Há um par de semanas o sistema foi abaixo (julgo que faltou a luz a meio da noite)...e ao ligar não conseguia sincronismo...a luz de "Broadband" do router não ficava fixa...piscava, fixava uns minutos, piscava, etc...
O que isto implica é que a TV não funciona, MAS a net aparece esporadicamente (suponho que naqueles momentos em que a luz está fixa).
Liguei para o SAC...e não conseguiram identificar o problema...sugeriram que desligasse os telefones fixos e tentasse ligar...
Ora bem...depois de vários "resets" o sistema voltou e eu assumi que estava resolvido, religuei os telefones e tudo OK...um destes dias foi abaixo outra vez...e voltaram a ser precisos varios resets para por tudo a funcionar...
Tenho serviço à mais de 2 anos...e até este "problema" quando a luz ia abaixo o sistema voltava sozinho em poucos minutos.
Não consigo ter certeza de se os telefones têm algum efeito...e agora tenho receio de desligar o sistema para experimentar...(já perdi umas gravações com isto).
O que eu pergunto é...posso/devo fazer alguma coisa? Que interessaria ligar ao SAC a dizer que o sistema está ok...mas tenho medo de desligar...
Alguem sabe o que possa ser? (Ou tenha tido problema semelhante)
Arrisco a que vá tudo abaixo um dia destes?
Sistema tem dificuldades em reiniciar..."Broadband" não fixa!
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Expliquem-me sff o que é o splitter...estou a supor que é um dispositivo que se coloca na caixa de derivação de entrada e que permite definir qual a tomada à qual se vai ligar o router e enviar para este apenas sinais digitais...filtrando o "ruido" analogico. E não afectando o funcionamento das restantes tomadas...
Tecnicamente falando é "mais ou menos isso".
Por isso, estás certo quanto ao que é o micro-filtro (vulgo splitter).
De qq forma...vale a pena ligar ao SAC?...ou vão dizer-me que o problema é da minha instalação? É que prevejo ter de falar com 4/5 pessoas e não chegar a conclusão nenhuma...
Sinceramente: não.
Se desligares todos os telefones e só mantiveres o router ligado e tudo funcionar, não é assunto da PT e não é caso para serem eles a resolver.
Eu pedia a um amigo electricista que desse um pulinho lá a casa pra ver isso.
Fica muito mais barato do que chamar a PT.
EDIT:
E ja agora...não sei se o que vou dizer faz sentido...é de ouvir o tecnico e posso deturpar qq coisa...MAS durante a instalação ele referiu qq coisa sobre a tomada telefonica onde eu queria a ligação ao router ser a ULTIMA...o que poderia ser mau para o ruido...tem alguma coisa a ver?
(Tenho o router na sala...e suponho que a linha telefonica passe pela entrada (onde esta a caixa) e depois siga para os quartos ANTES de vir para a sala...será possivel/relevante?)
É mau o router estar na última tomada por causa de todo o ruído introduzido pelas tomadas e pelos telefones que estão antes dela. Por isso normalmente escolhe-se a 1ª tomada para ligar o router.
Mas em minha casa, enquanto foi ADSL, o router esteve ligado na última tomada durante 2,5 anos e nunca tive problemas.
Não acho que agora seja relevante. Já era relevante há uns posts atrás quando eu disse que o problema deverá estar numa das tomadas ou na caixa de derivação (no par que segue pra essa tomada).
Tecnicamente falando é "mais ou menos isso".
Por isso, estás certo quanto ao que é o micro-filtro (vulgo splitter).
De qq forma...vale a pena ligar ao SAC?...ou vão dizer-me que o problema é da minha instalação? É que prevejo ter de falar com 4/5 pessoas e não chegar a conclusão nenhuma...
Sinceramente: não.
Se desligares todos os telefones e só mantiveres o router ligado e tudo funcionar, não é assunto da PT e não é caso para serem eles a resolver.
Eu pedia a um amigo electricista que desse um pulinho lá a casa pra ver isso.
Fica muito mais barato do que chamar a PT.
EDIT:
E ja agora...não sei se o que vou dizer faz sentido...é de ouvir o tecnico e posso deturpar qq coisa...MAS durante a instalação ele referiu qq coisa sobre a tomada telefonica onde eu queria a ligação ao router ser a ULTIMA...o que poderia ser mau para o ruido...tem alguma coisa a ver?
