Skip to main content
Solução

Velocidade de internet abaixo do contratado

• November 3, 2024
  • 9 respostas
  • 1143 visualizações

Já há cerca de dois anos que ando em telefonemas com o apoio ao cliente para ser ILUDIDO. Tive um problema com uma box durante o período todo da ultima fidelização e a resolução que vocês me ofereceram foi dar me uma box exatamente igual, só que mais pequena e ainda mais lenta. 

box igual à anterior após repetidamente pedir para trocarem de box 

Após esta situação que ainda não esta nem perto de ser resolvida acontece que, de há uns tempos para cá tenho vindo a reparar que a velocidade da net que estou a pagar não está de todo a ser aquilo que estou a usar. Neste momento estou a pagar 500mbps e só consigo obter 94.5mbps por cabo, cabo esse que é um cat6 (supostamente suporta velocidades ate 10gbts). Qual não é o meu espanto quando da ultima vez que expus este problema, a vossa indicação seria que o problema estaria do meu lado, pois parece-me que não. Verifiquei o que tinha a verificar, se o cabo consegue aguentar essa velocidade, se a placa do meu computador consegue aguentar essa velocidade (porque ate isso meteram em causa, nunca seria um erro vosso), ate me disseram que era normal dar mais velocidade se metesse o telemóvel a fazer um teste de velocidade do que a velocidade por cabo. Ora, esta situação ja se torna desagradável visto que até nas definições do router a velocidade é de 100 mbps e isso aí já se torna estranho parece ja uma espécie de furto. Porque estou literalmente a ser roubado por estar a pagar uma coisa que nao consigo ter acesso nenhum!!!

velocidade a que tenho direito segundo o vosso site 
teste de velocidade no vosso site com o vosso speedtest em que uso o meu cabo cat6
teste de velocidade á rede 5ghz a cerca de 4 metros do router separado por uma parede
teste de velocidade com a rede 2.4ghz à mesma distancia 
valores de velocidade do cabo LAN2 abaixo 5x do que estou a pagar

Como podem observar a unica maneira de obter valores acima de 100mbps é usando o wifi 5GHZ agora para que serve um cabo de rede??

Usar um cabo de rede em vez de Wi-Fi oferece várias vantagens, especialmente em termos de estabilidade, velocidade e segurança:

1. Estabilidade de Conexão: As conexões por cabo são menos suscetíveis a interferências, enquanto o Wi-Fi pode ser afetado por obstáculos físicos (como paredes) e por outros dispositivos eletrônicos que utilizam frequências semelhantes. Isso significa que a conexão por cabo é geralmente mais consistente e com menos quedas.

2. Velocidade: Em muitos casos, um cabo Ethernet oferece uma velocidade de transferência de dados mais alta que o Wi-Fi, especialmente em redes mais antigas ou onde o sinal Wi-Fi não chega com força total. Isso pode ser crucial para tarefas que exigem alta largura de banda, como streaming de vídeos em 4K, jogos online e transferências de arquivos grandes.

3. Menor Latência: A latência, ou o tempo que um dado leva para ir do ponto A ao ponto B, tende a ser menor em uma conexão cabeada. Essa vantagem é especialmente importante para jogos online e videoconferências, onde até pequenos atrasos podem fazer uma grande diferença na experiência.

4. Segurança: Uma rede cabeada é menos vulnerável a invasões em comparação com o Wi-Fi, que pode ser mais facilmente acessado por pessoas nas proximidades. No caso de redes Wi-Fi mal configuradas ou sem senha, a conexão cabeada oferece uma camada adicional de segurança.

5. Menos Sobrecarga: Em ambientes com muitos dispositivos conectados ao Wi-Fi, pode ocorrer sobrecarga e uma consequente degradação do desempenho para todos os usuários. Com um cabo, cada dispositivo tem uma conexão dedicada, evitando este problema.

Tendo em conta que o meu router é um FiberGateway GR241AG (pelo nome parece recente mas foi fabricado em 2018, acho que um equipamento com 6 anos pode ja não estar na sua melhor forma) o  que posso fazer mais para tentar remendar este vosso erro?? Volto a dizer as ultimas vezes que ca vieram técnicos nada fizeram porque nao foi passada a informação de que seria necessária uma reparação/troca de router. Será que desta vez haja alguém que perceba que tenho um problema de lentidão em fazer zapping, outro problema que como a nova box é igual mas ligeiramente mais pequena nem consegue captar o comando da mesa de jantar. Ou sera que alguém vá perceber que o router que tenho nao tem as condições necessárias para suportar o meu pacote. Ou será que alguém me vai dar um a resposta plausível para estes problemas todos???

Obrigado e estou profundamente desagradado com o vosso serviço!!!!!!

