Sistema tem dificuldades em reiniciar..."Broadband" não fixa!
Há um par de semanas o sistema foi abaixo (julgo que faltou a luz a meio da noite)...e ao ligar não conseguia sincronismo...a luz de "Broadband" do router não ficava fixa...piscava, fixava uns minutos, piscava, etc...
O que isto implica é que a TV não funciona, MAS a net aparece esporadicamente (suponho que naqueles momentos em que a luz está fixa).
Liguei para o SAC...e não conseguiram identificar o problema...sugeriram que desligasse os telefones fixos e tentasse ligar...
Ora bem...depois de vários "resets" o sistema voltou e eu assumi que estava resolvido, religuei os telefones e tudo OK...um destes dias foi abaixo outra vez...e voltaram a ser precisos varios resets para por tudo a funcionar...
Tenho serviço à mais de 2 anos...e até este "problema" quando a luz ia abaixo o sistema voltava sozinho em poucos minutos.
Não consigo ter certeza de se os telefones têm algum efeito...e agora tenho receio de desligar o sistema para experimentar...(já perdi umas gravações com isto).
O que eu pergunto é...posso/devo fazer alguma coisa? Que interessaria ligar ao SAC a dizer que o sistema está ok...mas tenho medo de desligar...
Alguem sabe o que possa ser? (Ou tenha tido problema semelhante)
Arrisco a que vá tudo abaixo um dia destes?
O que isto implica é que a TV não funciona, MAS a net aparece esporadicamente (suponho que naqueles momentos em que a luz está fixa).
Liguei para o SAC...e não conseguiram identificar o problema...sugeriram que desligasse os telefones fixos e tentasse ligar...
Ora bem...depois de vários "resets" o sistema voltou e eu assumi que estava resolvido, religuei os telefones e tudo OK...um destes dias foi abaixo outra vez...e voltaram a ser precisos varios resets para por tudo a funcionar...
Tenho serviço à mais de 2 anos...e até este "problema" quando a luz ia abaixo o sistema voltava sozinho em poucos minutos.
Não consigo ter certeza de se os telefones têm algum efeito...e agora tenho receio de desligar o sistema para experimentar...(já perdi umas gravações com isto).
O que eu pergunto é...posso/devo fazer alguma coisa? Que interessaria ligar ao SAC a dizer que o sistema está ok...mas tenho medo de desligar...
Alguem sabe o que possa ser? (Ou tenha tido problema semelhante)
Arrisco a que vá tudo abaixo um dia destes?
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á 12 anos diria que o transformador foi-se, hoje em dia… Tambem 😂
Já que pegou moda reabrir topicos de há seculos, reabram o primeiro topico do forum, so pela piada 🤣
boas
tópico parado há 12 anos??? sério??
A luz foi abaixo e ao voltar fiquei sem internet e tb sem TV (Smart TV). Pisca mas não se fixa. Já fiz vários reset e a luz da internet fica vermelha, deixa de estar, e volta a ficar. O que fazer mais.
+7
Pero que las hay, las hay. 🙂
pois... mistério.
Mas eu não acredito em bruxas....
Mas eu não acredito em bruxas....
+7
Mistério...
Se ele só te abriu a 5ª tomada... é o que eu temia e já disse. Tens o circuito do modem a passar pelas tomadas anteriores..... deve residir aí o problema.
E alguma teoria de porque é que funcionou até agora?
Que o tecnico não mexeu nas outras tomadas é garantido...só na caixa (0) e na 5...eventualmente na 1, mas duvido...está atras de um movel e não me lembro de ter sido mexido.
E alguma teoria de porque é que funcionou até agora?
Que o tecnico não mexeu nas outras tomadas é garantido...só na caixa (0) e na 5...eventualmente na 1, mas duvido...está atras de um movel e não me lembro de ter sido mexido.
Se ele só te abriu a 5ª tomada... é o que eu temia e já disse. Tens o circuito do modem a passar pelas tomadas anteriores..... deve residir aí o problema.
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Podem ficar a funcionar quantos telefones queiras.
