Sistema tem dificuldades em reiniciar..."Broadband" não fixa!

  • 24 November 2010
  • 36 respostas
  • 5369 visualizações

  • Estagiário Sénior
  • 22 respostas
Há um par de semanas o sistema foi abaixo (julgo que faltou a luz a meio da noite)...e ao ligar não conseguia sincronismo...a luz de "Broadband" do router não ficava fixa...piscava, fixava uns minutos, piscava, etc...
O que isto implica é que a TV não funciona, MAS a net aparece esporadicamente (suponho que naqueles momentos em que a luz está fixa).

Liguei para o SAC...e não conseguiram identificar o problema...sugeriram que desligasse os telefones fixos e tentasse ligar...

Ora bem...depois de vários "resets" o sistema voltou e eu assumi que estava resolvido, religuei os telefones e tudo OK...um destes dias foi abaixo outra vez...e voltaram a ser precisos varios resets para por tudo a funcionar...

Tenho serviço à mais de 2 anos...e até este "problema" quando a luz ia abaixo o sistema voltava sozinho em poucos minutos.
Não consigo ter certeza de se os telefones têm algum efeito...e agora tenho receio de desligar o sistema para experimentar...(já perdi umas gravações com isto).

O que eu pergunto é...posso/devo fazer alguma coisa? Que interessaria ligar ao SAC a dizer que o sistema está ok...mas tenho medo de desligar...
Alguem sabe o que possa ser? (Ou tenha tido problema semelhante)
Arrisco a que vá tudo abaixo um dia destes?

36 respostas

Reputação 7
Crachá +22

Acho que este é o record de abertura, merece uma taça 🏆

Reputação 7
Crachá +21

á 12 anos diria que o transformador foi-se, hoje em dia… Tambem 😂

 

Já que pegou moda reabrir topicos de há seculos, reabram o primeiro topico do forum, so pela piada 🤣

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

tópico parado há 12 anos??? sério??

Reputação 7
Crachá +24

@José Pais

Se a situação se mantiver é ligar para o apoio técnico. 

Crachá

A luz foi abaixo e ao voltar fiquei  sem internet e tb sem TV (Smart TV). Pisca mas  não se fixa. Já fiz vários reset e a luz da internet fica vermelha, deixa de estar, e volta a ficar. O que fazer mais.

Crachá +7
Pero que las hay, las hay. 🙂
pois... mistério.
Mas eu não acredito em bruxas....
Crachá +7
Mistério...
Se ele só te abriu a 5ª tomada... é o que eu temia e já disse. Tens o circuito do modem a passar pelas tomadas anteriores..... deve residir aí o problema.
E alguma teoria de porque é que funcionou até agora?

Que o tecnico não mexeu nas outras tomadas é garantido...só na caixa (0) e na 5...eventualmente na 1, mas duvido...está atras de um movel e não me lembro de ter sido mexido.
Se ele só te abriu a 5ª tomada... é o que eu temia e já disse. Tens o circuito do modem a passar pelas tomadas anteriores..... deve residir aí o problema.
Crachá +7
Podem ficar a funcionar quantos telefones queiras.
É uma questão de colocares filtros em cada tomada de telefone.
Mas se tens um filtro à entrada da linha, isso ultrapassa a necessidade de mais filtros no resto da casa...
Cumps
esperemos que o interessado (avf) diga alguma coisa, pk isto de fazer diagnósticos à distancia é lixado.
Não me esqueci...mas a opção de andar a desmontar caixas não é coisa que me agrade...tenho pouco jeito de mãos e algum receio de por aquilo ainda pior...
DE MOMENTO optei por desligar o segundo telefone...para ser sincero, tenho a ideia do tecnico ter dito que só poderia ter um telefone ligado...

