Skip to main content

Ja liguei diversas vezes e tanto o atendimento geral como o “avançado” que me contatou posteriormente não entende nada de NAT e/ou filtro da internet feito pela MEO.

Quando uma internet esta livre, o PS5 acessa diretamente a SONY sem intermediários !

Ja fiz as configurações de portas e posteriormente tentei liberar TODO o acesso no IP fixo do Playstation que esta conectado por cabo RJ45, continua a mesma coisa, a internet esta sendo “filtrada” pela MEO. 

A unica solucao do atendimento foi contratar o MEO CARE… pelo amor de deus, eu sou programador e trabalho com informática a +20 anos, todos os países que morei (Brazil, Canada, US, Hong Kong, Alemanha, Espanha e agora Portugal) em geral deixam a internet para o publico geral “filtrada” mas sempre existe a opção do cliente ficar com a internet LIVRE !!!

Como assim “filtrada”?

Tem problemas com o ping?

boas

alguns anos que o problema do NAT não era falado dos router’s da Meo...

Ola ana_Paula e NeoPayne, 

“Filtrada” quer dizer que em nenhum momento mesmo depois de “Ativar DMZ (DeMilitarized Zone)” e colocar o IP do aparelho que voce quer LIVRE acesso a internet, ela continua a passar pelo servidor (ISP) da MEO. 

Existe um teste simples que as pessoas podem fazer, no Windows CMD digitar “tracert 1.1.1.1” e no MAC ou LINUX Terminal “traceroute 1.1.1.1” . Ao fazer isso deveria aparecer somente a linha 1, isso quer dizer que a internet esta LIVRE, se aparecer +1 linha quer dizer que a internet esta sendo “filtrada” pela operadora, nesse caso a MEO. 

Anexei a copia da tela do meu terminal e a copia do site onde voce busca o IP (que mostra ser a MEO!), nesse caso do meu terminal seria o “192.65.39.6” porque o 1.1.1.1 seria o da Cloudflare e o 192.168.1.254 seria o Rotador.  

Site usado para buscar o ISP = Internet Service Provider … eu ja fui direto la porque ja sabia que o IP seria da MEO e para simplificar. 

Isso quer dizer que a internet da MEO não fornece o acesso sem moderação = sem filtro, isso quer dizer que sim, eles tem acesso a TODOS sites que cada usuario acessa e esse não tem a liberdade de escolher ficar sem restrição.

--- Lembrando que ao ter acesso aos sites que todo usuário acessa ele tambem tem um banco de dado valioso que muitas empresas vendem !

Tentei encontrar os links mais fáceis para explicar a situação:

boas

em Portugal é assim que vai sempre funcionar...não há outra maneira…não vale apena essa luta que não vai fazer o que pretendes.

agora problemas de NAT. é uma questão que já existiu á uns anos...fizeram correçoes no firmware como opção gamer e resolveu...normalmente eram problemas com o FIFA ou COD...

Boas NeoPayne, 

Entendo e incluso em uma discussão com atendimento foi me informado que isso seria exigência do governo Portugues, porem, entretanto, existe a regra da União Europeia, nesses casos TODOS os países cedo ou tarde precisam ir de adequando e alinhar as regras de forma a seguir as mesmas regras. 

No final das contas, esse controle do NAT 1 serve para rastrear todos os IPs que o contratante de internet acessa, isso infringe a lei de proteção de dados e indo adiante, tenho 99% de convicção que esses dados são usados e/ou manipulados e/ou vendidos, gerando algo pior que seria caso de multa pela EU regulatório. 

Eles podem discutir e dizer o contrario, mas estão fazendo errado, eu trabalho com programação a 30 anos, o fato de fazerem por “padrão” desse modo, esta correto, protege a maior parte dos clientes que precisam desse “filtro” porem ao colocar TODOS no mesmo filtro, voce infringe a liberdade das pessoas e principalmente empresas, ate porque eu ou qualquer empresa pode querer que seus dados não sejam “filtrados” e por isso o DMZ no roteador deveria me fazer esse acesso livre e irrestrito. 

boas

em nada infringe a proteção pessoal de dados...e acusar alguém/empresa de usar essa informação dos clientes para ganhar dinheiro sem provas concretas, só uma convicção, é uma acusação demasiado grave para ser publicada dessa maneira…

A verdade é que o DMZ resolvia essa situação, mas com os novos router’s e firmwares pode ter de ser feita alguma atualização em breve...pois com o novo FIFA a sair vai existir novamente problemas...

Compra um router Asus, muda o servidor DNS do IPv4 e IPv6 e faz Port Forwarding (que realmente funciona). Nunca mais tive problemas de NAT, seja em que jogo for.

Ola David27, 

Isso continua não resultando em internet NAT-1, eu tenho roteadores Cisco e Synology da empresa que testei em minha casa e continua o mesmo problema. 

Voce pode fazer o teste que passei acima no windows / macOS / linux e, vai verificar que sua internet continua NAT-2 ou seja, passa pelo IP da MEO. 

Ola Neo Payne, 

Por isso eu escrevi “usados e/ou manipulados e/ou vendidos” e com certeza infringe a lei de proteção de dados da União Europeia, aqui em Portugal confundem muito a lei nacional com a diretrizes da União Europeia, cedo ou tarde, Portugal vai ser obrigado aderir as regras, assim acontece com todos os países. 

boas

escrever isso continua a ser uma acusação mt grave e sem provas...não tens como provar essa opinião...

Ola NeoPayne, 

Isso não e uma acusação e sim uma possibilidade, e/ou pode ser uma ou outra coisa, ou seja, o dado pode ser usado, manipulado ou vendido, existem 3 possibilidades dadas e tenho como provar que o dado seja pelo menos “usado” porque uma vez que ele passa nos roteadores e computadores da MEO, ele esta sendo usado, mesmo que ninguém acesse os dados. 

boas

como achas que é possível fazer dados estatísticos dos acessos a vários sites? como achas que é possível fazer melhorias nos acessos? como achas que é possível ter dados sobre o trafego existente? como achas que é possível controlar os acessos a sites bloqueados judicialmente?

é com esses dados...e os mesmos não precisam de saber quem é o utilizador…basta saber os acessos feitos para ter as estatísticas necessárias para melhorar a rede...

dizer que só em Portugal é que isso acontece...acho uma grande treta...porque senão nem existia o controlo do utilizador se tem as faturas pagas ou não...tem sempre de passar pelos servidores da operadora...

Para te explicar voce precisa entender, mas tudo que voce falou pode ser feito mesmo com o acesso liberado, como e feito na Alemanha, USA, Canada, entre outros países. 

Isso existe em países burocráticos e/ou com leis fracas de autoexpressão. 

boas

não pode sem o trafego passar pelos servidores da operadora...não inventes...é uma luta que não acabar como queres, mesmo a inventar coisas e a levantar suspeitas infundadas...basicamente a querer manipular as pessoas...

Responder