Skip to main content
Solução

Playstation 5 NAT Tipo 1 - Internet FIBRA Livre Sem Filtro da MEO !

• October 25, 2024
  • 14 respostas
  • 442 visualizações

Forum|alt.badge.img

Ja liguei diversas vezes e tanto o atendimento geral como o “avançado” que me contatou posteriormente não entende nada de NAT e/ou filtro da internet feito pela MEO.

Quando uma internet esta livre, o PS5 acessa diretamente a SONY sem intermediários !

Ja fiz as configurações de portas e posteriormente tentei liberar TODO o acesso no IP fixo do Playstation que esta conectado por cabo RJ45, continua a mesma coisa, a internet esta sendo “filtrada” pela MEO. 

A unica solucao do atendimento foi contratar o MEO CARE… pelo amor de deus, eu sou programador e trabalho com informática a +20 anos, todos os países que morei (Brazil, Canada, US, Hong Kong, Alemanha, Espanha e agora Portugal) em geral deixam a internet para o publico geral “filtrada” mas sempre existe a opção do cliente ficar com a internet LIVRE !!!

Solução por NeoPayne

boas

em Portugal é assim que vai sempre funcionar...não há outra maneira…não vale apena essa luta que não vai fazer o que pretendes.

agora problemas de NAT. é uma questão que já existiu á uns anos...fizeram correçoes no firmware como opção gamer e resolveu...normalmente eram problemas com o FIFA ou COD...

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

14 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • October 25, 2024

Como assim “filtrada”?

Tem problemas com o ping?

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • October 25, 2024

boas

alguns anos que o problema do NAT não era falado dos router’s da Meo...

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • October 26, 2024

Ola ana_Paula e NeoPayne, 

“Filtrada” quer dizer que em nenhum momento mesmo depois de “Ativar DMZ (DeMilitarized Zone)” e colocar o IP do aparelho que voce quer LIVRE acesso a internet, ela continua a passar pelo servidor (ISP) da MEO. 

Existe um teste simples que as pessoas podem fazer, no Windows CMD digitar “tracert 1.1.1.1” e no MAC ou LINUX Terminal “traceroute 1.1.1.1” . Ao fazer isso deveria aparecer somente a linha 1, isso quer dizer que a internet esta LIVRE, se aparecer +1 linha quer dizer que a internet esta sendo “filtrada” pela operadora, nesse caso a MEO. 

Anexei a copia da tela do meu terminal e a copia do site onde voce busca o IP (que mostra ser a MEO!), nesse caso do meu terminal seria o “192.65.39.6” porque o 1.1.1.1 seria o da Cloudflare e o 192.168.1.254 seria o Rotador.  

Site usado para buscar o ISP = Internet Service Provider … eu ja fui direto la porque ja sabia que o IP seria da MEO e para simplificar. 

Isso quer dizer que a internet da MEO não fornece o acesso sem moderação = sem filtro, isso quer dizer que sim, eles tem acesso a TODOS sites que cada usuario acessa e esse não tem a liberdade de escolher ficar sem restrição.

--- Lembrando que ao ter acesso aos sites que todo usuário acessa ele tambem tem um banco de dado valioso que muitas empresas vendem !

Tentei encontrar os links mais fáceis para explicar a situação:

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • Solução
  • October 26, 2024

boas

em Portugal é assim que vai sempre funcionar...não há outra maneira…não vale apena essa luta que não vai fazer o que pretendes.

agora problemas de NAT. é uma questão que já existiu á uns anos...fizeram correçoes no firmware como opção gamer e resolveu...normalmente eram problemas com o FIFA ou COD...

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • October 28, 2024

Boas NeoPayne, 

Entendo e incluso em uma discussão com atendimento foi me informado que isso seria exigência do governo Portugues, porem, entretanto, existe a regra da União Europeia, nesses casos TODOS os países cedo ou tarde precisam ir de adequando e alinhar as regras de forma a seguir as mesmas regras. 

