Skip to main content
Solução

Smart WiFi no MEO FiberGateway GR241AG

• November 13, 2025
  • 2 respostas
  • 48 visualizações

Bom dia,

Gostaria de pedir, por favor, a desativação do Smart WiFi no MEO FiberGateway GR241AG.

Preciso de ter as redes 2.4 GHz e 5 GHz separadas para poder ligar um dispositivo que apenas suporta a frequência de 2.4 GHz.

O problema é que, quando tento desativar nas configurações, aparece-me este erro: "O Smart WiFi da fibergateway não é configurável quando a rede se encontra configurada em topologia mesh."

Podem, por favor, desativar isso do vosso lado para que eu possa aceder e configurar as minhas redes separadamente?

Obrigado pela ajuda!

Solução por Ricardo27

Tem que contactar o apoio técnico. 

https://www.meo.pt/linhas-apoio

2 respostas

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • Solução
  • November 13, 2025

Tem que contactar o apoio técnico. 

https://www.meo.pt/linhas-apoio

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • November 13, 2025

Olá ​@SeVenSeVeN 

Deveria conseguir configurar o dispositivo que apenas suporta 2.4Ghz normalmente. Pode também definir a banda de 2.4Ghz via app MEO Smart WiFi para o seu telemóvel para tentar configurar através da app do dispositivo que só suporta 2.4Ghz.

• Novo Membro
  • November 16, 2025

@ana_Paula já vi varias respostas suas sobre este assunto em outros posts. Para esclarecer de uma vez por todas, estes dispositions de domotica na sua grande maioria não suporta esta funcionalidade Mesh, inclusive quando se está a configurar detecta que a rede não é adequada para o equipamento. Posto isto, e uma vez que as mensalidades/fidelizacao servem para cobrir os custos com o equipamento, o cliente deveria ser dono e senhor das configurações que pretende fazer, ainda para mais nesta era do trabalho remoto, não faz sentido nenhum obrigar os clientes a ter um router privado e configurar o da meo com um mero modem!!! Tanta conversa com os preços que praticam que é para inovar e melhorar e só fazem asneiras a cada esquina… querem com estas coisas facilitar a vida aos leigos, mas retiram opções a quem percebe do assunto, e isto era tão simples como darem um password com mais acesso a quem realmente percebe do que anda a fazer!!! Para finalizar basta ligar 16209 e pedir para desactivar o SMART WIFI 

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • November 17, 2025

Olá ​@Rui_SysAdmin 

Tenho o conhecimento de que vários dispositivos de domótica só funcionam na rede de 2,4Ghz, daí a minha sugestão de alterar a banda para a de 2.4Ghz (via app MEO Smart WiFi) para o telemóvel onde se irá configurar o dispositivo de domótica. Pois normalmente o dispositivo de domótica conecta-se à mesma rede do telemóvel, logo se o telemóvel estiver na 2.4Ghz (definido via MEO Smart WiFi) o equipamento deverá usar a mesma rede. Isto tudo sem uma única chamada para o atendimento.