É uma questão de colocares filtros em cada tomada de telefone.
Mas se tens um filtro à entrada da linha, isso ultrapassa a necessidade de mais filtros no resto da casa...
Cumps
É uma questão de colocares filtros em cada tomada de telefone.
Mas se tens um filtro à entrada da linha, isso ultrapassa a necessidade de mais filtros no resto da casa...
Cumps
esperemos que o interessado (avf) diga alguma coisa, pk isto de fazer diagnósticos à distancia é lixado.
Não me esqueci...mas a opção de andar a desmontar caixas não é coisa que me agrade...tenho pouco jeito de mãos e algum receio de por aquilo ainda pior...
DE MOMENTO optei por desligar o segundo telefone...para ser sincero, tenho a ideia do tecnico ter dito que só poderia ter um telefone ligado...
Mesmo assim...sem abrir as tomadas (para já)...e definindo a instalação como 0-1-2-3-4-5 em que 0 é a caixa de derivação de entrada, 1 a tomada ao lado, 2,3 e 4 são as tomadas dos quartos e 5 é a da sala posso dizer o seguinte:
Tanto quanto o tecnico me disse, a sequencia 0-1-2-3-4-5 é a sequencia que a linha telefonica segue.
O filtro foi colocado na 0 (julgo eu)
O tecnico abriu a 5, religou qq coisa e passou a sair um fio por baixo que vai ate ao router. JULGO que ele me disse que a 5 não pode ser usada para um telefone, apesar da saida ainda la estar e "aberta".
Tinha os telefones na 1 e 2...retirei o da 2 e tudo funciona OK.
Afinal não tive tempo para fazer experiencias...mas antes de abrir vou tentar o seguinte:
Desligar o 1 e ver se o 2 funciona.
Retirar o telefone da 2 e experimentar na 1...e na 3
E ja agora...o contrario...tirar o da 1 e colocar na 2.
Em nenhum local das condições MEO eles referem que podem ficar 2 telefones a funcionar...MAS que caraças...funcionaram 2 anos!!! Poderá ter sido alterado algo no sinal que vem da MEO...mais ruido, menos largura de banda...qq coisa assim? (Estou a supor que é possivel que a rede tenha ficado mais "sensivel")
E agradeço de qq forma a explicação sobre os fios...eu até gosto dessas coisas electricas...mas mais no "papel"...
Não me esqueci...mas a opção de andar a desmontar caixas não é coisa que me agrade...tenho pouco jeito de mãos e algum receio de por aquilo ainda pior...
DE MOMENTO optei por desligar o segundo telefone...para ser sincero, tenho a ideia do tecnico ter dito que só poderia ter um telefone ligado...
Mesmo assim...sem abrir as tomadas (para já)...e definindo a instalação como 0-1-2-3-4-5 em que 0 é a caixa de derivação de entrada, 1 a tomada ao lado, 2,3 e 4 são as tomadas dos quartos e 5 é a da sala posso dizer o seguinte:
Tanto quanto o tecnico me disse, a sequencia 0-1-2-3-4-5 é a sequencia que a linha telefonica segue.
O filtro foi colocado na 0 (julgo eu)
O tecnico abriu a 5, religou qq coisa e passou a sair um fio por baixo que vai ate ao router. JULGO que ele me disse que a 5 não pode ser usada para um telefone, apesar da saida ainda la estar e "aberta".
Tinha os telefones na 1 e 2...retirei o da 2 e tudo funciona OK.
Afinal não tive tempo para fazer experiencias...mas antes de abrir vou tentar o seguinte:
Desligar o 1 e ver se o 2 funciona.
Retirar o telefone da 2 e experimentar na 1...e na 3
E ja agora...o contrario...tirar o da 1 e colocar na 2.
Em nenhum local das condições MEO eles referem que podem ficar 2 telefones a funcionar...MAS que caraças...funcionaram 2 anos!!! Poderá ter sido alterado algo no sinal que vem da MEO...mais ruido, menos largura de banda...qq coisa assim? (Estou a supor que é possivel que a rede tenha ficado mais "sensivel")
E agradeço de qq forma a explicação sobre os fios...eu até gosto dessas coisas electricas...mas mais no "papel"...
esperemos que o interessado (avf) diga alguma coisa, pk isto de fazer diagnósticos à distancia é lixado.
