Solução: Congelamento da box de TV com AP's ou switches ligados ao router MEO

  • 1 March 2015
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70 respostas

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@@fergoncalves


 


Leia novamente:


 


NeoPT escreveu:

 




Não se esqueçam que este tópico procura, sobretudo, ajudar quem está a ter problemas em ligar um mero switch ou AP, com ou sem Wi-Fi, ao router MEO, sem qualquer necessidade de outras configurações avançadas.


 


Atentamente,



Se tem outro dispositivo configurado com o endereço 192.168.2.1, significa que está noutra LAN e, o processo de mundaça de IP, que escrevi no post anterior, acima, não se aplica no seu caso!


 


Quando digo "ligar um switch ao router MEO", obviamente e presumivelmente só pode existir uma LAN, na qual todos os dispositivos estão ligados e são geridos pelo router MEO, o unico gateway.


 


Quase todos vós, estão a entender isto tudo ao contrário e fazer modificaçoes sem qualquer sentido, por terem optado por configurações da LAN diferentes do tipicamente instalado. O router MEO já trabalha mal com as layers de rede todas baralhadas e, introduzem ainda mais confusão dessa forma...


 


Conselho de amigo: querem ver TV e navegar sem interrupções? Quanto menos complicarem, melhor!


 


;)


 


Atentamente,
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Obrigado de novo @@NeoPT,


 


Ja fiz as alterações que me disseste, alterei os endereços IP, reiniciei ambos aparelhos, mas nehum deles conseguiu funcionar -ficou tudo a piscar mas sem fazer nada-...apenas é essa alteração que deveria ter sido feita? Ao não ter avanços voltei a deixar tudo como estava: mudai o IP do router MEO (192.168.1.1 p/ o original: 192.168.1.254) e do AP (192.168.1.254 para o original: 192.168.2.1). Tem alguma coisa que ver que o penultimo numero seja 1 e o outro seja 2?


 


O problema piorou, pois agora a velocidade da net que antes de fazer a mudança era de 200/100mbps, passou a 100/100mbps.


 


Será que um data switch com configuração IGMP resolve esta cena? Novamente obrigado pelas tuas excelentes gestões.


 


Cumprimentos,


 


 


pd: consegui entrar como rootuser via telnet ao router MEO TG789 v2, mas os comandos eram ligeiramente diferentes dos que indicaste, por tal motivo deixei todo como estava sem mexer nada.


 


 
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@@fergoncalves e todos os que acompanham o tópico.


 


 


Mudar o endereço IP do router MEO:


 


Login com user-meo e password-meo em 192.168.1.254


 


No menu, navegar até > Rede doméstica > Interfaces > LocalNetwork 


 


Depois, no canto superior direito, clicar em 'Configurar'


 


Fazer scroll para baixo, até encontrar "Endereços IP" e clicar em 'Editar'


 


Alterar apenas o primeiro endereço IP da lista (192.168.1.254) para 192.168.1.1 ou outro inferior em ordem numérica, mas aconselho vivamente a usar estes, na troca, pois tratam-se dos extremos opostos da subnet, e garantem a menor hipótese de algo falhar!


 


Aplicar/salvar as alterações e reiniciar o router MEO.


 


Não devem ter nada com o mesmo endereço IP, ligado à mesma rede, caso contrário criará um conflito. Aconselho a mudar em primeiro lugar, o endereço IP do AP e, desligar-lhe o cabo ethernet de imediato, temporariamente, até o router MEO estar com o endereço tambem renovado.


 


Atentamente,
Crachá +1
Obrigado @@NeoPT,


Podes por favor me indicar como (ou onde) mudar o endereço IP no router meo? Lembro que tenho o TG789vn V2.


Grato!
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@bsk, @@Rebelo, @@fergoncalves e quem mais estiver atento a este tópico.


 


As soluções propostas no post inicial exigem o acesso rootuser ao router MEO. Á data deste post, ainda é altamente impraticável tentar obter tal acesso, uma vez que os firmwares estão cada vez mais restritos, actualização após actualização (agradeçam sobretudo aios mesmos "artistas" a quem entregam o vosso dinheiro, pelas politicas adoptadas).


 


A solução viável, por enquanto, parece ser mesmo a troca de endereços IP, entre o AP ou switch com gestão (router 2) e o router MEO (router 1), ou seja basicamente, configurar pela página WEB, o router MEO como 192.168.1.1 e o router 2 (AP) como 192.168.1.254.


 


Não deixa de ser, porem, uma alteração que deve ser feita com a devida habilidade. Nem todos entendem bem o processo. È imperativo evitar conflitos de IP. É essencial manter o acesso funcional ás paginas web, do router MEO principalmente. Cuidado!


 


@@Rebelo e outros...