(Tenho o router na sala...e suponho que a linha telefonica passe pela entrada (onde esta a caixa) e depois siga para os quartos ANTES de vir para a sala...será possivel/relevante?)
É mau o router estar na última tomada por causa de todo o ruído introduzido pelas tomadas e pelos telefones que estão antes dela. Por isso normalmente escolhe-se a 1ª tomada para ligar o router.
Mas em minha casa, enquanto foi ADSL, o router esteve ligado na última tomada durante 2,5 anos e nunca tive problemas.
Não acho que agora seja relevante. Já era relevante há uns posts atrás quando eu disse que o problema deverá estar numa das tomadas ou na caixa de derivação (no par que segue pra essa tomada).
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Não estou a perceber.... e como não acredito em bruxas.... ou a instalação está mal feita.... ou o splitter está avariado.
O splitter tem saídas para voz(telefone) e para dados(modem). Não pode haver conflitos. Por isso cheira-me que ou o splitter "marou", ou tens a instalação mal feita (passagem de sinais filtrados no splitter e juntos outra vez nalguma tomada). É dificil saber à distancia o que se passará, mas como disse... não acredito em bruxas.
Arrais, pessoalmente acho difícil que seja do splitter.
Ele diz que só tem 1 splitter e que tem 2 tomadas para telefone.
Se um dos telefones ligado não gera problemas (só 2º telefone é que gera), é porque o splitter está bom.
A não ser que já haja instalações com splitters que tenham mais que uma saída para voz e eu não saiba...
Cumps
O splitter tem saídas para voz(telefone) e para dados(modem). Não pode haver conflitos. Por isso cheira-me que ou o splitter "marou", ou tens a instalação mal feita (passagem de sinais filtrados no splitter e juntos outra vez nalguma tomada). É dificil saber à distancia o que se passará, mas como disse... não acredito em bruxas.
Arrais, pessoalmente acho difícil que seja do splitter.
Ele diz que só tem 1 splitter e que tem 2 tomadas para telefone.
Se um dos telefones ligado não gera problemas (só 2º telefone é que gera), é porque o splitter está bom.
A não ser que já haja instalações com splitters que tenham mais que uma saída para voz e eu não saiba...
Cumps
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Arrais,
Sinceramente não consegui acompanhar o seu raciocínio no seu post anterior.
Vai-me desculpar mas, o avf diz que um dos telefones funciona (e não prejudica o funcionamento do router) e que não tem splitters entre as tomadas e os telefones.
Se bem percebo, e se me acompanha no raciocínio, se não há splitters entre os telefones e as tomadas de parede, então é porque o splitter está montado na chegada da linha telefónica a casa do cliente, certo?
Se sim, como explica que o splitter está avariado para uma tomada de telefone mas está bom para outra tomada de telefone?
Cumps
Sinceramente não consegui acompanhar o seu raciocínio no seu post anterior.
Vai-me desculpar mas, o avf diz que um dos telefones funciona (e não prejudica o funcionamento do router) e que não tem splitters entre as tomadas e os telefones.
Se bem percebo, e se me acompanha no raciocínio, se não há splitters entre os telefones e as tomadas de parede, então é porque o splitter está montado na chegada da linha telefónica a casa do cliente, certo?
Se sim, como explica que o splitter está avariado para uma tomada de telefone mas está bom para outra tomada de telefone?
Cumps
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Reconheço que me sinto um pouco perdido com a tua explicação.
Falas no par verde/branco nos pinos 3 e 4.
Na realidade, a norma é usar o par azul/branco nos pinos do meio (pinos 2 e 3).
Até é possível estar a acontecer o que mencionas, mas se é assim, devia dar problemas com ambos os telefones e não apenas com um deles.
Cumps
Falas no par verde/branco nos pinos 3 e 4.
Na realidade, a norma é usar o par azul/branco nos pinos do meio (pinos 2 e 3).
Até é possível estar a acontecer o que mencionas, mas se é assim, devia dar problemas com ambos os telefones e não apenas com um deles.
Cumps
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Aha! Tinhas razão. É o que dá ler posts depois das 2 da manhã...
Nem sei porque não li tomada pois se o tivesse feito teria imediatamente entendido a tua explicação.
Agora parece tudo muito mais claro.
Repara, mesmo assim dessa forma não conseguimos explicar porque razão funcionou durante 2 anos e depois parou simplesmente de funcionar de um dia para o outro.
Mas já faz todo o sentido.
Cumps
Nem sei porque não li tomada pois se o tivesse feito teria imediatamente entendido a tua explicação.
