Pergunta

WiFi com quebras constantes, trocamos router 4x e continua igual?

  • 16 February 2024
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  • Dinamizador Júnior
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Instalei a M4O há 2 meses ±

Desde o primeiro dia tenho este problema.

Estou disposto a pagar a quem me consegue resolver isto, para verem o meu desespero.

 

O PROBLEMA:

-Técnico demorou 3h a instalar tudo, ligando e desligando e repondo definições do router, justificando que sistema dele mostrava que o router não estava ligado a nada (nem por lan nem wifi, e estava ligado) tirou esse router e por indicações de assistência trocou, 2h depois quebras

-TV Samsung, 3 Iphones, 1 MacBook e a BOX da MEO em questão de segundos conectam-se e desconectam-se sozinhos do router, as vezes isso prolonga-se 10/20 min, outras vezes uma hora, e outras vezes dias seguidos.

-Router responde a tentativas de conexões palavra pass errada,  equipamentos pre guardam a pass, basta fechar a janela, e voltar a tentar ligar se a rede manualmente que já entra, e volta a desconectar-se.

Rede MEO-CASA (principal) esta com estas quebras, crio MEO-GUEST (na MEO Smart WiFi App) funciona tudo bem. As vezes as duas estão com quebras simultaneamente.

-Rede MEO-CASA as vezes troca repentinamente de nome sozinha para “en02” ou “en01” ou “en03” e de seguida em segundos volta a chamar-se MEO-CASA

-Testes de velocidade mostram wifi estável oscilando apenas 2/3mb geralmente a volta dos 510, nos dias e horas de quebras isso não acontece: (Nessas horas velocidade de download e upload oscila de 30 para 500 megas a cada teste)

  • Por cabo tudo funciona na perfeição.

 

EU E EQUIPA DA MEO TENTAMOS:

Trocar router 4 vezes(Junto com a alimentação do mesmo).

  • Ficava bem, 1/5 dias e voltava ao mesmo.

Trocamos configurações que assistência tecnica da MEO achou por bem

  • Tal se trocam configurações tal as quebras trocam de aparencia (ou quebra e não vota a conectar se sozinho, ou quebra e conecta-se sozinho varias vezes durante longos períodos, ou diz pass incorreta e depois com mesma pass conecta-se, ou tudo ao mesmo tempo, etc..)

Reiniciar e repor tudo

  • As vezes ajudou não ter quebras meio dia, outras nem 5 min depois tamos igual.

Vieram 9 vezes técnicos cá a casa

  • Medem sinal e esta tudo bem.
  • Vão ao PDO colocaram meu cabo do porto 12 para 21 (técnico que instalou instalou meu cabo no porto diferente).
  • Vão ao PDO e corrigem meu cabo 21 que estava ligado ao 22 para 21.
  • Dão puxada de fibra nova da caixa de fibra do corredor até ao router (não deram cabo novo do PDO a caixa do corredor, dizendo que ta tudo ok)
  • Trocaram router de lugar para uma posição central e ventilada de casa, continua igual
  • Um dos técnicos disse que havia um erro de comunicação entre ONT e ONL, disse que repararam nas configurações, funcionou 1 dia e depois igual.
  • Ultimo técnico que veio, calhou apanhar as quebras e te-las no seu computador e no seu telemóvel, trocou router de 6a geração para a 5a geração, dois dias depois ta igual.
  • Ultimo técnico também reparou que por mais que trocavam meu router, deixavam sempre o mesmo ACESS ID, trocou o mesmo, dois dias depois ta igual.

Recebi resposta da meo, recusando-se a intervir mais: “confirmamos os esclarecimentos já prestados telefonicamente e pela equipa técnica no local, confirmando que o serviço MEO, se encontra a ser prestado em conformidade.”