Sim, essa forma é bem conhecida aqui no fórum. Mas a maioria dos routers, senão todos, impedem a configuração de parâmetros IGMP em "modo AP" (switch com gestão), o que implica uma mudança radical na topologia e outras complicações, para obter esse resultado. Nem todos desejam ou, acham conveniente, ou mesmo acessivel, fazer essas modificações


 


Não se esqueçam que este tópico procura, sobretudo, ajudar quem está a ter problemas em ligar um mero switch ou AP, com ou sem Wi-Fi, ao router MEO, sem qualquer necessidade de outras configurações avançadas.


 


Continuem a dar o vosso contributo,


Não se esqueçam de agradeceer com "Like" nos posts em que obteram ajuda/esclarecimentos.


 


Atentamente,
Crachá +1
Bom dia...continuo a apresentar o "congelamento " da imagem ao usar um router (ligado directamente via cabo ao router da meo -tg789- noutra divisão onde esta ligada a meo box).


Lendo o post/tutorial encontrei isto:


 


"Se o anterior não surtir efeito, sugiro ainda que acedam por telnet ao router MEO, e abram a linha de comandos, digitando "telnet 192.168.1.254", seguido da tecla 'Enter' (user e password de rootuser) e depois, introduzam o comando"


 


Pode por favor me dizer qual o user e o password de rootuser para ver se consigo resolver este tema?


 


Desde já grato.
Crachá +1
Muito obrigado pela resposta. Mas, podes me ajudar a lá chegar? Esse IGMP procura-se no router da MEO ou no router Belkin que está na outra divisão onde se conecta a box? Obrigado e desculpe a "novatada". Cumprimentos
A resposta está no início deste mesmo post. Lê desde a página 1, que chega lá. O teu problema chama se igmp
Crachá +1
Boa tarde a todos,


Gostaria de vos expor o meu caso:


Tenho um router TG789vac v2 na divisão onde chega a fibra ao lado do ONT. Noutra divisão tenho a meo box HD ligada diretamente com um cabo cat 6, tudo funciona perfeitamente. Decidi colocar um router wi fi nessa divisão pois não tinha sinal wireless (Belkin Play Max Wireless 2Xn300 - F7D4301Nt), desta forma poderia ter sinal wireless nessa divisão, poder ligar a uma das portas a meo box, a consola ps3 e a smart TV. Logo que faço as ligações verifico que a velocidade de rede passou de 200Mbps, para sensivelmente 50Mpbs (por cabo) e a imagem da meo box congela cada 2-3min.


Segundo vossa experiencia, o que devo fazer?


Agradeceria imenso a vossa ajuda e colaboração.


Cumprimentos,
Crachá +1
Boa tarde a todos,


Gostaria de vos expor o meu caso:


Tenho um router TG789vac v2 na divisão onde chega a fibra ao lado do ONT. Noutra divisão tenho a meo box HD ligada diretamente com um cabo cat 6, tudo funciona perfeitamente. Decidi colocar um router wi fi nessa divisão pois não tinha sinal wireless (Belkin Play Max Wireless 2Xn300 - F7D4301Nt), desta forma poderia ter sinal wireless nessa divisão, poderia ligar a uma das portas a meo box, a consola ps3 e a smart TV. Logo que faço as ligações verifico que a velocidade de rede passou de 200Mbps, para sensivelmente 50Mpbs (por cabo) e a imagem da meo box congela cada 2-3min.


Segundo vossa experiencia, o que devo fazer?


Agradeceria imenso a vossa ajuda e colaboração.


Cumprimentos,
Ora então vai a solução encontrada por aqui para evitar o "bombardeamento" com pacotes de IPTV de todos os portos do switch(netgear GS105Ev2) entre o ont e o router meo + outro(neste caso um draytek 2925).


Activar tanto o 'IGMP Snopping Status' como o 'Validate IGMPv3 IP header'.


A foto saiu má mas dá para ver.


 




Divirtam-se


Rebelo 


 
Viva beasty.

 

"1)  Se eu definir a porta 2 no switch (onde está ligado o router da MEO) como "IGMP Snooping Static Router Port", este consegue defini-lo como o aparelho que define as streams multicast ou esta funcionalidade só funciona quando o switch se encontra ligado "depois" do router que define essas mesmas streams (por exemplo: ONT -> Router MEO -> Switch....) e não "antes", como no meu caso?  Isto é, é necessário que o router da MEO defina primeiro as streams multicast? Pergunto isto pois ainda não testei e não sei se quer se faz sentido/funciona."

