Skip to main content

Velocidade de Internet abaixo do contratado e pedido de substituição do router

• July 27, 2026
  • 5 respostas
  • 75 visualizações

Forum|alt.badge.img

Recentemente, alterei o meu plano de Internet fixa, passando de 500 Mbps para 1 Gbps. No entanto, já passou uma semana desde a ativação do novo plano e reparei que a velocidade da Internet continua bastante abaixo da velocidade contratada.

Já efetuei vários testes de velocidade, tanto através do serviço disponibilizado pela própria MEO como através de plataformas externas, como o Speedtest e o Fast.com, e os resultados obtidos não correspondem à velocidade de 1 Gbps contratada.

Penso que o problema poderá estar relacionado com o router atual, que já é um modelo antigo e poderá não ser capaz de atingir a velocidade contratada.

Quando solicitei a alteração do plano, fui atendido por uma colaboradora chamada Lara, que me informou que, caso a velocidade não atingisse os valores correspondentes ao novo plano após 5 dias da ativação, deveria voltar a entrar em contacto com a MEO para solicitar a substituição do router por um modelo mais recente e adequado à velocidade de 1 Gbps.

Uma vez que esse período já passou e o problema se mantém, gostaria de solicitar a verificação da situação e, se necessário, a substituição do router por um modelo atualizado.

Obrigado.

Marcos

5 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@marcoskontze

Qual é o seu Atual Router? É um FiberGateway de Qual Modelo? Ou Ainda um ONT + Router Antigo?

Qual é Então o Resultado que Obtém ao Fazer o Teste de Velocidade? Os Testes de Velocidade que Efetuou foram por Wi-Fi, ou Também por Ethernet?

Já Experimentou Efetuar um Teste de Velocidade por Ethernet? Se Sim, qual a Velocidade que Obtém?

Se Verificar no my MEO, indo em "Serviços" e Selecionando a sua Internet Fixa, que Velocidade lhe Aparece como Contratada?

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • July 28, 2026

Olá ​@Rafa_UserFiberMEO, obrigado pelo retorno. O meu router é o MEO FiberGateway GR241AG, já fiz todos os testes, tanto Wi-Fi quanto por cabo Ethernet CAT6, e o resultado é o mesmo de sempre, cerca de 310MB-410MB. 

Sobre o MyMEO, sim, já aparece a velocidade 1Gbps contratada. Penso que o meu router não deve ser compatível com a nova velocidade contratada, será isso? Como proceder agora?

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá Novamente ​@marcoskontze 

De Facto, em Parte, o seu atual FiberGateway Wi-Fi 5 (GR241AG) Não Suporta Totalmente a Velocidade 1Gbps, que tem Contratada

Por Wi-Fi, sendo Apenas Wi-Fi 5, é Normal que ele seja Mais Limitado e Não Consiga Oferecer Velocidades Superiores a +/-500Mbps.

No Entanto, Por Cabo Ethernet, o Mesmo Já é Compatível com a Velocidade 1 Gbps, e até Todas as Portas Traseiras são Gigabit (1 Gbps). Sendo Estranho Não Estar a Conseguir Mais Velocidade... Já Experimentou Reiniciar o Router após a Alteração na Velocidade, e Fazer o Teste Novamente?

Sugiro, na Mesma, Para Conseguir Perto de 1 Gbps por Wi-Fi, bem como uma Melhor Performance e Qualidade na sua Internet, que Peça a Substituição para o Novo FiberGateway Wi-Fi 6 (ou Superior)

Para Solicitar a Substituição do Router, Contacte o Apoio ao Cliente através das Linhas de Apoio MEO > ou Crie um Pedido no my MEO >

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • July 28, 2026

Olá novamente ​@Rafa_UserFiberMEO, agradeço novamente o contacto. Sim, fiz todos os testes como havia dito antes, reiniciando o router, trocando de cabos, em vários dispositivos e  mesmo assim não alterou em nada a velocidade, o que achei estranho, por isso o motivo de abrir essa conversa no Fórum.

Para solicitar a substituição do router, na “Área do Cliente”, não encontro a opção de “Crie um Pedido no my MEO” pois as opções que me aparecem são essas:

- Faturas e Carregamentos (Esclarecimento de faturas, Esclarecimento de pagamentos, Condições e ofertas de venda, Enviar documento Plano prestações)

- Pacotes e Serviços (Renovar contrato ou serviço, Agendar mudança de casa)

- Avarias (TV, Internet fixa, Voz Fixa, Voz Móvel)

- Conta de cliente (Alterar titular da conta, Exercício Direitos (RGPD), Renovação Programa Inclui, Cancelar contrato)

Ao tentar na opção Avaria - Internet Fixa, ele redireciona automaticamente para o Assistente Digital. Como posso proceder para a solicitação de novo router? Obrigado desde já.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá Novamente ​@marcoskontze 

Escolha Outro Assunto que lhe Pareça Mais Adquado, Como Por Exemplo "Pacotes e Serviços" > "Renovar Contrato ou Serviço", para ser Possível Criar o Pedido com a Solicitação de Alteração para o FiberGateway Wi-Fi 6, sem ser Redirecionado para o Assistente Digital.

Em Alternativa, Contacte o Apoio ao Cliente através das Linhas de Apoio MEO >