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Aha! Tinhas razão. É o que dá ler posts depois das 2 da manhã...
Nem sei porque não li tomada pois se o tivesse feito teria imediatamente entendido a tua explicação.
Agora parece tudo muito mais claro.
Repara, mesmo assim dessa forma não conseguimos explicar porque razão funcionou durante 2 anos e depois parou simplesmente de funcionar de um dia para o outro.
Mas já faz todo o sentido.
Cumps
Nem sei porque não li tomada pois se o tivesse feito teria imediatamente entendido a tua explicação.
Agora parece tudo muito mais claro.
Repara, mesmo assim dessa forma não conseguimos explicar porque razão funcionou durante 2 anos e depois parou simplesmente de funcionar de um dia para o outro.
Mas já faz todo o sentido.
Cumps
hehehehe... conversa de surdos, mas.....
quando falo dos contactos 3 e 4 são da tomada, da própria tomada, e são verde e branco. E sim, são os 2 pinos do meio da tomada (tem 6 as tomadas rj11, 8 as tomadas rj45). O par que transporta o sinal é k pode ser azul e branco.
Pode estar a acontecer isso só numa tomada, porque pode ser a tomada onde se esqueceram de retirar os fios do circuito (do modem) dessa tomada. A alimentar o telefone só está um par de cobre, mas existe uma coisa chamada "diafonia" (interferência que um par provoca no par adjacente) que pode atirar abaixo o modem.
teorias....
um abraço.
quando falo dos contactos 3 e 4 são da tomada, da própria tomada, e são verde e branco. E sim, são os 2 pinos do meio da tomada (tem 6 as tomadas rj11, 8 as tomadas rj45). O par que transporta o sinal é k pode ser azul e branco.
Pode estar a acontecer isso só numa tomada, porque pode ser a tomada onde se esqueceram de retirar os fios do circuito (do modem) dessa tomada. A alimentar o telefone só está um par de cobre, mas existe uma coisa chamada "diafonia" (interferência que um par provoca no par adjacente) que pode atirar abaixo o modem.
teorias....
um abraço.
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Reconheço que me sinto um pouco perdido com a tua explicação.
Falas no par verde/branco nos pinos 3 e 4.
Na realidade, a norma é usar o par azul/branco nos pinos do meio (pinos 2 e 3).
Até é possível estar a acontecer o que mencionas, mas se é assim, devia dar problemas com ambos os telefones e não apenas com um deles.
Cumps
Falas no par verde/branco nos pinos 3 e 4.
Na realidade, a norma é usar o par azul/branco nos pinos do meio (pinos 2 e 3).
Até é possível estar a acontecer o que mencionas, mas se é assim, devia dar problemas com ambos os telefones e não apenas com um deles.
Cumps
Bem apanhado john, mas repito aquilo que disse e que pode ser o problema
"Tenho e sempre tive (2 anos sem problemas) dois telefones fixos ligados em duas tomadas diferentes...ontem descobri que ao ligar o 2o deito abaixo o serviço de televisão...a tal luz do Broadband apaga...e ao desligar o telefone da parede o serviço voltou...SEM RESET"
Isto pode acontecer, porque o par de fios que vai do splitter até ao router pode estar a passar pelas tomadas.Para o telefone só é preciso o par de fios que vai para os contactos 3 e 4 das tomadas (os fios verde e branco das tomadas), os outros não são necessários. O que os técnicos costumam fazer é aproveitar dois fios desnecessários das tomadas, corta-los, retirar das tomadas e uni-los para fazer um circuito único desde o splitter até ao modem. Se, por acaso o circuito splitter/modem passa pela tomada onde está o telefone e não foi feito o que referi atrás, é o suficiente para atirar abaixo a ligação.
