Skip to main content

Já há cerca de dois anos que ando em telefonemas com o apoio ao cliente para ser ILUDIDO. Tive um problema com uma box durante o período todo da ultima fidelização e a resolução que vocês me ofereceram foi dar me uma box exatamente igual, só que mais pequena e ainda mais lenta. 

box igual à anterior após repetidamente pedir para trocarem de box 

Após esta situação que ainda não esta nem perto de ser resolvida acontece que, de há uns tempos para cá tenho vindo a reparar que a velocidade da net que estou a pagar não está de todo a ser aquilo que estou a usar. Neste momento estou a pagar 500mbps e só consigo obter 94.5mbps por cabo, cabo esse que é um cat6 (supostamente suporta velocidades ate 10gbts). Qual não é o meu espanto quando da ultima vez que expus este problema, a vossa indicação seria que o problema estaria do meu lado, pois parece-me que não. Verifiquei o que tinha a verificar, se o cabo consegue aguentar essa velocidade, se a placa do meu computador consegue aguentar essa velocidade (porque ate isso meteram em causa, nunca seria um erro vosso), ate me disseram que era normal dar mais velocidade se metesse o telemóvel a fazer um teste de velocidade do que a velocidade por cabo. Ora, esta situação ja se torna desagradável visto que até nas definições do router a velocidade é de 100 mbps e isso aí já se torna estranho parece ja uma espécie de furto. Porque estou literalmente a ser roubado por estar a pagar uma coisa que nao consigo ter acesso nenhum!!!

velocidade a que tenho direito segundo o vosso site 
teste de velocidade no vosso site com o vosso speedtest em que uso o meu cabo cat6
teste de velocidade á rede 5ghz a cerca de 4 metros do router separado por uma parede
teste de velocidade com a rede 2.4ghz à mesma distancia 
valores de velocidade do cabo LAN2 abaixo 5x do que estou a pagar

Como podem observar a unica maneira de obter valores acima de 100mbps é usando o wifi 5GHZ agora para que serve um cabo de rede??

Usar um cabo de rede em vez de Wi-Fi oferece várias vantagens, especialmente em termos de estabilidade, velocidade e segurança:

1. Estabilidade de Conexão: As conexões por cabo são menos suscetíveis a interferências, enquanto o Wi-Fi pode ser afetado por obstáculos físicos (como paredes) e por outros dispositivos eletrônicos que utilizam frequências semelhantes. Isso significa que a conexão por cabo é geralmente mais consistente e com menos quedas.

2. Velocidade: Em muitos casos, um cabo Ethernet oferece uma velocidade de transferência de dados mais alta que o Wi-Fi, especialmente em redes mais antigas ou onde o sinal Wi-Fi não chega com força total. Isso pode ser crucial para tarefas que exigem alta largura de banda, como streaming de vídeos em 4K, jogos online e transferências de arquivos grandes.

3. Menor Latência: A latência, ou o tempo que um dado leva para ir do ponto A ao ponto B, tende a ser menor em uma conexão cabeada. Essa vantagem é especialmente importante para jogos online e videoconferências, onde até pequenos atrasos podem fazer uma grande diferença na experiência.

4. Segurança: Uma rede cabeada é menos vulnerável a invasões em comparação com o Wi-Fi, que pode ser mais facilmente acessado por pessoas nas proximidades. No caso de redes Wi-Fi mal configuradas ou sem senha, a conexão cabeada oferece uma camada adicional de segurança.

5. Menos Sobrecarga: Em ambientes com muitos dispositivos conectados ao Wi-Fi, pode ocorrer sobrecarga e uma consequente degradação do desempenho para todos os usuários. Com um cabo, cada dispositivo tem uma conexão dedicada, evitando este problema.

Tendo em conta que o meu router é um FiberGateway GR241AG (pelo nome parece recente mas foi fabricado em 2018, acho que um equipamento com 6 anos pode ja não estar na sua melhor forma) o  que posso fazer mais para tentar remendar este vosso erro?? Volto a dizer as ultimas vezes que ca vieram técnicos nada fizeram porque nao foi passada a informação de que seria necessária uma reparação/troca de router. Será que desta vez haja alguém que perceba que tenho um problema de lentidão em fazer zapping, outro problema que como a nova box é igual mas ligeiramente mais pequena nem consegue captar o comando da mesa de jantar. Ou sera que alguém vá perceber que o router que tenho nao tem as condições necessárias para suportar o meu pacote. Ou será que alguém me vai dar um a resposta plausível para estes problemas todos???

Obrigado e estou profundamente desagradado com o vosso serviço!!!!!!

Olá @nome de utilizador numero 6969 

Essa MEOBox já é antiquada, devia de pedir o upgrade para a nova MEOBox Android TV, que é bem mais rápida em zapping e nos menus, e o comando funciona por bluetooth, funciona bem a distância e nem necessita de apontar para a Box

Quando a Internet, pode também pedir para fazer um upgrade para o Fibergatway Wi-Fi 6, mas esse que tem também tem um ótimo desempenho, a velocidade contratada (500Mbps nos seu caso) só é garantida até ao Fibergatway, depois podem existir perdas principalmente por Wi-Fi por motivos de interferências e etc. nunca consegue obter o máximo de velocidade contratada, só por Ethernet, mas parece então estar bloqueado a 100Mbps, já experimentou com outro equipamento, ja experimentou em outra porta Ethernet, já verificou se o problema não está na placa de rede do PC, nas definições do seu PC bloqueado a 100MBps, ou já experimentou fazer um reset ao Fibergatway?

Nós aqui no Fórum somos clientes então não vai conseguir resolver os problemas por aqui, se quiser contactar a MEO terá que contactar pelas Linhas de Apoio MEO ou Criar um pedido no myMEO

Por aqui não vai ter respostas da meo. Aqui somos clientes. 

Já trocou de porta no router? Se não, troque e faça novamente o teste.

Não pode ter outro equipamento ligado ao router enquanto faz o teste. 

Tem possibilidade de fazer o teste noutro equipamento por cabo? Não é nada normal, dar mais velocidade por Wi-Fi do que por cabo.

@nome de utilizador numero 6969 

Faça um teste pelo Speedtest CLI ou pelo fast.com

@nome de utilizador numero 6969 

Se nas definições do router aparece 100Mbps é porque a placa do seu computador só suporta 100Mbps.

6969

O Cabo ou Porta do PC pode estar danificado.

Aparelhos das operadoras também não são eternos.  

Num dos meus portáteis mais antigos tenho porta 1000 Mbps danificada e com adaptadores USB de qualidade 1000 e 2500 Mbps, no inicio funcionou bem mas agora não consigo velocidades superiores a 300 Mbps.
Com Internet do MEO tenho vantagens com 250-300Mbps por cabo em . 

https://www.waveform.com/tools/bufferbloat 

Fast.com

Best internet speed test for streamers

A box antiga é grande, mais lenta do que as novas e ainda funciona bem. 

Poderá ficar melhor servido com uma mais pequena. 

Acredito que já está tudo resolvido. 

Bom dia 

Responder