Continuando com as quebras eu pessoalmente já tentei:

  • Depois de trocarem de router, ligar só um equipamento de cada vez e usar 2 dias cada um, resultado foi que quebrou com todos equipamentos. 
  • Todos equipamentos só tem esse problema ca em casa, nesta rede.
  • Telemóvel da empregada que conecta-se a rede de casa só uma vez por semana sofre igual.
  • A TV foi substituida por uma nova, a antiga foi para casa do meu pai e lá com outra operadora funciona bem, em minha casa desconectava e conectava constantemente, a nova cá de casa esta com quebras iguais a antiga. 
  • Os iPhones tem menos de 6 meses (os três), ligados a rede da meo funcionam com quebras, fora e ligados a outras redes ta tudo a funcionar bem, telemóvel que partilha internet por wifi funciona e partilha e recebe bem, tanto para outros telemóveis como para tv.
  • A playstation 5 e nintendo, raramente estão desligadas mas quando ligamos, não são excepção, quando levo a nintendo para fora em outros lados não sofre de quebras. 
  • Liguei Hotspot de outra rede a partilhar internet por wifi ao Macbook e iPhone, enquanto o FiberGateway estava ligado a iPhone e Tablet Android e quebrava  - Separamos nos dois equipamentos as redes testamos o mesmo em 2,4ghz e em 5ghz, continuou igual… FiberGateway desconecta-se de tudo e volta a conectar-se a tudo e assim sucessivamente, enquanto ao lado outro aparelho que partilha rede na mesma frequência funciona em conformidade.
  • Pedi resposta oficial de todos os vizinhos pelo condominio para responderem se alguém sofre de quebras de wifi, ninguém se pronunciou já lá vai um mês, falei com vizinhos diretos, ninguém tem mesmo problema e todos tem operadora diferente.
  • Não tenho mais equipamentos em casa, não tenho microondas, e não tenho lampadas led que possam fazer interferencia como foi me respondido pelo backoffice da assistencia da MEO.
  • Todas estas quebras também acontecem na BOX da MEO ligada por wifi enquanto todos outros equipamentos estão desligados (desligados mesmo e este teste foi feito com outra  tv que não é smart tv)

 

Depois de verem o problema e verem o que já tentou-se fazer, alguém sabe a solução?

 


135 respostas

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boas

 

telefona e desliga o router...não vão poder dizer que o serviço funciona a fazer testes...

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Ao clicar no botão INFO, quais luzes é que ficam acesas? 
Verifique também o sinal ótico através do 192.168.1.254.

Aparecem todas ligadas Ana. 
como se verifica o sinal ótico nesse link? 

Ao entrar com a pass/user meo no lado direito tem um menu, e onde diz “WAN” por baixo mostra a potencia RX CATV, ótica RX e ótica TX.

Eu faria isso com todo o gosto se o router se mantivesse conectado a algum equipamento o tempo suficiente para fazer isso...

É possível entrar no gui do router em menos de 5 minutos,  não leva muito tempo

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Nos iPhone tive o mesmo problema de ficar sem Wi-Fi, por aqui fiz reset ao router e faço uma vez por mês e resolveu .

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Tem mais algum router além do da meo ?

O Mac também ia abaixo .

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Tem que ser rápido , tenho que ir fazer ó ó 😂

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Se não tiver a App instale , vai ao símbolo Wi-Fi- definições - 5g- canal mude para 120 - frequência 80hz -guardar.

Pode ser que resolva .

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Siga os passos que lhe disse acima , se o apoio não sabe o que é rede primária tá td fdd, enfim.

Mas por hoje tenho que ir dormir , faça o que está acima , daqui a umas horas volto acompanhar.

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Se só tem a opção 160 tem que ir à frequência e alterpara 80mhz

Tem que fazer sempre guardar e o gato a dar a patinha .

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Mas tem que ter mais canais além do 160 , montes deles , faça scroll

O ideal é entrar no router e ir às definições que lá estão e ver 

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Isso que fala é frequência, canal diz mesmo canal , vá onde diz canal e altere por exemplo para o 120

A potência é sempre 100%

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Isso , agora vai ter que aguardar que a rede estabilize com tantas mudanças.

Se esse canal não resolver vá tentando em outros , no router da para ver a vizinhança, e ver qual o canal mais lotado .

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Entrar no router por browser 

192.168.1.254

user meo

pass meo 

se for o fg 5

 

se for o 6 user nome da rede pass da rede

clicar do lado esquerdo no símbolo Wi-Fi e vai abrir o menu e lá aparece vizinhança e abrir e ver .

