Skip to main content
Pergunta

Velocidade de Internet ainda instável após renovação do contrato

• May 29, 2026
  • 5 respostas
  • 38 visualizações

Forum|alt.badge.img+2

Bom dia,

No passado dia 27 renovei o meu contrato com a MEO em que pedi para passar a ter 1GB de internet fixa (via fibra) vindo de um pacote com 500MB. Hoje ao fazer o speedtest já reparei que houve um aumento mas ainda a rondar os 600-700MB mas com altos e baixos na velocidade.

Respondendo ás perguntas de despiste, não estou longe do router, aliás agora tenho o Fibergateaway em modo bridge e uso um TP-LINK AX53 como o router que distribui a net por WIFI e este router tem WIFI 6.

A minha questão é se tenho que aguardar até 5 dias como foi-me descrito para ter a net contratada ou tenho que ligar para o apoio tecnico? E sim eu sei que nao vou ter a velocidade teórica contratada, mas devia ter no minimo 800MB de Download.

Obrigado,

5 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Portugalcoms 

A Atualização para os 1Gbps poderá demorar até 5 Dias Úteis, pelo que poderá ser Normal ainda não ter a Velocidade em 1Gbps

Verifique Qual é a Velocidade que já lhe Aparece como Contratada no seu my MEO indo em "Serviços" > e Selecione a sua Net Fixa

Forum|alt.badge.img+4
  • Observador
  • May 29, 2026

Para fazer o teste de débito tem que se ligar por cabo que suporte 1G e não por WiFi.

Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • May 29, 2026

Para fazer o teste de débito tem que se ligar por cabo que suporte 1G e não por WiFi.

Boa tarde eu sei, mas o que me interessava era ver se já tinha velocidades a rondar pelo menos os 800MB por wifi. Eu sei que por cabo ligado diretamente ao router tenho a velocidade total.
Vou aguardar como já foi comentado.

Forum|alt.badge.img+2
  • Estagiário Júnior
  • May 29, 2026

Boa tarde, ​@Portugalcoms ,

Se já aufere velocidades de 600 a 700 Mbps significa que, muito provavelmente, já terá sido realizado o upgrade para 1Gbps, que aparecerá também na área de cliente.

Eu também tenho 1Gbps contratado e ao fazer teste num iPhone 16 agora mesmo consegui velocidades de “apenas” 560Mbps de download e 410Mbps de upload. Normalmente, e em alturas menos congestionadas em minha casa e na rede, consigo mais de 800Mbps de download, mas não sempre.

A velocidade, no meu caso e provavelmente também no seu, estará a ser influenciada pelos múltiplos fatores habituais: distância do router, número de dispositivos ligados e o consumo desses dispositivos, se a rede de fibra na zona está “sobrecarregada” ou não, etc.

Apesar dos valores que auferi no telemóvel, fazendo agora um teste num computador, por cabo, consegui 935Mbps de download e 424Mbps de upload.

Com certeza, e se tudo estiver bem, o seu caso não será muito diferente.

Se sentir muitas discrepâncias após os 5 dias úteis é contactar o apoio técnico para eles avaliarem a situação.

Cumprimentos.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 29, 2026

Olá ​@Portugalcoms 

Se por cabo tem a velocidade contratada não há nenhum problema. Os débitos na rede WiFi são influenciados por vários fatores.