No final das contas, esse controle do NAT 1 serve para rastrear todos os IPs que o contratante de internet acessa, isso infringe a lei de proteção de dados e indo adiante, tenho 99% de convicção que esses dados são usados e/ou manipulados e/ou vendidos, gerando algo pior que seria caso de multa pela EU regulatório. 

Eles podem discutir e dizer o contrario, mas estão fazendo errado, eu trabalho com programação a 30 anos, o fato de fazerem por “padrão” desse modo, esta correto, protege a maior parte dos clientes que precisam desse “filtro” porem ao colocar TODOS no mesmo filtro, voce infringe a liberdade das pessoas e principalmente empresas, ate porque eu ou qualquer empresa pode querer que seus dados não sejam “filtrados” e por isso o DMZ no roteador deveria me fazer esse acesso livre e irrestrito. 

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • October 28, 2024

boas

em nada infringe a proteção pessoal de dados...e acusar alguém/empresa de usar essa informação dos clientes para ganhar dinheiro sem provas concretas, só uma convicção, é uma acusação demasiado grave para ser publicada dessa maneira…

A verdade é que o DMZ resolvia essa situação, mas com os novos router’s e firmwares pode ter de ser feita alguma atualização em breve...pois com o novo FIFA a sair vai existir novamente problemas...

David27
Forum|alt.badge.img+13
  • Mestre
  • October 29, 2024

Compra um router Asus, muda o servidor DNS do IPv4 e IPv6 e faz Port Forwarding (que realmente funciona). Nunca mais tive problemas de NAT, seja em que jogo for.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • October 29, 2024

Ola David27, 

Isso continua não resultando em internet NAT-1, eu tenho roteadores Cisco e Synology da empresa que testei em minha casa e continua o mesmo problema. 

Voce pode fazer o teste que passei acima no windows / macOS / linux e, vai verificar que sua internet continua NAT-2 ou seja, passa pelo IP da MEO. 

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • October 29, 2024

Ola Neo Payne, 

Por isso eu escrevi “usados e/ou manipulados e/ou vendidos” e com certeza infringe a lei de proteção de dados da União Europeia, aqui em Portugal confundem muito a lei nacional com a diretrizes da União Europeia, cedo ou tarde, Portugal vai ser obrigado aderir as regras, assim acontece com todos os países. 

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • October 29, 2024

boas

escrever isso continua a ser uma acusação mt grave e sem provas...não tens como provar essa opinião...

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • October 29, 2024

Ola NeoPayne, 

Isso não e uma acusação e sim uma possibilidade, e/ou pode ser uma ou outra coisa, ou seja, o dado pode ser usado, manipulado ou vendido, existem 3 possibilidades dadas e tenho como provar que o dado seja pelo menos “usado” porque uma vez que ele passa nos roteadores e computadores da MEO, ele esta sendo usado, mesmo que ninguém acesse os dados. 

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • October 29, 2024

boas

como achas que é possível fazer dados estatísticos dos acessos a vários sites? como achas que é possível fazer melhorias nos acessos? como achas que é possível ter dados sobre o trafego existente? como achas que é possível controlar os acessos a sites bloqueados judicialmente?

é com esses dados...e os mesmos não precisam de saber quem é o utilizador…basta saber os acessos feitos para ter as estatísticas necessárias para melhorar a rede...

dizer que só em Portugal é que isso acontece...acho uma grande treta...porque senão nem existia o controlo do utilizador se tem as faturas pagas ou não...tem sempre de passar pelos servidores da operadora...

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • October 29, 2024

Para te explicar voce precisa entender, mas tudo que voce falou pode ser feito mesmo com o acesso liberado, como e feito na Alemanha, USA, Canada, entre outros países. 

Isso existe em países burocráticos e/ou com leis fracas de autoexpressão. 

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • October 29, 2024

boas

não pode sem o trafego passar pelos servidores da operadora...não inventes...é uma luta que não acabar como queres, mesmo a inventar coisas e a levantar suspeitas infundadas...basicamente a querer manipular as pessoas...