 

Tenho por aqui a mesma situação, sempre foi possível testar esta possível solução?
Boa noite,
Sou mais um a desenterrar este tópico por ter problemas semelhantes. Semelhantes e não os mesmos reportados pelo seguinte:
Tenho o mesmo cenário montado que a maioria dos users: 2° Router ligado ao Router MEO, e MEO Box ligado ao 2° Router. Este segundo router é um router da marca Belkin, já bastante velhinho (2008), mas sempre funcionou as mil maravilhas quando tive Vodafone em casa (nesse caso usava apenas para Internet e não tinha nenhuma box extra ligada a este Belkin).
Pois bem, agora mudei de casa e como o serviço é ADSL preciso de ter uma Box no meu quarto para ver TV e por isso decidi montar o mesmo esquema que tinha na minha casa antiga, com a diferença de ligar também a box MEO.
O que acontece é que o serviço de TV funciona as mil maravilhas, sem qualquer interrupção, o serviço de internet é que não. Ou seja, enquanto a box estiver a funcionar, não consigo aceder à internet (apesar de ter ligação estabelecida em varios equipamentos e tudo mais). Assim que desligo a box (basta clicar no botão de off do comando), a internet prestada pelo 2 router volta a funcionar novamente...
Já tentei fazer o sugerido por vários users neste forum, incluindo desligar o DHCP, mudar o ip e a mascara do router, desligar firewall etc..mas tudo sem sucesso, parece que isto ateima em não funcionar...
Para piorar o cenário hoje fui comprar um Switch na esperança de pôr isto a funcionar, mas novamente sem sucesso..
Pode dar uma ajudinha?

Ps: Andei a pesquisar a ver se encontrava alguma coisa de IGMP neste router e não encontro nada, é suposto?
VAfG escreveu:

pafaf escreveu:

@VAfG


podes fazer teste no netmede.pt e no qos.sapo.pt  ( precisa java, usa o ie 🙂  So para confirmar a latencia . ???



Aqui vão os prints dos 3:


 



Esqueci-me de dizer que os testes foram feitos seguidos e pela ordem sugerida, foram feitos por volta das12h45. 
pafaf escreveu:

@VAfG


podes fazer teste no netmede.pt e no qos.sapo.pt  ( precisa java, usa o ie 🙂  So para confirmar a latencia . ???



Aqui vão os prints dos 3:


 
@@VAfG


podes fazer teste no netmede.pt e no qos.sapo.pt  ( precisa java, usa o ie 🙂  So para confirmar a latencia . ???
pois... não faço a minima ideia, mas o que é certo é que está a funcionar :D


 


Fui ao site: http://www.speedtest.net/


 


😉
Sendo um switch e sem gestão, nao vejo relação em colocar na porta 1 ou 2 ou 3, etc. Se tivesse gestão,  poderia ter alguma configuração que interferisse.


Ja agora, onde testaste o ping?? aqui so consigo 20 ms??
Caros


 


Está tudo resolvido e a funcionar bem.


 


coloquei o cabo que vem do router na 2ª porta do switch, o cabo para a box na 3ª e o cabo para o pc na 1ª.


Não sei se será disso mas está tudo a funcionar na perfeição.


 


ping MEO Lisboa: 2 ms


Down speed: 92.45


up speed: 96.65


 


com box em hd e outro pc a bombar noutra divisão da casa.


 


obrigado pela disponibilidade
Tendo em conta que nao há nenhum esquema de ligação especifico, terei que ir tentando.

 

Agradeço desde já a ajuda e desculpem o que pode ter sido um offtopic.

 

2a feira darei noticias sobre os desenvolvimentos. ;)

 
Reputação 6
Crachá +10
Não estando o problema no comando, só pode estar na box. Não é evidente qualquer relação imediata com o problema apresentado neste tópico, nem acredito que econtre neste ou em qualquer fórum, uma solução. Apenas o serviço de IPTV deveria ser afectado, não as funçoes mais básicas da box. A unica coisa que me lembro que pudesse surtir um efeito similar, seria um conflito de endereços IP, mas muito remotamente e, não parece ser o caso.


 


O que acontece se ligar apenas o switch (com as outras portas desocupadas) e a MEO box no router MEO, ambos directamente?


 


Atentamente,
NeoPT escreveu:
Olá @VAfG

 

Diria tratar-se de uma infeliz coincidência. Um bom começo será verificar as pilhas e os contactos onde elas encaixam no comando...

 

Atentamente 

Assim que volto a ligar o cabo na box, fica tudo normal.

 

Será que tenho que obedecer a alguma ordem de ligação das fichas rj45 no switch?
pafaf escreveu:
O comando remoto que falas, é comando MEO infravermelhoa! Certo!?
Não estou a ver a relação. Parece que a box fica ocupada. E se desligares o PC do switch, continua igual?. Não está o PC a gerar tráfego . ! Com o comando via smartphone, funciona?
Sim o comando infravermelho! 🙂
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@VAfG


 


Diria tratar-se de uma infeliz coincidência. Um bom começo será verificar as pilhas e os contactos onde elas encaixam no comando...


 


Atentamente 
O comando remoto que falas, é comando MEO infravermelhoa! Certo!?
Não estou a ver a relação. Parece que a box fica ocupada. E se desligares o PC do switch, continua igual?. Não está o PC a gerar tráfego . ! Com o comando via smartphone, funciona?