Solução por Rafa_UserFiberMEO

Olá @nome de utilizador numero 6969 

Essa MEOBox já é antiquada, devia de pedir o upgrade para a nova MEOBox Android TV, que é bem mais rápida em zapping e nos menus, e o comando funciona por bluetooth, funciona bem a distância e nem necessita de apontar para a Box

Quando a Internet, pode também pedir para fazer um upgrade para o Fibergatway Wi-Fi 6, mas esse que tem também tem um ótimo desempenho, a velocidade contratada (500Mbps nos seu caso) só é garantida até ao Fibergatway, depois podem existir perdas principalmente por Wi-Fi por motivos de interferências e etc. nunca consegue obter o máximo de velocidade contratada, só por Ethernet, mas parece então estar bloqueado a 100Mbps, já experimentou com outro equipamento, ja experimentou em outra porta Ethernet, já verificou se o problema não está na placa de rede do PC, nas definições do seu PC bloqueado a 100MBps, ou já experimentou fazer um reset ao Fibergatway?

Nós aqui no Fórum somos clientes então não vai conseguir resolver os problemas por aqui, se quiser contactar a MEO terá que contactar pelas Linhas de Apoio MEO ou Criar um pedido no myMEO

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

9 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá @nome de utilizador numero 6969 

Essa MEOBox já é antiquada, devia de pedir o upgrade para a nova MEOBox Android TV, que é bem mais rápida em zapping e nos menus, e o comando funciona por bluetooth, funciona bem a distância e nem necessita de apontar para a Box

Quando a Internet, pode também pedir para fazer um upgrade para o Fibergatway Wi-Fi 6, mas esse que tem também tem um ótimo desempenho, a velocidade contratada (500Mbps nos seu caso) só é garantida até ao Fibergatway, depois podem existir perdas principalmente por Wi-Fi por motivos de interferências e etc. nunca consegue obter o máximo de velocidade contratada, só por Ethernet, mas parece então estar bloqueado a 100Mbps, já experimentou com outro equipamento, ja experimentou em outra porta Ethernet, já verificou se o problema não está na placa de rede do PC, nas definições do seu PC bloqueado a 100MBps, ou já experimentou fazer um reset ao Fibergatway?

Nós aqui no Fórum somos clientes então não vai conseguir resolver os problemas por aqui, se quiser contactar a MEO terá que contactar pelas Linhas de Apoio MEO ou Criar um pedido no myMEO

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • November 3, 2024

Por aqui não vai ter respostas da meo. Aqui somos clientes. 

Já trocou de porta no router? Se não, troque e faça novamente o teste.

Não pode ter outro equipamento ligado ao router enquanto faz o teste. 

Tem possibilidade de fazer o teste noutro equipamento por cabo? Não é nada normal, dar mais velocidade por Wi-Fi do que por cabo.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • November 3, 2024

@nome de utilizador numero 6969 

Faça um teste pelo Speedtest CLI ou pelo fast.com

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • November 3, 2024

@nome de utilizador numero 6969 

Se nas definições do router aparece 100Mbps é porque a placa do seu computador só suporta 100Mbps.

Jose_Francisco3

6969

O Cabo ou Porta do PC pode estar danificado.

Aparelhos das operadoras também não são eternos.  

Num dos meus portáteis mais antigos tenho porta 1000 Mbps danificada e com adaptadores USB de qualidade 1000 e 2500 Mbps, no inicio funcionou bem mas agora não consigo velocidades superiores a 300 Mbps.
Com Internet do MEO tenho vantagens com 250-300Mbps por cabo em . 

https://www.waveform.com/tools/bufferbloat 

Fast.com

Best internet speed test for streamers

A box antiga é grande, mais lenta do que as novas e ainda funciona bem. 

Poderá ficar melhor servido com uma mais pequena. 

Acredito que já está tudo resolvido. 

Bom dia 

Forum|alt.badge.img+1
  • Estagiário
  • January 3, 2025

Boa tarde,

No passado mês de Dezembro renovei o meu contrato com a meo em que ficou estabelecido que ficaria com 1000mb de internet. No entanto a minha internet em média não passa dos 120mb. 

Antes eu tinha 200mb e a internet tinha melhor qualidade.

Por vezes a internet vai abaixo e demora muito a voltar ter internet.

Já reportei a situação por 4 vezes e a meo não resolve nem é capaz de enviar um técnico ao local.

Estou a pensar em rescindir o contrato por incumprimento por parte da meo, pois estou a pagar um serviço que não estou a usufruir a 100%..

porque a meo não resolve este problema que parece ser simples até?

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • January 3, 2025

Olá ​@alouro10 

As velocidades não são garantidas por WiFi, faça um teste por cabo.

Forum|alt.badge.img+1
  • Estagiário
  • January 3, 2025

Já tudo foi feito.

Até os técnicos da meo disseram-me que não seria normal e mesmo assim não resolvem.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@alouro10 

Qual é o seu router?