Skip to main content
Pergunta

Porque é que a Meo dificulta tanto a opção por ONT+router em separado?

• 7 de novembro de 2024
  • 16 respostas
  • 763 visualizações

Gentleman
Forum|alt.badge.img+2

Entrou no mercado um novo operador que permite usufruir do serviço de fibra utilizando um router próprio do cliente. O operador apenas instala o ONT.

É estranho que a Meo não ofereça flexibilidade equivalente, isto quando a própria Alticelabs produz um ONT com Ethernet + FXS (suportando, assim, o serviço telefónico): o modelo GS1100G

Sim, eu sei que o Fibergateway tem o “bridge mode” que permite atribuir um IP público a um router pessoal. Mas para quê ter um Fibergateway a gastar 15W para realizar a mesma função que um ONT faz consumindo apenas 2W?

Concorrência não se resume a preços. É também oferecer flexibilidade aos clientes. E há clientes que preferem usar o seu próprio router.

Este tópico ajudou a encontrar uma resposta para tua pergunta?

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 7 de novembro de 2024

A MEO tem substituído o ONT e o Technicolor pelo Fibergateway.

Ao aderir ao MEO Energia, oferecem o custo do consumo estimado dos equipamentos MEO

• Novo Membro
  • 13 de janeiro de 2025

Gostaria também de saber se é possível substituir o router (ONT + router) por um simples ONT e poder utilizar o meu próprio dispositivo router.

Muito obrigado

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 13 de janeiro de 2025

Olá ​@ti0gilit0 

Se já tem o ONT, é so desligar o router da MEO e ligar o seu, depois configurar.

ti0gilit0 disse:

Gostaria também de saber se é possível substituir o router (ONT + router) por um simples ONT e poder utilizar o meu próprio dispositivo router.

Muito obrigado

Eu tenho neste momento ONT MEO GS110GH (aparelho preto) + Router ASUS RT-AC1200+ e depois o Router da MEO (e apenas tenho este pois por algum motivo a TV faz paragem de imagem se nao o tiver ligado), sendo que o meu Asus tem a porta 4 de modo a poder ter o router da meo ligado como se fosse bridge.

Futuramente vou experimentar, pois já estão mais baratos, as “ONT” da TP-Link para ver se funciona pois se assim for, quando for preciso negociar com eles já posso dizer que só preciso da fibra em minha casa, tudo o resto fica ao meu encargo xD

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 1 de março de 2025

Olá ​@Sérgio IT Alves 

Terá de usar a ONT fornecida pela MEO, ou o Router em modo Bridge, para evitar que a TV pare ative a opção IGMP Snooping se o seu Router suportar.

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • 2 de março de 2025
Sérgio IT Alves disse:
ti0gilit0 disse:

Muito obrigado

Eu tenho neste momento ONT MEO GS110GH (aparelho preto) + Router ASUS RT-AC1200+ e depois o Router da MEO (e apenas tenho este pois por algum motivo a TV faz paragem de imagem se nao o tiver ligado), sendo que o meu Asus tem a porta 4 de modo a poder ter o router da meo ligado como se fosse bridge.

Futuramente vou experimentar, pois já estão mais baratos, as “ONT” da TP-Link para ver se funciona pois se assim for, quando for preciso negociar com eles já posso dizer que só preciso da fibra em minha casa, tudo o resto fica ao meu encargo xD

deves pensar que és o unico que tentou isso? se o mac adress não estiver registado não faz ligação...reza que esse ONT não avarie, porque se isso acontecer trocam tudo e o cliente não tem qualquer direito de escolha...

Jose_Francico3

@Gentleman 
Não por necessidade, mas também gostava de saber porquê?
Quando tinha ONT utilizava router próprio AC1900 e rede Wi FI5, não utilizava a banda de 2.4GHz. 
Quando houver maior segurança e até 10 anos talvez, os clientes poderão ter o seu próprio ONT e Router (2 em 1).

Na minha casa:
ONT e Router TG784n v3: 2015-2014

FGW GR141DG Wi-Fi6 - 2005 

Anunciam melhor hardware e firmware, no FGW GR 141IG Wi-Fi6
Quem tem FGW 5 talvez pode esperar por Wi-Fi7 v2.

Quem tem FGW6 penso que está bem servido.

Europa tem os preços de energia que merecem. Compram a mesma energia, mas por 3x mais cara. Enganam as pessoas.   

Boa noite.

Forum|alt.badge.img+1
  • Estagiário Júnior
  • 1 de abril de 2025

Da para pedir apenas o ONT e devolver o FiberGateway? Muito grande para minha ATI

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 1 de abril de 2025

Olá ​@famarant 

Acho que já não trocam, até pelo contrário os clientes com ONT + Router estão a ser contactados para substituir para o Fibergateway, mas pode tentar ligar 16200 ( consulte o tarifário)

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • 1 de abril de 2025

boas

famarant disse:

Da para pedir apenas o ONT e devolver o FiberGateway? Muito grande para minha ATI

se ficar só com o ONT como tem serviço??

a melhor possibilidade é trocar o ont+router pelo fibergatway...

Forum|alt.badge.img+1
  • Estagiário Júnior
  • 3 de abril de 2025

@NeoPayne  pretendia usar meu proprio router

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3 de abril de 2025

Olá ​@famarant 

Pode fazê-lo ativando o modo bridge via telnet:

lan/bridge-mode/config --enable=enable

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • 4 de abril de 2025

boas

@ana_Paula ativar o ONT por telnet?? sério?

@famarant Só vai ser possivel usares o teu router depois do router da Meo…

antigamente até era possivel ter o router da Meop e o pessoal ligados ao ONT e até ter 2 IP diferentes e 2 serviços de internet completamente distintos...mas isso só durou uns 3 anos...

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 4 de abril de 2025

@NeoPayne

???

O user tem o Fibergateway, e para usar o seu router terá de ativar o modo bridge (que na última versão só é possível ativar via telnet)

Não é ativar o ONT via telnet, não disse isso.

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • 4 de abril de 2025

boas

@ana_Paula a pergunta é se é possivel ligar o router proprio ao ONT...a tua resposta está completamente fora do contexto...

Forum|alt.badge.img+1
  • Estagiário Júnior
  • 4 de abril de 2025

@ana_Paula ​@NeoPayne 
Por acaso vcs sabem quantos amps a porta usb do Fibergateway transfere? Tanto do 1gb quanto do 10gb