Para as avarias de serviço fixo e móvel que se verificam na Sapataria, Sobral de Monte Agraço, desde, respectivamente, 28/01/2026 e 06/02/2026, qual o ponto de situação?
O que tem sido feito para resolver a avaria?
Face às recomendações da ANACOM, publicadas a 05/02/2026, indago:
- Roaming Nacional Temporário – Na medida do que for viável, recomenda-se que os operadores móveis celebrem acordos de roaming de carácter temporário, permitindo que os utilizadores possam aceder às redes dos outros operadores durante o período em que a falha subsista, garantindo a continuidade de serviço e mitigando o impacto da catástrofe. – Foram celebrados estes acordos? Como aceder ao serviço?
- Informação ao Público – Recomenda-se que os operadores informem o público (designadamente pelas rádios locais) sobre: i) o estado das redes e serviços durante a situação de calamidade, em particular, dando informação sobre a perspetiva de reposição, indicando, tanto quanto possível, as localizações em que essa reposição já tenha ocorrido e ii) potenciais situações de atuações fraudulentas no contexto da reposição dos serviços. – qual a informação prestada?
- Criação de mecanismos que permitam identificar e tratar com particular celeridade dificuldades no acesso aos serviços por parte de utilizadores com necessidades especiais e/ou em situação de especial vulnerabilidade social (como utilizadores em situação de isolamento). – quais os mecanismos criados para os utilizados do concelho do Sobral de Monte Agraço e, em especial da freguesia da Sapataria sem serviço há dias sem fim?
- Especificamente em relação à MEO, recomenda-se que nas zonas afetadas, agilize os prazos de resposta e simplifique os procedimentos associados aos pedidos de instalação de cabos em condutas e postes ao abrigo das ofertas de referência a condutas e postes (ORAC e ORAP), incluindo faturação e cobrança. – Sendo este um ponto especial para a vossa empresa, qual a agilização que foi feita para a avaria aqui em análise e qual a resposta que tem sido dada? Qual o prazo de resolução da avaria?
- Recomenda-se que as entidades detentoras de infraestruturas aptas à instalação de redes de comunicações eletrónicas, nas zonas afetadas, agilizem os prazos de resposta e simplifiquem os procedimentos associados aos pedidos de instalação de cabos em condutas e postes ao abrigo das respetivas ofertas de acesso, de forma a facilitar a reposição célere dos serviços de comunicações eletrónicas. - Qual a agilização que foi feita para a avaria aqui em análise e qual a resposta que tem sido dada? Qual o prazo de resolução da avaria?

