Skip to main content
Resolvido

Problemas com a identificação da rede WiFi em casa

• July 8, 2026
  • 2 respostas
  • 36 visualizações

Forum|alt.badge.img+2

Boa tarde.
Cometi um erro ao tentar instalar a app “MEO Home” no meu telefone, seguindo a sugestão de uma das vossas mensagens SMS.
Instalei e aquilo parece que “re-configurou” qualquer coisa na minha rede doméstica. Deixei de ter rede em casa, nos computadores, etc. Desinstalei.
A rede 5G que antes aparecia com o nome de acordo com o que está na lateral do router, agora aparece como rede “rede oculta” e tenho que meter o SSID, que eu estava convencido que seria o ID que está no router (MEO-F1FA41-5G) mas ao fazê-lo diz que não é possíovel ligar.
Nas configurações do router, só aparece uma, como pode ser visto na imagem, assinalados com (1) e (2):

O que se passará? Há alguma maneira de voltar à situação anterior? Torna-se chato para quem acede a casa, ter que estar a inserir o SSID à mão.
Por outro lado, só me deixa ligar utilizando o único SSID que está indicado. Se usar a tal “rede oculta”, inserir o SSID MEO-F1FA40 e a password, que é igual, a coisa anda e a velocidade é a normal que tinha.

Como posso voltar a ter a rede 5G disponível e visível como anteriormente? Obviamente já desliguei o router e voltei a ligar uma quantidade de vezes. Receio, no entanto fazer um reset, o que provavelmente equivaleria a uma visita de um técnico cá a casa, transtorno que quero evitar.

Muito obrigado pela vossa atenção.

Artur Gomes

Solução por Rafa_UserFiberMEO

Olá ​@ArturGomes 

Pois, Ao ser Ativada a Funcionalidade Smart Wi-Fi (ao abrir a app MEO Home) as Duas Redes MEO-XXXXX (2.4GHz) e MEO-XXXXX-5G (5GHz) Foram Unificadas em uma só Rede, MEO-XXXXX (2,4GHz e 5GHz) na Qual os seus Equipamentos escolhem Qual a Melhor Banda para se Ligar Automáticamente

Para Desativar a Funcionalidade só Mesmo Pedindo ao Apoio Técnico, e Acabaram por lhe a Desativar a Funcionalidade e Separar as Redes Novamente, Certo?

Já Agora, Indicou que a Etiqueta que se Apresenta "na lateral do router"... É Porque Tem o Router Instalado na Horizontal?

É que o FiberGateway, de Modo a Obter uma Melhor Preformance, e Alcance do Wi-Fi, Deveria ser Instalado na Vertical, com a Base Incluída, e a Etiqueta Devia Estar em Baixo do Router

2 respostas

Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Principiante
  • July 8, 2026

Já resolvi o problema.
Teve que ser com uma chamada para o apoio técnico. A app MEO Home configurou-me a rede para Smart WiFi e a app do router não dá para configurar isso.

Obrigado pela celeridade com que resolveram o assunto.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@ArturGomes 

Pois, Ao ser Ativada a Funcionalidade Smart Wi-Fi (ao abrir a app MEO Home) as Duas Redes MEO-XXXXX (2.4GHz) e MEO-XXXXX-5G (5GHz) Foram Unificadas em uma só Rede, MEO-XXXXX (2,4GHz e 5GHz) na Qual os seus Equipamentos escolhem Qual a Melhor Banda para se Ligar Automáticamente

Para Desativar a Funcionalidade só Mesmo Pedindo ao Apoio Técnico, e Acabaram por lhe a Desativar a Funcionalidade e Separar as Redes Novamente, Certo?

Já Agora, Indicou que a Etiqueta que se Apresenta "na lateral do router"... É Porque Tem o Router Instalado na Horizontal?

É que o FiberGateway, de Modo a Obter uma Melhor Preformance, e Alcance do Wi-Fi, Deveria ser Instalado na Vertical, com a Base Incluída, e a Etiqueta Devia Estar em Baixo do Router