Skip to main content

Problemas com quebra frequente de acesso à internet, Meo remete para dispositivos "não Meo" que tenho em casa.

• August 25, 2025
  • 8 respostas
  • 370 visualizações

Forum|alt.badge.img

Nos últimos dias tenho tido quebras constantes na internet, com latência elevada e, por vezes, sem ligação durante minutos.

Já contactei o apoio várias vezes, trocaram-me o router (FiberGateway), mas o problema mantém-se.

Moro numa moradia de 2 andares e uso 3 routers em modo AP (2 Mercusys e 1 TPLink) ligados por cabo ao router da MEO. Tenho também vários dispositivos IoT (Shelly, Xiaomi, Yeelight), mas não adicionei nenhum nos últimos 8 meses; os problemas começaram há cerca de 1 mês.

No último contacto, disseram-me que o router da MEO está em atualizações constantes e pode ter ficado incompatível com alguns dispositivos. Alegaram ainda que não dão suporte a routers de terceiros e sugeriram comprar extensores da MEO. Isto faz-me suspeitar que possam estar a limitar ou a prejudicar equipamentos que não são deles.

Estou aos poucos a desligar os equipamentos “extra” no entanto não acho que seja uma situação normal estarem a limitar os equipamentos que ligamos, ou a imputar a culpa de falhas constantes de acesso a dispositivos de IOT.

Tenho feito testes com pings e noto que posso estar horas sem falhas, mas de repente surgem picos de 2 a 8 segundos e quebras de ligação que duram segundos ou minutos. Isto com reuniões e trabalho em casa torna-se incomportável.

8 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 25, 2025

Olá ​@NunoMB 

Os únicos extensores mesh compativeis com o Fibergateway são os extensores MEO Easymesh.

As falhas acontecem apenas nos router das outras marcas ou também a dispositivos ligados ao Fibergateway?

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • August 25, 2025

boas

testa desligar o tplink...normalmente o problema começa por essa marca...

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • August 25, 2025

Obrigado desde já pelas sugestões.

Não tenho os Mercusys em mesh, apenas a duplicar a rede como access point.

O problema ocorre em toda a rede, não apenas nos routers “não Meo”. Por vezes até a TV deixa de ter sinal (só noto isto quando tenho a TV da cozinha ligada, a única por cabo coaxial). Parece ser mesmo o router principal que perde o sinal, daí estar com muitas dúvidas que o problema será dos meus routers ou dispositivos.

Curiosamente sempre tive routers TP-link ligados aqui na Meo e sempre funcionaram bem. Os Mercusys foram mais recentes, mais rápidos, por serem 5GHz. Mas lá está, relativamente aos routers, já está esta estrutura há mais de 1 ano. Também já desliguei o tp-link noutro dia durante umas horas e as falhas intermitentes continuaram.

Neste momento estou a passar um router Mercusys, configurado como router em vez de AP, ligado em bridge, para ficar numa rede independente, e tentar ligar lá o máximo de dispositivos IOT.

Forum|alt.badge.img+3
  • Observador
  • August 25, 2025

Boas.

Realmente é muito complicado com tanto dispositivo ligado, saber ao certo qual é o problema.
Pode ser um transformador avariado, um cabo de rede avariado, um software tipo Stremio, um equipamento de domotica, uma má configuração num equipamento privado que entra em conflito com o FGW (pois a maioria faz actualizações de firmware automaticamente).
Se a MEO diz que não detecta nada, está descartada a possibilidade de sinal optico atenuado e de existirem erros opticos na respectiva ligação.

Se dizes que perdes sinal da TV por RF, significa efetivamente que o FGW desliga-se. Já verificate a tomada eletrica onde o equipamento está ligado? Não tens nenhuma daquelas extenções eletricas “esquisitas” com “Master” and “Slave” (Tenta ligar o equipamento em outra tomada eletrica (de parede))
Verifica a PSU do FGW, supostamente tem que ser uma de 12V 3A. Acontece por vezes, existir a PSU incorrecta ligada ao equipamento, por diversos fatores. Se a PSU não tiver a potencia correcta, quando a PSU aquece o router desliga-se (Tal como fosse o dijuntor do quadro eletrico quando é sobrecarregado, dispara). Até pode ter a PSU correcta e a mesma não estar a fazer a voltagem correcta.
Podes passar numa loja MEO e solicitar uma PSU para o teu equipamento FGW 12v 3A.
Desde o apagão que houve existem alguma PSU que podem não ter ficado a funcionar em condições.