Ah , para não perder tempo tem a rede primária ligada 

 

 

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Mas não quer resolver o seu problema?
Então, por ora e agora, esqueça o serviço técnico da MEO.
O TV e Box, também falham?
Tente o TV/Box e o PC  só com ethernet, sem quaisquer Wi-Fi`s! Desligue tudo que emita radiações Wi-Fi.
Teste durante um dia ou tempo necessário para poder concluir.
Nota: Não tente adivinhar. Engenharia não utiliza adivinhos, mas sim dados.
Se os defeitos (interrupções) se mantiverem e tiver paciência, teste só a TV/box e com o PC desligado.
Se os defeitos se mantiverem, o problema só pode estar ou no router ou na fibra óptica.
Como já lhe substituíram o router mais que uma vez, suspeito que o problema não esteja no router, já que os sintomas (defeitos) são iguais ou similares. Não acredito que diferentes routers tenham identicos defeitos, por isso suspeite da fibra, embora muito invulgar pode acontecer: maus contactos nas ligações mecânicas ou na fusão, ou mesmo nas reflexões por desadaptação de impedâncias e pode haver ondas reflectidas, mas neste caso seriam sintomas mais coordenados e repetitivos com intervalos idênticos entre os defeitos.
Nestas condições, como não vai convencer a MEO a rever a fibra óptica, pense no que já aconselhei; Leve o router (e a MEO Box) a outro lugar geográfico diferente do seu e depois dos resultados decida.
Se o router se portar bem, sem interrupções,, então tem fortes razões para suspeitar da instalação da fibra óptica.
Se estes testes sem Wi-Fi forem positivos, ou seja, as anomalias desaparecem, prossiga os testes agora com Wi-Fi, mas só com 2,4 Ghz e em primeiro lugar só com o PC (ligação wireless) e vá adicionando os telemóveis um a um sempre com cada teste, com tempo e intervalos para poder concluir (e não adivinhar!).
Tudo acima é complicado por ter de  ter paciência, mas acima de tudo, método e lógica nas decisões e conclusões.
Boa sorte e um abraço.

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@DMKH14 o reset é feito a pressionar o botão durante 10 segundos, não é só tocar no botão.

Desligue tudo como disse o @NeoPayne e só liga um e testa , liga outro e testa , vai requerer tempo , não ligue o segundao de imediato, aguarde e teste , e por aí fora , até perceber qual está a empancar a rede .

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boas

 

começas o despiste com apagar a rede wifi em todos os dispositivos...reset ao router...neste momento nenhum equipamento esta ligado ao wifi….acrescentas um equipamento de cada vez ao wifi, adicionas e usas um pouco...acrescentas outro e vais testando...vai haver 1 ou mais que vai começar a dar problemas no wifi…

 

supondo que seja um pc, tens de passar um programa anti virus ou limpar o spyware que tenha…

 

tenho quase a certeza que poderá ser esse o problema...depois de tantos routers trocados...

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Ainda há uns tempos houve aqui um caso idêntico, e era uma mi box a fazer isso , o que também não deixa de ser estranho, mas era isso .

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Ainda há uns tempos houve aqui um caso idêntico, e era uma mi box a fazer isso , o que também não deixa de ser estranho, mas era isso .

Isso não é a box oficial da Meo? 

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Tem aí consumos que nem é bom 

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Mas espere lá , você tem os equipamentos todos ligados à rede guest, na App desative a rede guest e ligue se à principal.

Está aí a solução do seu problema 🤦‍♂️

A rede guest só funciona em 2.4 é claro que com vários equipamentos ligados , puff 

 

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Desative na App a rede guest e ligue os aparelhos à rede principal 

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boas

 

ok...vamos ver de outra maneira...um bocado fora da caixa...já apanhei casos completamente fora de normal…

 

onde esta o router concretamente?

existem luzes de baixo consumo na mesma divisão? daquelas com um circuito entre a lampada e o casquilho?

as quedas de wifi, acontecem mais à noite ou durante o dia?

 

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Então se só agora retomou o nome de rede do router, só o último reset foi bem feito .

10 segundos a pressionar com um palito , já disse isso mais de 100 vezes .

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Pode alterar e colocar a do router 

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Lembro-me de haver um user a queixar-se com problemas no fibergateway, trocou o cabo de alimentação por um da mauser e ficou sem problemas. Mas não acho que seja isso.

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