Mesmo assim...sem abrir as tomadas (para já)...e definindo a instalação como 0-1-2-3-4-5 em que 0 é a caixa de derivação de entrada, 1 a tomada ao lado, 2,3 e 4 são as tomadas dos quartos e 5 é a da sala posso dizer o seguinte:
Tanto quanto o tecnico me disse, a sequencia 0-1-2-3-4-5 é a sequencia que a linha telefonica segue.
O filtro foi colocado na 0 (julgo eu)
O tecnico abriu a 5, religou qq coisa e passou a sair um fio por baixo que vai ate ao router. JULGO que ele me disse que a 5 não pode ser usada para um telefone, apesar da saida ainda la estar e "aberta".
Tinha os telefones na 1 e 2...retirei o da 2 e tudo funciona OK.
Afinal não tive tempo para fazer experiencias...mas antes de abrir vou tentar o seguinte:
Desligar o 1 e ver se o 2 funciona.
Retirar o telefone da 2 e experimentar na 1...e na 3
E ja agora...o contrario...tirar o da 1 e colocar na 2.

Em nenhum local das condições MEO eles referem que podem ficar 2 telefones a funcionar...MAS que caraças...funcionaram 2 anos!!! Poderá ter sido alterado algo no sinal que vem da MEO...mais ruido, menos largura de banda...qq coisa assim? (Estou a supor que é possivel que a rede tenha ficado mais "sensivel")

E agradeço de qq forma a explicação sobre os fios...eu até gosto dessas coisas electricas...mas mais no "papel"...
esperemos que o interessado (avf) diga alguma coisa, pk isto de fazer diagnósticos à distancia é lixado.
Crachá +7
Aha! Tinhas razão. É o que dá ler posts depois das 2 da manhã...
Nem sei porque não li tomada pois se o tivesse feito teria imediatamente entendido a tua explicação.
Agora parece tudo muito mais claro.
Repara, mesmo assim dessa forma não conseguimos explicar porque razão funcionou durante 2 anos e depois parou simplesmente de funcionar de um dia para o outro.
Mas já faz todo o sentido.
Cumps
hehehehe... conversa de surdos, mas.....
quando falo dos contactos 3 e 4 são da tomada, da própria tomada, e são verde e branco. E sim, são os 2 pinos do meio da tomada (tem 6 as tomadas rj11, 8 as tomadas rj45). O par que transporta o sinal é k pode ser azul e branco.
Pode estar a acontecer isso só numa tomada, porque pode ser a tomada onde se esqueceram de retirar os fios do circuito (do modem) dessa tomada. A alimentar o telefone só está um par de cobre, mas existe uma coisa chamada "diafonia" (interferência que um par provoca no par adjacente) que pode atirar abaixo o modem.
teorias....
um abraço.
Crachá +7
Reconheço que me sinto um pouco perdido com a tua explicação.
Falas no par verde/branco nos pinos 3 e 4.
Na realidade, a norma é usar o par azul/branco nos pinos do meio (pinos 2 e 3).
Até é possível estar a acontecer o que mencionas, mas se é assim, devia dar problemas com ambos os telefones e não apenas com um deles.
Cumps
Bem apanhado john, mas repito aquilo que disse e que pode ser o problema

"Tenho e sempre tive (2 anos sem problemas) dois telefones fixos ligados em duas tomadas diferentes...ontem descobri que ao ligar o 2o deito abaixo o serviço de televisão...a tal luz do Broadband apaga...e ao desligar o telefone da parede o serviço voltou...SEM RESET"