Se não me fiz entender... o problema é meu, nunca fui grande explicador 🙂
"Tenho e sempre tive (2 anos sem problemas) dois telefones fixos ligados em duas tomadas diferentes...ontem descobri que ao ligar o 2o deito abaixo o serviço de televisão...a tal luz do Broadband apaga...e ao desligar o telefone da parede o serviço voltou...SEM RESET"
Isto pode acontecer, porque o par de fios que vai do splitter até ao router pode estar a passar pelas tomadas.Para o telefone só é preciso o par de fios que vai para os contactos 3 e 4 das tomadas (os fios verde e branco das tomadas), os outros não são necessários. O que os técnicos costumam fazer é aproveitar dois fios desnecessários das tomadas, corta-los, retirar das tomadas e uni-los para fazer um circuito único desde o splitter até ao modem. Se, por acaso o circuito splitter/modem passa pela tomada onde está o telefone e não foi feito o que referi atrás, é o suficiente para atirar abaixo a ligação.
Se não me fiz entender... o problema é meu, nunca fui grande explicador 🙂
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Arrais,
Sinceramente não consegui acompanhar o seu raciocínio no seu post anterior.
Vai-me desculpar mas, o avf diz que um dos telefones funciona (e não prejudica o funcionamento do router) e que não tem splitters entre as tomadas e os telefones.
Se bem percebo, e se me acompanha no raciocínio, se não há splitters entre os telefones e as tomadas de parede, então é porque o splitter está montado na chegada da linha telefónica a casa do cliente, certo?
Se sim, como explica que o splitter está avariado para uma tomada de telefone mas está bom para outra tomada de telefone?
Cumps
Sinceramente não consegui acompanhar o seu raciocínio no seu post anterior.
Vai-me desculpar mas, o avf diz que um dos telefones funciona (e não prejudica o funcionamento do router) e que não tem splitters entre as tomadas e os telefones.
Se bem percebo, e se me acompanha no raciocínio, se não há splitters entre os telefones e as tomadas de parede, então é porque o splitter está montado na chegada da linha telefónica a casa do cliente, certo?
Se sim, como explica que o splitter está avariado para uma tomada de telefone mas está bom para outra tomada de telefone?
Cumps
avf:
O splitter pode estar avariado, mas faz o seguinte:
- Abre a caixa onde está o splitter, ele tem marcado a saída de dados(modem). Vê a cor dos fios.
- vai abrindo as tomadas por onde passa o cabo uma a uma sem esqueceres nenhuma.
- os fios que saem do splitter para o modem não podem passar por nenhuma tomada. Normalmente o que os técnicos fazem, é corta-los da tomadas e uni-los. esses dois fios vão directamente para (e só) para o modem.
- se tudo estiver assim, tem que funcionar, caso contrario tens o splitter avariado.
O splitter pode estar avariado, mas faz o seguinte:
- Abre a caixa onde está o splitter, ele tem marcado a saída de dados(modem). Vê a cor dos fios.
- vai abrindo as tomadas por onde passa o cabo uma a uma sem esqueceres nenhuma.
- os fios que saem do splitter para o modem não podem passar por nenhuma tomada. Normalmente o que os técnicos fazem, é corta-los da tomadas e uni-los. esses dois fios vão directamente para (e só) para o modem.
- se tudo estiver assim, tem que funcionar, caso contrario tens o splitter avariado.
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Não estou a perceber.... e como não acredito em bruxas.... ou a instalação está mal feita.... ou o splitter está avariado.
O splitter tem saídas para voz(telefone) e para dados(modem). Não pode haver conflitos. Por isso cheira-me que ou o splitter "marou", ou tens a instalação mal feita (passagem de sinais filtrados no splitter e juntos outra vez nalguma tomada). É dificil saber à distancia o que se passará, mas como disse... não acredito em bruxas.
Arrais, pessoalmente acho difícil que seja do splitter.
Ele diz que só tem 1 splitter e que tem 2 tomadas para telefone.
Se um dos telefones ligado não gera problemas (só 2º telefone é que gera), é porque o splitter está bom.
A não ser que já haja instalações com splitters que tenham mais que uma saída para voz e eu não saiba...