Agora parece tudo muito mais claro.
Repara, mesmo assim dessa forma não conseguimos explicar porque razão funcionou durante 2 anos e depois parou simplesmente de funcionar de um dia para o outro.
Mas já faz todo o sentido.
Cumps
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Podem ficar a funcionar quantos telefones queiras.
É uma questão de colocares filtros em cada tomada de telefone.
Mas se tens um filtro à entrada da linha, isso ultrapassa a necessidade de mais filtros no resto da casa...
Cumps
É uma questão de colocares filtros em cada tomada de telefone.
Mas se tens um filtro à entrada da linha, isso ultrapassa a necessidade de mais filtros no resto da casa...
Cumps
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Mistério...
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Pero que las hay, las hay. 🙂
Pois ontem tive um prob identico a esse, e so com 2 ou 3 restarts no router a coisa voltou a dar TV e tem mais quando ia para as gravações dizia que não dava para ver tv e que estava a utilizar outra meobox .
Como pode ser possivel se só tenho uma box ?
Hoje meti um clip no buraquinho do router aguardei 20 seg e configurei novamente a ver se resolveu, mas tenho reparado que a net por vezes fica lenta mas como dizem que não dá para aumentar paciencia.
Fica aqui o meu sincronismo para os mais entendidos avaliarem e se acharem que pode ser aumentada a velocidade tenho de apertar com eles para o fazerem .
TG784
Versão do Software: 8.2.U.3
Tipo de DSL: G.992.5 annex A
Largura de banda (Up/Down) : 509 / 8.125
Dados transferidos (enviados/recebidos) : 1,92 / 5,98
Potência de Saída (up/down) : 12,0 / 19,0
Atenuação na linha (Up/Down) : 13,5 / 27,0
Margem SN (Up/Down) : 25,5 / 3,0
ID do fornecedor (local/remoto): TMMB / BDCM
Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0
Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
Perda de ligação (remota): 0
Erros em segundos (local/remoto): 0 / 0
Erros de FEC (Up/Down): 0 / 383.647.108
Erros de CRC (Up/Down): 0 / 31
Erros de HEC (Up/Down): 1.522 / 25
abraço
Como pode ser possivel se só tenho uma box ?
Hoje meti um clip no buraquinho do router aguardei 20 seg e configurei novamente a ver se resolveu, mas tenho reparado que a net por vezes fica lenta mas como dizem que não dá para aumentar paciencia.
Fica aqui o meu sincronismo para os mais entendidos avaliarem e se acharem que pode ser aumentada a velocidade tenho de apertar com eles para o fazerem .
TG784
Versão do Software: 8.2.U.3
Tipo de DSL: G.992.5 annex A
Largura de banda (Up/Down) : 509 / 8.125
Dados transferidos (enviados/recebidos) : 1,92 / 5,98
Potência de Saída (up/down) : 12,0 / 19,0
Atenuação na linha (Up/Down) : 13,5 / 27,0
Margem SN (Up/Down) : 25,5 / 3,0
ID do fornecedor (local/remoto): TMMB / BDCM
Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0
Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
Perda de ligação (remota): 0
Erros em segundos (local/remoto): 0 / 0
Erros de FEC (Up/Down): 0 / 383.647.108
Erros de CRC (Up/Down): 0 / 31
Erros de HEC (Up/Down): 1.522 / 25
abraço
não.
A distancia dá para extrapolar pela atenuação downstream, no teu caso, 27dB andará próxima dos 2km. Pelo SNR percebemos que há algum problema pois em condições normais deverias ter acima de 6dB (estando em interleaved) ou bem acima de 10 (em fast)
entendi e sim estou +- a 1800m da central mas os valores não passam disso, será que tem mesmo avaria a linha?
abraço
A distancia dá para extrapolar pela atenuação downstream, no teu caso, 27dB andará próxima dos 2km. Pelo SNR percebemos que há algum problema pois em condições normais deverias ter acima de 6dB (estando em interleaved) ou bem acima de 10 (em fast)
entendi e sim estou +- a 1800m da central mas os valores não passam disso, será que tem mesmo avaria a linha?
abraço
tens avaria na linha, ou até pode ser no porto onde estás ligado
Ok Arrais esse porto referes-te a uma Porta Lan no router ou num possivel armário da PT ?
abraço
Ok Arrais esse porto referes-te a uma Porta Lan no router ou num possivel armário da PT ?
abraço
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