Skip to main content

Caros membros do forum,

Tenho um router Asus XT8 (na verdade 3 interligados por cabo (chamemos-lhe Mesh por cabo...) para cobrir os 3 pisos da casa) já há alguns anos e sempre funcionaram bem até que anteontem à noite, cerca das 02:00 AM a internet caiu.

O setup que tenho é com um ONT ligado directamente ao modem Technicolor em bridge, com o Asus ligado à porta WAN do Technicolor e usando um dos presets do Asus (“Meo(Bridge)”). O Asus principal é também o router neste sistema. Como digo, durante os últimos 2/3 anos, tudo funcionou bem.

Na página de admin do Asus, a mensagem é “The ISP DHCP service is not working correctly.”.

Já tentei todo o tipo de coisas habituais, incluindo troca de cabos, resets ao Technicolor e ao Asus, etc, mas o LED do Asus continua vermelho e este continua sem conseguir aceder à Internet.

Também tentei retirar o Technicolor do sistema e ligando o Asus directamente ao ONT usando o preset “Meo(IPTV)” e mesma coisa, “The ISP DHCP service is not working correctly.”

Note-se que a TV funciona, usando tanto a ligação directa à tomada de antena do ONT quanto via a box ligada ao Technicolor e consigo usar internet usando o Technicolor como router, tanto por cabo, como via wifi.

Portanto, a pergunta é: alguém sabe se a Meo alterou algo no serviço de DHCP que tenha rompido a compatibilidade dos routers Asus com o serviço Meo? Se não for isso, tenho que presumir que o meu Asus avariou. Esta talvez incompatibilidade não vem do lado da Asus, uma vez que tenho o último firmware instalado desde princípios de Setembro e tudo funcionou sem problemas durante o mês que se seguiu.

E tudo se resumiu a uma única ficha RJ45 com corrosão/sujidade… Depois de limpo, tudo a funcionar de novo.

Responder