Cumps
O splitter tem saídas para voz(telefone) e para dados(modem). Não pode haver conflitos. Por isso cheira-me que ou o splitter "marou", ou tens a instalação mal feita (passagem de sinais filtrados no splitter e juntos outra vez nalguma tomada). É dificil saber à distancia o que se passará, mas como disse... não acredito em bruxas.
Arrais, pessoalmente acho difícil que seja do splitter.
Ele diz que só tem 1 splitter e que tem 2 tomadas para telefone.
Se um dos telefones ligado não gera problemas (só 2º telefone é que gera), é porque o splitter está bom.
A não ser que já haja instalações com splitters que tenham mais que uma saída para voz e eu não saiba...
Cumps
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Expliquem-me sff o que é o splitter...estou a supor que é um dispositivo que se coloca na caixa de derivação de entrada e que permite definir qual a tomada à qual se vai ligar o router e enviar para este apenas sinais digitais...filtrando o "ruido" analogico. E não afectando o funcionamento das restantes tomadas...
Tecnicamente falando é "mais ou menos isso".
Por isso, estás certo quanto ao que é o micro-filtro (vulgo splitter).
De qq forma...vale a pena ligar ao SAC?...ou vão dizer-me que o problema é da minha instalação? É que prevejo ter de falar com 4/5 pessoas e não chegar a conclusão nenhuma...
Sinceramente: não.
Se desligares todos os telefones e só mantiveres o router ligado e tudo funcionar, não é assunto da PT e não é caso para serem eles a resolver.
Eu pedia a um amigo electricista que desse um pulinho lá a casa pra ver isso.
Fica muito mais barato do que chamar a PT.
EDIT:
E ja agora...não sei se o que vou dizer faz sentido...é de ouvir o tecnico e posso deturpar qq coisa...MAS durante a instalação ele referiu qq coisa sobre a tomada telefonica onde eu queria a ligação ao router ser a ULTIMA...o que poderia ser mau para o ruido...tem alguma coisa a ver?
(Tenho o router na sala...e suponho que a linha telefonica passe pela entrada (onde esta a caixa) e depois siga para os quartos ANTES de vir para a sala...será possivel/relevante?)
É mau o router estar na última tomada por causa de todo o ruído introduzido pelas tomadas e pelos telefones que estão antes dela. Por isso normalmente escolhe-se a 1ª tomada para ligar o router.
Mas em minha casa, enquanto foi ADSL, o router esteve ligado na última tomada durante 2,5 anos e nunca tive problemas.
Não acho que agora seja relevante. Já era relevante há uns posts atrás quando eu disse que o problema deverá estar numa das tomadas ou na caixa de derivação (no par que segue pra essa tomada).
Tecnicamente falando é "mais ou menos isso".
Por isso, estás certo quanto ao que é o micro-filtro (vulgo splitter).
De qq forma...vale a pena ligar ao SAC?...ou vão dizer-me que o problema é da minha instalação? É que prevejo ter de falar com 4/5 pessoas e não chegar a conclusão nenhuma...
Sinceramente: não.
Se desligares todos os telefones e só mantiveres o router ligado e tudo funcionar, não é assunto da PT e não é caso para serem eles a resolver.
Eu pedia a um amigo electricista que desse um pulinho lá a casa pra ver isso.
Fica muito mais barato do que chamar a PT.
EDIT:
E ja agora...não sei se o que vou dizer faz sentido...é de ouvir o tecnico e posso deturpar qq coisa...MAS durante a instalação ele referiu qq coisa sobre a tomada telefonica onde eu queria a ligação ao router ser a ULTIMA...o que poderia ser mau para o ruido...tem alguma coisa a ver?
(Tenho o router na sala...e suponho que a linha telefonica passe pela entrada (onde esta a caixa) e depois siga para os quartos ANTES de vir para a sala...será possivel/relevante?)
É mau o router estar na última tomada por causa de todo o ruído introduzido pelas tomadas e pelos telefones que estão antes dela. Por isso normalmente escolhe-se a 1ª tomada para ligar o router.
