Skip to main content

Roaming Suiça

  • May 3, 2025
  • 10 respostas
  • 342 visualizações

Forum|alt.badge.img+1

Exmos. Senhores,

A minha filha viajou para a Suiça, em Março, durante uns dias e ao chegar recebeu esta mensagem: 
 "ROAMING no Espaço Económico Europeu, como em Portugal… internet móvel de acordo com o seu tarifário em Portugal", o que a levou a usar os dados por alguns momentos para informar da chegada.

Hoje, 03 de Maio, ao consultar a área de cliente, Faturas, sou surpreendido com um custo adicional de comunicações em Roaming de 39,90 €…  um total de 107,82 € a debitar no próximo dia 15 de maio (normalmente a mensalidade é 67, 69 €).
Como é que não aparece nenhum aviso de consumo extra tarifário?
 

Esta mensagem de aviso foi claramente enganadora. 
Devia sim ser informado que caso utilizasse os dados teria que pagar um valor adicional.
 

Caso este valor adicional me seja cobrado, informo desde já que cessarei de imediato o contrato que acabei de renovar com a MEO, mesmo que para tal tenha que pagar mais 10,93€ referentes à cessação antecipada.
 

Aguardo uma resposta até 14 de maio.

Cumprimentos,

10 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Carlos_Silva1 

Infelizmente, se a sua Filha fez esse Consumo, e o mesmo existiu, ele irá ser claramente Faturado e Cobrado, mesmo que tenha sido por engano

Antes de Viajar deve sempre verificar os custos padrões para o país que vai viajar em Roaming MEO, e pode até Adquirir um Pacote de Dados

Na Suíça, por padrão, é cobrado a Cada 100KB (+/-0,1MB) de Dados Móveis €0,700 (o que é um preço muito elevado). Por exemplo, ao gastar 7MB facilmente pode chegar a um custo de €50, o Limite de Extramensalidade em Roaming que deve ter pré-definido, e a MEO pode Cobrar sem Aviso

Se fosse um País do Espaço Económico Europeu o Tarifário iria funcionar como em Portugal, como indica esse SMS, que devia ter sido enviado automaticamente, e acidentalmente, pois o Telemóvel da sua Filha se ligou a uma Rede de um País da EEE, como Por Exemplo a França, mas essa informação não se aplica a Suíça, pois a Suíça não faz parte da EEE.

 

Aqui no Fórum não irá conseguir tratar de nada, pois aqui somos apenas Clientes, e a sua Reclamação não terá Efeito algum por Aqui

Deve Contactar o Apoio ao Cliente através das Linhas de Apoio MEO (ou pode sempre fazer uma Reclamação pelas Vias para Efeito), para receber Mais Informações, ou até um Reembolso (mas não prometo nada),


Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • May 4, 2025

Obviamente que o consumo existiu!… descobri mais de um mês depois, ao consultrar a fatura, e depois fui confirmar as condições do contrato, nas tais letras pequeninas!


A questão fundamental é que existe má fé por parte da MEO.
 

O correto não deveria ser aparecer aquela mensagem, mas sim, ao chegar, uma de aviso “Na Suiça os dados móveis não estão incluidos no pacote MEO”. Caso queira usar, compre dados extra!
Obviamente que compraria se não fosse muito caro, ou teria o cuidado de usar apenas a internet fixa!

Coloquei esta publicação sobretudo como forma de aviso a futuros tilizadores!

Obviamente haverá muitos mais casos em que a MEO se aproveita para faturar comunicações extra-pacote. Nem quero imaginar quanto não será este valor… certamente astronómico tendo em conta o que referiu…
“Na Suíça, por padrão, é cobrado a Cada 100KB (+/-0,1MB) de Dados Móveis €0,700 (o que é um preço muito elevado). Por exemplo, ao gastar 7MB facilmente pode chegar a um custo de €50, o Limite de Extramensalidade em Roaming que deve ter pré-definido, e a MEO pode Cobrar sem Aviso”.

Portanto, depois de consumir (por engano) e descobrir…    “será claramente Faturado e Cobrado!!!” 

É pagar e calar!!!


Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Carlos_Silva1 

Tenho pena pela situação, e entendo a sua opinião, e que tenha fica frustrado, eu ficaria igual

Infelizmente há N situações idênticas, em vários locais, inclusive aqui no Fórum é só pesquisar, está situação acontece em uma qualquer Operadora de Telecomunicações, não é só a MEO, pois todas têm custos em Roaming, e nenhuma informa desses custos, nem mandam informações sobre o assunto aonchegar no país, só depois é que aparecem as surpresas na Fatura

Por isso disse que é sempre bom ver na Área Cliente e no Site antes de Viajar os Custos que podem vir a ser Cobrados pela Utilização, e os Pacotes de Roaming que pode comprar, pois depois é tarde de mais, isto para qualquer Operadora

Mas como lhe disse faça uma Reclamação pelas vias para o efeito, e indique que o gasto existiu acidentalmente e por engano, devido ao SMS enviado Erradamente pela MEO, e por não ter sido informado corretamente dos custos. Pode ser que até lhe deiam razão, tenha sorte, obtenha um Reembolso, e não seja só "Pagar e Calar". Mesmo que não consiga nada, não custa tentar


omicronpersei8
Especialista MEO
Forum|alt.badge.img+23

A Suíça não é um Pais membro da UE, por conseguinte o roaming não é como o tráfego consumido dentro da Europa. Pode ter acontecido, imagino eu, é que durante a viagem que é sobre espaço europeu ter recebido a mensagem. (no avião o tlm tem de estar desligado, mas quando o liga recebe mensagens que ficaram por entregar). Já me aconteceu isso várias vezes e é normal. 

Há informação sobre o tema no website MEO que fala sobre o roaming 
https://www.meo.pt/servicos/movel/tarifarios-telemovel/roaming/espaco-economico-europeu

Roaming no Espaço Económico Europeu (EEE) Comunicar em Roaming no Espaço Económico Europeu é simples e inclui toda a União Europeia, Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein. Andorra, Principado Mónaco e Suíça não são países da União Europeia.”


Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • May 5, 2025

Pois!… a Suiça não é realmente um país da EU!
A maioria das pessoas sabe… tal como a minha filha também sabe. A questão é que depois de aterrar, ligou o tm e apareceu a mensagem que a induziu em erro.
O correto seria que a MEO enviasse uma mensagem de aviso “Na Suiça os dados móveis não estão incluidos no pacote MEO”
Os clientes usam o serviço sem saberem, porque a maioria não vai ler as condições do contrato (letras pequenas)… tal como eu não fui (admito) quando o celebrei.
Existe claramente má fé por parte da MEO… pois tal acontece com inúmeros clientes, o que acaba por ser uma fonte extra de receita… e os valores são realmente elevados!


Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • May 5, 2025

@Carlos_Silva1 

Não tem nada a ver com má fé… são mensagens enviadas totalmente automáticas. Ela recebeu esse sms, porque o telemóvel se ligou a uma rede da Alemanha ou da França.

O aeroporto provavelmente foi o de Basileia, que faz fronteira com os 3 países e onde se apanha facilmente rede dos 3 países.


Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • May 5, 2025

Caro, Rafa_UserFiberMEO,

Aproveito para informar que entrei em contacto com a Área de Cliente da MEO… expus toda situação, e pelo facto de tal ter acontecido pela primeira vez, e não ter recebido qualquer informação da MEO a avisar dos custos, acabaram por anular o item adicional de roaming na fatura.
Parece que compreenderam a situação… e vão efetuar o reembolso.

Obrigado pela sua sugestão!
Tenha uma boa tarde!

Carlos Silva

 


Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • May 5, 2025


Caro Ricardo,

Quando digo “má fé por parte da operadora”… refiro-me a falta de informação.
Se verificar no fórum, são inúmeras as situações… e os custos muito elevados!
A maioria das pessoas só percebe isso quando recebe a fatura… mesmo sabendo que a Suiça não faz parte da UE.
Bastava a MEO enviar um SMS automático aos clientes, para informar logo assim que aterrasem e ligassem os telemóveis. 
 “Na Suiça os dados móveis não estão incluidos no pacote MEO”
Tal não acontece… aparece outra mensagem!
Boa tarde!


Definitivamente é um absurdo o custo que eles cobram para a Suiça. Não faz nenhum sentido esse custo. O contrário, planos suíços usando roaming em Portugal nem são cobrados. Qual a mágica ? Falta uma postura e um política de preços adequada do lado da MEO. Não avisam adequadamente e o consumidor que se resolva com as entrelinhas. Revoltante 


Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • August 18, 2025

Concordo.

7 euros por cada MB não lembra a ninguém.