Isto pode acontecer, porque o par de fios que vai do splitter até ao router pode estar a passar pelas tomadas.Para o telefone só é preciso o par de fios que vai para os contactos 3 e 4 das tomadas (os fios verde e branco das tomadas), os outros não são necessários. O que os técnicos costumam fazer é aproveitar dois fios desnecessários das tomadas, corta-los, retirar das tomadas e uni-los para fazer um circuito único desde o splitter até ao modem. Se, por acaso o circuito splitter/modem passa pela tomada onde está o telefone e não foi feito o que referi atrás, é o suficiente para atirar abaixo a ligação.
Se não me fiz entender... o problema é meu, nunca fui grande explicador 🙂
Crachá +7
Arrais,
Sinceramente não consegui acompanhar o seu raciocínio no seu post anterior.
Vai-me desculpar mas, o avf diz que um dos telefones funciona (e não prejudica o funcionamento do router) e que não tem splitters entre as tomadas e os telefones.
Se bem percebo, e se me acompanha no raciocínio, se não há splitters entre os telefones e as tomadas de parede, então é porque o splitter está montado na chegada da linha telefónica a casa do cliente, certo?
Se sim, como explica que o splitter está avariado para uma tomada de telefone mas está bom para outra tomada de telefone?
Cumps
avf:
O splitter pode estar avariado, mas faz o seguinte:
- Abre a caixa onde está o splitter, ele tem marcado a saída de dados(modem). Vê a cor dos fios.
- vai abrindo as tomadas por onde passa o cabo uma a uma sem esqueceres nenhuma.
- os fios que saem do splitter para o modem não podem passar por nenhuma tomada. Normalmente o que os técnicos fazem, é corta-los da tomadas e uni-los. esses dois fios vão directamente para (e só) para o modem.
- se tudo estiver assim, tem que funcionar, caso contrario tens o splitter avariado.
Crachá +7
Não estou a perceber.... e como não acredito em bruxas.... ou a instalação está mal feita.... ou o splitter está avariado.
O splitter tem saídas para voz(telefone) e para dados(modem). Não pode haver conflitos. Por isso cheira-me que ou o splitter "marou", ou tens a instalação mal feita (passagem de sinais filtrados no splitter e juntos outra vez nalguma tomada). É dificil saber à distancia o que se passará, mas como disse... não acredito em bruxas.

Arrais, pessoalmente acho difícil que seja do splitter.
Ele diz que só tem 1 splitter e que tem 2 tomadas para telefone.
Se um dos telefones ligado não gera problemas (só 2º telefone é que gera), é porque o splitter está bom.
A não ser que já haja instalações com splitters que tenham mais que uma saída para voz e eu não saiba...
Cumps
Crachá +7
Expliquem-me sff o que é o splitter...estou a supor que é um dispositivo que se coloca na caixa de derivação de entrada e que permite definir qual a tomada à qual se vai ligar o router e enviar para este apenas sinais digitais...filtrando o "ruido" analogico. E não afectando o funcionamento das restantes tomadas...

Tecnicamente falando é "mais ou menos isso".
Por isso, estás certo quanto ao que é o micro-filtro (vulgo splitter).

De qq forma...vale a pena ligar ao SAC?...ou vão dizer-me que o problema é da minha instalação? É que prevejo ter de falar com 4/5 pessoas e não chegar a conclusão nenhuma...

Sinceramente: não.
Se desligares todos os telefones e só mantiveres o router ligado e tudo funcionar, não é assunto da PT e não é caso para serem eles a resolver.
Eu pedia a um amigo electricista que desse um pulinho lá a casa pra ver isso.
Fica muito mais barato do que chamar a PT.

EDIT:
E ja agora...não sei se o que vou dizer faz sentido...é de ouvir o tecnico e posso deturpar qq coisa...MAS durante a instalação ele referiu qq coisa sobre a tomada telefonica onde eu queria a ligação ao router ser a ULTIMA...o que poderia ser mau para o ruido...tem alguma coisa a ver?
(Tenho o router na sala...e suponho que a linha telefonica passe pela entrada (onde esta a caixa) e depois siga para os quartos ANTES de vir para a sala...será possivel/relevante?)

É mau o router estar na última tomada por causa de todo o ruído introduzido pelas tomadas e pelos telefones que estão antes dela. Por isso normalmente escolhe-se a 1ª tomada para ligar o router.
Mas em minha casa, enquanto foi ADSL, o router esteve ligado na última tomada durante 2,5 anos e nunca tive problemas.
Não acho que agora seja relevante. Já era relevante há uns posts atrás quando eu disse que o problema deverá estar numa das tomadas ou na caixa de derivação (no par que segue pra essa tomada).
Não estou a perceber.... e como não acredito em bruxas.... ou a instalação está mal feita.... ou o splitter está avariado.