Mas em minha casa, enquanto foi ADSL, o router esteve ligado na última tomada durante 2,5 anos e nunca tive problemas.
Não acho que agora seja relevante. Já era relevante há uns posts atrás quando eu disse que o problema deverá estar numa das tomadas ou na caixa de derivação (no par que segue pra essa tomada).
Não estou a perceber.... e como não acredito em bruxas.... ou a instalação está mal feita.... ou o splitter está avariado.
Factos...os dois telefones sempre estiveram nas mesmas tomadas...e sempre funcionaram...
MAS...não posso dizer que funcionassem a 100%...um deles ia abaixo de vez em quando...mas sempre assumi que era a bateria que estava em baixo (mas podia não ser).
Expliquem-me sff o que é o splitter...estou a supor que é um dispositivo que se coloca na caixa de derivação de entrada e que permite definir qual a tomada à qual se vai ligar o router e enviar para este apenas sinais digitais...filtrando o "ruido" analogico. E não afectando o funcionamento das restantes tomadas...
De qq forma...vale a pena ligar ao SAC?...ou vão dizer-me que o problema é da minha instalação? É que prevejo ter de falar com 4/5 pessoas e não chegar a conclusão nenhuma...
EDIT:
E ja agora...não sei se o que vou dizer faz sentido...é de ouvir o tecnico e posso deturpar qq coisa...MAS durante a instalação ele referiu qq coisa sobre a tomada telefonica onde eu queria a ligação ao router ser a ULTIMA...o que poderia ser mau para o ruido...tem alguma coisa a ver?
(Tenho o router na sala...e suponho que a linha telefonica passe pela entrada (onde esta a caixa) e depois siga para os quartos ANTES de vir para a sala...será possivel/relevante?)
Factos...os dois telefones sempre estiveram nas mesmas tomadas...e sempre funcionaram...
MAS...não posso dizer que funcionassem a 100%...um deles ia abaixo de vez em quando...mas sempre assumi que era a bateria que estava em baixo (mas podia não ser).
Expliquem-me sff o que é o splitter...estou a supor que é um dispositivo que se coloca na caixa de derivação de entrada e que permite definir qual a tomada à qual se vai ligar o router e enviar para este apenas sinais digitais...filtrando o "ruido" analogico. E não afectando o funcionamento das restantes tomadas...
De qq forma...vale a pena ligar ao SAC?...ou vão dizer-me que o problema é da minha instalação? É que prevejo ter de falar com 4/5 pessoas e não chegar a conclusão nenhuma...
EDIT:
E ja agora...não sei se o que vou dizer faz sentido...é de ouvir o tecnico e posso deturpar qq coisa...MAS durante a instalação ele referiu qq coisa sobre a tomada telefonica onde eu queria a ligação ao router ser a ULTIMA...o que poderia ser mau para o ruido...tem alguma coisa a ver?
(Tenho o router na sala...e suponho que a linha telefonica passe pela entrada (onde esta a caixa) e depois siga para os quartos ANTES de vir para a sala...será possivel/relevante?)
Não estou a perceber.... e como não acredito em bruxas.... ou a instalação está mal feita.... ou o splitter está avariado.
O splitter tem saídas para voz(telefone) e para dados(modem). Não pode haver conflitos. Por isso cheira-me que ou o splitter "marou", ou tens a instalação mal feita (passagem de sinais filtrados no splitter e juntos outra vez nalguma tomada). É dificil saber à distancia o que se passará, mas como disse... não acredito em bruxas.
O splitter tem saídas para voz(telefone) e para dados(modem). Não pode haver conflitos. Por isso cheira-me que ou o splitter "marou", ou tens a instalação mal feita (passagem de sinais filtrados no splitter e juntos outra vez nalguma tomada). É dificil saber à distancia o que se passará, mas como disse... não acredito em bruxas.
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Oooppsss...perdi qq coisa...porque não sei...a não ser que a ideia seja assumir que só posso ter um telefone (mas nesse caso como tive dois durante 2 anos)?
