo equipamento que era só fibra ao novo FiberGateway. Parecia estar funcionar, metia teste velocidade a correr e o wifi ia a abaixo, Atrofiou tudo, sorte aparentemente não ter ficado danificado. Já tenho 600Mbps down e os mesmos 400Mbps upload na sala. Mas o router que estava a mais de dois metro do equipamento da fibra, o router mudou de sitio para perto da entrada de fibra, e assim a cobertura na casa fica desequilibrada, o vizinho tem melhor sinal que eu no meu posto de trabalho em casa. Depois de muito sofrer, parece que a minha mulher vai beneficiar enquanto trabalha, e eu tenho de a ir visitar a sala quando tiver descarregar coisas…

Do tv coaxial já ficou agendado para terça virem arranjar.

Forum|alt.badge.img+5
  • Autor
  • Dinamizador
  • July 26, 2026

FiberGateway instalado vertical. Issue era com wifi, Por cabo ficou melhor 950/400.

Não apanha canais digitais nenhuns na tv. Obrigado pela atenção e intenção de ajudar 

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • July 26, 2026

Olá ​@Jx 

Nos canais sem MEO Box já verificou se está tudo bem configurado, nomeadamente definido como Air/Antena? 

Acerca do transformador, tem de ser o que vem com o router não é suposto utilizar outro.

A velocidade não melhorou por WiFi? Está ligado à 5Ghz para maior velocidade? Saiba também que agora pode fazer a gestão da sua rede WiFi pela app MEO Home (ou ainda pela MEO Smart WiFi que está a ser descontinuada).