Skip to main content
Solução

Roaming Suiça

  • October 14, 2025
  • 2 respostas
  • 61 visualizações

Exmos. Senhores,

No dia 5 de setembro, aterrei em Zurich na Suíça, para fazer a “ponte” para Alemanha. Assim que aterrámos na pista, recebi um SMS com a seguinte indicação: "ROAMING no Espaço Económico Europeu, como em Portugal… internet móvel de acordo com o seu tarifário em Portugal."

Como habitualmente tenho os dados móveis ligados, e tendo em conta a SMS, não me preocupei com o roaming. De seguida ligo ao meu cunhado para saber onde está estacionado e também envio uma mensagem via WhatsApp com a minha localização no aeroporto.

Logo de seguida recebo nova mensagem da MEO: “Roaming: Atingiu Eur 50.00 (+Iva) em trafego de dados. O serviço fica suspenso…”

Passo a fronteira da Suiça para a Alemanha e recebo novamente a SMS: "ROAMING no Espaço Económico Europeu, como em Portugal… internet móvel de acordo com o seu tarifário em Portugal."

Fiquei despreocupado, porque como recebi as mensagens que seria aplicado o mesmo tarifário que em Portugal.

Por incrível que pareça, recebo hoje a fatura e vêm debitado 60,00€ + Iva em dois cartões móveis, que em conjunta com a mensalidade, fica um valor a débito de 235€.

Não consigo comprreender como é possível, um cidadão português com situação tributária em dia, ter que pagar um valor exurbitante por um serviço minimo. 

Agradeço a anulação dos valores do roaming, pois irei dirigir-me a todas as entidades, no sentido desta situação ser solucionada.

Solução por Ricardo27

Em zonas fronteiriças com a Suíça tem que ter o máximo de cuidado que rede está a apanhar. Tanto apanha redes alemãs, francesas etc, onde o roaming é gratuito, como apanha rede Suíça, em que o roaming é caríssimo. É da responsabilidade do cliente. Pode colocar um pedido através da sua área de cliente, explicando a situação, e logo vê qual será a posição da meo. Ao creditarem o valor, ou parte, será sempre como gesto comercial, sem qualquer obrigação. 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

2 respostas

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • Solução
  • October 14, 2025

Em zonas fronteiriças com a Suíça tem que ter o máximo de cuidado que rede está a apanhar. Tanto apanha redes alemãs, francesas etc, onde o roaming é gratuito, como apanha rede Suíça, em que o roaming é caríssimo. É da responsabilidade do cliente. Pode colocar um pedido através da sua área de cliente, explicando a situação, e logo vê qual será a posição da meo. Ao creditarem o valor, ou parte, será sempre como gesto comercial, sem qualquer obrigação. 


omicronpersei8
Especialista MEO
Forum|alt.badge.img+23
  • Especialista MEO
  • October 14, 2025

esse é um tema já reclamado aqui no fórum.

A Suíça não faz parte da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu, por isso não se aplicam as regras de roaming grátis, como acontece em outros países europeus. Na Suíça aplicam-se tarifas da Zona 2

Segue a recomendação sempre quando se vai de viagem. Antes de viajar devemos sempre verificar aqui em Roaming MEO a taxa e os preços de roaming para o país onde vamos viajar. (se for por exemplo Suíça, de passagem, mais vale por o modo avião. Zonas perto de fronteiras mais ainda.

Já no espaço schengen é diferente porque é considerado “roaming like at home”, por diretiva da UE.

Tal como sugerido acima exponha a situação aos serviços MEO.