De qq forma...no fds ou num feriado vou fazer umas experiencias...experimentar em diferentes tomadas, desligar alternadamente os telefones, etc...
Nada disso.
Como expliquei antes, só podes ter um problema com a ligação do cabo dessa tomada.
Ou do lado nascente ou do lado poente, mas tem que lá estar um problema nessa ligação dessa tomada.
Verifica na caixa de derivação e verifica na tomada tirando o espelho da mesma e analisando as ligações.
Cumps
De qq forma...no fds ou num feriado vou fazer umas experiencias...experimentar em diferentes tomadas, desligar alternadamente os telefones, etc...
Nada disso.
Como expliquei antes, só podes ter um problema com a ligação do cabo dessa tomada.
Ou do lado nascente ou do lado poente, mas tem que lá estar um problema nessa ligação dessa tomada.
Verifica na caixa de derivação e verifica na tomada tirando o espelho da mesma e analisando as ligações.
Cumps
Nunca mexeste na instalação telefónica?
Mas sempre tiveste os 2 telefones ligados?
Yep...um é fixo-fixo...o outro é fixo-movel. Ambos ligados DIRECTAMENTE à parede...em tempos tive SAPO ADSL e aí era preciso um microfiltro que ficava entre a tomada e o fio do telefone.
Quando instalaram o MEO, o tecnico abriu a caixa de derivação na entrada da casa e SEM BEM PERCEBI colocou ai o filtro. ASSUMI que a partir dai TODAS as tomadas da casa ficavam "filtradas".
Se sim, como é que descobriste que mandas tudo abaixo quando ligas o 2º telefone?
Um belo dia de manhã não tinha serviço de TV...ao ligar pro SAC sugeriram que desligasse os telefones...e a TV voltou. Quando religuei UM dos telefones TUDO ficou OK...ao ligar o segundo a TV vai abaixo (a luz de Broadband apaga...e pisca de vez em quando).
Olha, estás a escrever na área destinada a clientes ADSL.
Sempre fui ADSL...não posso ser Fibra nem que queira (para já)...
Da tua explicação dos filtros fiquei com a ideia de que tens (ou tiveste) a instalação como a minha...certo?
Se não tiveres...já sabes o que tens que fazer ;)
Oooppsss...perdi qq coisa...porque não sei...a não ser que a ideia seja assumir que só posso ter um telefone (mas nesse caso como tive dois durante 2 anos)?
De qq forma...no fds ou num feriado vou fazer umas experiencias...experimentar em diferentes tomadas, desligar alternadamente os telefones, etc...
Mas sempre tiveste os 2 telefones ligados?
Yep...um é fixo-fixo...o outro é fixo-movel. Ambos ligados DIRECTAMENTE à parede...em tempos tive SAPO ADSL e aí era preciso um microfiltro que ficava entre a tomada e o fio do telefone.
Quando instalaram o MEO, o tecnico abriu a caixa de derivação na entrada da casa e SEM BEM PERCEBI colocou ai o filtro. ASSUMI que a partir dai TODAS as tomadas da casa ficavam "filtradas".
Se sim, como é que descobriste que mandas tudo abaixo quando ligas o 2º telefone?
Um belo dia de manhã não tinha serviço de TV...ao ligar pro SAC sugeriram que desligasse os telefones...e a TV voltou. Quando religuei UM dos telefones TUDO ficou OK...ao ligar o segundo a TV vai abaixo (a luz de Broadband apaga...e pisca de vez em quando).
Olha, estás a escrever na área destinada a clientes ADSL.
Sempre fui ADSL...não posso ser Fibra nem que queira (para já)...
Da tua explicação dos filtros fiquei com a ideia de que tens (ou tiveste) a instalação como a minha...certo?
Se não tiveres...já sabes o que tens que fazer ;)
Oooppsss...perdi qq coisa...porque não sei...a não ser que a ideia seja assumir que só posso ter um telefone (mas nesse caso como tive dois durante 2 anos)?
De qq forma...no fds ou num feriado vou fazer umas experiencias...experimentar em diferentes tomadas, desligar alternadamente os telefones, etc...
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