Remotamente não se consegue verifcar este problema. 

Eu começava pela PSU, Depois por trocar a origem da corrente eletrica.

Se presistir, desligar todos os equipamentos ligados ao router com cabo de rede, RF e Telefone. Alterar o nome da rede  / SSID (para nada se ligar ao router) e ligar o minimo dos minimos, ao router 
O ideal um equipamento por dia e ir testando. Dá muito trabalho, mas não existe outra forma de o fazer. Existem centanas de clientes com estes problemas e a trocar do router não resolveu, porque o problema não estava no equipamento.

Falei do RF porque em alguns casos poderá haver retorno de corrente eletrica pelo cabo RF, proveniente de de uma TV com problema, ou qualquer coisa mal ligada ao cabo RF, por exemplo falta de terra no Armário de telecomunicações ligado aos derivadores/repartidores.

Boa sorte :)

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • August 25, 2025

Pois, sei que vai dar trabalho tentar encontrar a origem, daí estar na esperança que o problema fosse da Meo. 😁

Substituiram-me o router na semana passada e o transformador também, directamente da caixa pelo técnico. Tomada, aquilo está numa daquelas caixas AT na parede, só tem uma tripla já lá instalada. Não fazia ideia que podia ter interferência, mas se o problema persistir vou ligar a uma tomada fora.

Neste momento desliguei um dos Mercusys, coloquei o outro Mercusys em bridge na porta 4, mantive o tp-link (RE200) ligado ao router da Meo, e para já tem-se mantido estável. 

Tenho uma consola sempre com pings ao google.com para detectar se houver falhas e a que horas foi.

Para já não tenho quase nada ligado ao Mercusys, apenas um ou outro telemóvel, e um portátil. Vou ver a evolução, e se se mantiver estável, vou começando a ligar equipamentos, esperando que não tenha sido coincidência a estabilidade da rede. Se falhar durante a noite, experimento desligar o tp-link.

Vou dando notícias.

Obrigado!

• Novo Membro
  • August 26, 2025

A meo está a fazer alterações graduais, começou com o meogo a não funcionar em linux, agora tentem aceder ao vosso FiberGateway, tem um comportamento estranho, não se consegue, só consegui aceder com eth e no arranque, a rede WIFI de casa está instável, quem está por WIFI fica sem rede, e a culpa são dos equipamentos que não são da meo, que estiveram anos ligados sem problemas e duns meses para cá tudo muito estranho, parece um DDoS, o router aquece muito.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 26, 2025

Olá ​@FerBac 

As instabilidades não são normais, já contactou o Apoio Técnico 16209? Acerca doMEO Go no Linux, é devido a uma incompatibilidade na DRM.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • August 28, 2025

Já fui tendo evoluções positivas.

Comecei por ligar apenas um router Mercusys na porta 4 do router Meo, em modo bridge, que por sua vez distribui internet para outros dispositivos; desliguei o outro router Mercusys e mantive um router TP-Link ligado ao router Meo em modo access point. Com esta estrutura a internet manteve-se estável. 

Reparei que sempre que ligava numa outra porta o outro router Mercusys, quer fosse em modo router, quer em modo AP, os pings começavam a ficar com uma latência grande ou a falhar constantemente, mesmo acedendo directamente do router Meo. 

Neste momento tenho um router ligado na porta 4 do router Meo em modo bridge, que por sua vez disponibiliza internet para os outros 2 routers Mercusys e 1 TP-Link, e a rede tem-se mantido estável.

Isto leva-me a pensar que a Meo de alguma forma deve “forçar” uma instabilidade quando se ligam alguns tipos de routers.

Continuo sem ter apreciado a postura do técnico de “Vemos aqui que tem ligados muitos dispositivos, shelly, xiaomi, câmaras e outros routers, sendo que não podemos dar suporte a equipamentos que não sejam Meo”. Eu devo ter uns 10/15 dispositivos de IOT, muito longe do limite de equipamentos de um router wifi. Quão tal, se a Meo começar a vender telemóveis e computadores, vão-se colocar de parte se tivermos problemas com outros equipamentos a aceder à internet. 

Espero que a minha rede se mantenha assim estável com esta estrutura, como está neste momento!