Factos...os dois telefones sempre estiveram nas mesmas tomadas...e sempre funcionaram...
MAS...não posso dizer que funcionassem a 100%...um deles ia abaixo de vez em quando...mas sempre assumi que era a bateria que estava em baixo (mas podia não ser).

Expliquem-me sff o que é o splitter...estou a supor que é um dispositivo que se coloca na caixa de derivação de entrada e que permite definir qual a tomada à qual se vai ligar o router e enviar para este apenas sinais digitais...filtrando o "ruido" analogico. E não afectando o funcionamento das restantes tomadas...

De qq forma...vale a pena ligar ao SAC?...ou vão dizer-me que o problema é da minha instalação? É que prevejo ter de falar com 4/5 pessoas e não chegar a conclusão nenhuma...

EDIT:
E ja agora...não sei se o que vou dizer faz sentido...é de ouvir o tecnico e posso deturpar qq coisa...MAS durante a instalação ele referiu qq coisa sobre a tomada telefonica onde eu queria a ligação ao router ser a ULTIMA...o que poderia ser mau para o ruido...tem alguma coisa a ver?
(Tenho o router na sala...e suponho que a linha telefonica passe pela entrada (onde esta a caixa) e depois siga para os quartos ANTES de vir para a sala...será possivel/relevante?)
Não estou a perceber.... e como não acredito em bruxas.... ou a instalação está mal feita.... ou o splitter está avariado.
O splitter tem saídas para voz(telefone) e para dados(modem). Não pode haver conflitos. Por isso cheira-me que ou o splitter "marou", ou tens a instalação mal feita (passagem de sinais filtrados no splitter e juntos outra vez nalguma tomada). É dificil saber à distancia o que se passará, mas como disse... não acredito em bruxas.
Crachá +7
Oooppsss...perdi qq coisa...porque não sei...a não ser que a ideia seja assumir que só posso ter um telefone (mas nesse caso como tive dois durante 2 anos)?
De qq forma...no fds ou num feriado vou fazer umas experiencias...experimentar em diferentes tomadas, desligar alternadamente os telefones, etc...

Nada disso.
Como expliquei antes, só podes ter um problema com a ligação do cabo dessa tomada.
Ou do lado nascente ou do lado poente, mas tem que lá estar um problema nessa ligação dessa tomada.
Verifica na caixa de derivação e verifica na tomada tirando o espelho da mesma e analisando as ligações.
Cumps
Nunca mexeste na instalação telefónica?
Mas sempre tiveste os 2 telefones ligados?

Yep...um é fixo-fixo...o outro é fixo-movel. Ambos ligados DIRECTAMENTE à parede...em tempos tive SAPO ADSL e aí era preciso um microfiltro que ficava entre a tomada e o fio do telefone.
Quando instalaram o MEO, o tecnico abriu a caixa de derivação na entrada da casa e SEM BEM PERCEBI colocou ai o filtro. ASSUMI que a partir dai TODAS as tomadas da casa ficavam "filtradas".

Se sim, como é que descobriste que mandas tudo abaixo quando ligas o 2º telefone?

Um belo dia de manhã não tinha serviço de TV...ao ligar pro SAC sugeriram que desligasse os telefones...e a TV voltou. Quando religuei UM dos telefones TUDO ficou OK...ao ligar o segundo a TV vai abaixo (a luz de Broadband apaga...e pisca de vez em quando).

Olha, estás a escrever na área destinada a clientes ADSL.

Sempre fui ADSL...não posso ser Fibra nem que queira (para já)...
Da tua explicação dos filtros fiquei com a ideia de que tens (ou tiveste) a instalação como a minha...certo?


Se não tiveres...já sabes o que tens que fazer ;)

Oooppsss...perdi qq coisa...porque não sei...a não ser que a ideia seja assumir que só posso ter um telefone (mas nesse caso como tive dois durante 2 anos)?
De qq forma...no fds ou num feriado vou fazer umas experiencias...experimentar em diferentes tomadas, desligar alternadamente os telefones, etc...

Responder