Depois de mais alguns telefonemas, foi agendada nova visita técnica.
O técnico veio novamente com um router exatamente igual ao anterior para instalar.
Não aceitei a substituição pelos mesmos motivos que já tinha explicado anteriormente: não fazia sentido trocar por outro equipamento antigo com o mesmo histórico de avarias.
O técnico ainda fez vários telefonemas para o superior dele, mas continuou a dizer que não tinha autorização para deixar um modelo mais recente. Limitou-se então a fazer algumas alterações no servidor e a trocar fisicamente o meu cabo para outra porta no PDO e foi-se embora.
Sinceramente, eu já sabia que aquilo não ia resolver nada.
E assim foi. Às 12h30… novo reboot.
Voltei a ligar para o apoio. Estive cerca de 30 minutos em linha até ser atendido, mas desta vez valeu a pena. Falei com a Sra. Ana. Expliquei-lhe toda a situação desde o início. Apesar de não ter qualquer culpa no processo, percebeu perfeitamente o problema e mostrou-se genuinamente incomodada com a forma como a situação estava a ser tratada.
Disse-me claramente que, perante um problema persistente e já reportado várias vezes, eu tinha direito à substituição por um modelo mais recente. Informou-me que podia levantar um router Wi-Fi 6 numa loja.
Assim fiz.
Fui à loja e levantei o router Wi-Fi 6. Para quem não esteja atento: externamente o modelo é praticamente igual ao Wi-Fi 5. A diferença está no interior.
Cheguei a casa, liguei o equipamento… e os reboots de hora a hora simplesmente desapareceram.
Problema resolvido.
Deixo aqui o meu sincero agradecimento à Sra. Ana, que foi a primeira pessoa a assumir responsabilidade pelo cliente e a resolver efetivamente a situação.