Boa tarde, estive a verificar os parâmetros da fibra na router e registei estes valores
Potência RX CATV_ 1.2 dBm;
Potência ótica RX: 119,7 dbm;
Potência ótica TX: 4.0 dBm.
A verificação prende-se pelo fato de ter contratado o pacote 500/100 e a velocidade situa-se nos 310mb e, desconhecer quais os valores mínimos, que devem estar presentes na transmissão.
Origado
.
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onde está:
Potência ótica RX: 119.7dBm, deve estar: -19,7dBm.
boas
a melhor maneira de verificar problemas de potencia de sinal é verificar a qualidade dos canais por RF...quando existe variações é onde é porrivel verificar problemas rápido…e pelos valores apresentados não vejo problemas.
no entanto a velocidade não tem haver com a potencia optica do sinal injetado...
Boa tarde, está tecnologia (fibra), para mim é nova, apesar de ter algum conhecimento, contudo como presumo que possam existir valores, pelo menos mínimos (valores de referência). Está dúvida coloca-se, pois, contratei com a MEO, velocidades de 500/100 e até agora o máximo que me deu á saída do router, foi cerca de 310 mB de download.
boas
as velocidades nada tem haver com com os valores opticos.
qual é o router que foi fornecido?
O router é da MEO Fibergateway GR141DG
boas
foi usado que tipo de cabo?
Cabo rede cat6
boas
contatar 16209
Olá @avjoao
Os débitos de Internet não estão relacionados com os valores de potência, mas sim com a class técnica ativa no acesso. Para obter o valor máximo da classe contratada, deve verificar se o cabo ethernet usado é no minimo CAT5e e ligar a uma das 4 portas Gb do router.
Boa noite.
Estou a vários dias com um problema na minha rede meo.
A mesma vem constantemente a reiniciar o router do nada ficando sem serviço durante alguns minutos, na quinta feira passada ( dia 14/03/2024 ) liguei para o apoio técnico para tentar resolver a situação, tendo a situação ter ficado resolvida ate ao dia hoje (dia 16/03/2024) que voltou ao mesmo, falhas de rede atras de falhas de rede.
O router já foi trocado tento passado do fibergateway gr241ag para o fibergateway GR141DG mas mesmo assim o problema continua a persistir, na linha de apoio os técnicos que me atendem dizem que o sinal que estou a receber esta bom, mas eu penso que não visto que as vezes o telefone de casa em chamada ficasse a ouvir a pessoa aos cortes.
Deixo um print da minha interface ótica com os valores que estou a receber.
Obrigado.
Boa noite.
Estou a vários dias com um problema na minha rede meo.
A mesma vem constantemente a reiniciar o router do nada ficando sem serviço durante alguns minutos, na quinta feira passada ( dia 14/03/2024 ) liguei para o apoio técnico para tentar resolver a situação, tendo a situação ter ficado resolvida ate ao dia hoje (dia 16/03/2024) que voltou ao mesmo, falhas de rede atras de falhas de rede.
O router já foi trocado tento passado do fibergateway gr241ag para o fibergateway GR141DG mas mesmo assim o problema continua a persistir, na linha de apoio os técnicos que me atendem dizem que o sinal que estou a receber esta bom, mas eu penso que não visto que as vezes o telefone de casa em chamada ficasse a ouvir a pessoa aos cortes.
Deixo um print da minha interface ótica com os valores que estou a receber.
Obrigado.
Atraves de telnet, coloque o comando "/cli> /debug/reboot-cause" e veja a causa dos reboots.
Os valores da prints parecem estar bem.
@mrtones2011-44749 quando trocaram o router, trocaram o transformador?
Se não , esse é o problema de reboot.
@mrtones2011-44749 quando trocaram o router, trocaram o transformador?
Se não , esse é o problema de reboot.
O técnico na altura não trocou o transformador, mas deixou me o transformador do router novo e eu já troquei e continua igual.
@mrtones2011-44749 quando trocaram o router, trocaram o transformador?
Se não , esse é o problema de reboot.
O técnico na altura não trocou o transformador, mas deixou me o transformador do router novo e eu já troquei e continua igual.
Estou a vários dias com um problema na minha rede meo.
A mesma vem constantemente a reiniciar o router do nada ficando sem serviço durante alguns minutos, na quinta feira passada ( dia 14/03/2024 ) liguei para o apoio técnico para tentar resolver a situação, tendo a situação ter ficado resolvida ate ao dia hoje (dia 16/03/2024) que voltou ao mesmo, falhas de rede atras de falhas de rede.
O router já foi trocado tento passado do fibergateway gr241ag para o fibergateway GR141DG mas mesmo assim o problema continua a persistir, na linha de apoio os técnicos que me atendem dizem que o sinal que estou a receber esta bom, mas eu penso que não visto que as vezes o telefone de casa em chamada ficasse a ouvir a pessoa aos cortes.
Deixo um print da minha interface ótica com os valores que estou a receber.
Obrigado.
Atraves de telnet, coloque o comando "/cli> /debug/reboot-cause" e veja a causa dos reboots.
Os valores da prints parecem estar bem.
Pelo telnet o que me aparece é isto nem sequer aparece o reinicio de quando fico sem serviço penso que o router não reinicie, simplesmente deve ficar sem rede otica e fico sem serviço ate que volte a ter.
@mrtones2011-44749 quando trocaram o router, trocaram o transformador?
Se não , esse é o problema de reboot.
O técnico na altura não trocou o transformador, mas deixou me o transformador do router novo e eu já troquei e continua igual.
É que cada vez que fico sem acesso a internet e vou ver se o router reiniciou ele esta sempre com a luz do power ligado ficando sempre assim nunca chega a ligar as outras luzes como numa reinicialização normal.
Boa noite.
Estou a vários dias com um problema na minha rede meo.
A mesma vem constantemente a reiniciar o router do nada ficando sem serviço durante alguns minutos, na quinta feira passada ( dia 14/03/2024 ) liguei para o apoio técnico para tentar resolver a situação, tendo a situação ter ficado resolvida ate ao dia hoje (dia 16/03/2024) que voltou ao mesmo, falhas de rede atras de falhas de rede.
O router já foi trocado tento passado do fibergateway gr241ag para o fibergateway GR141DG mas mesmo assim o problema continua a persistir, na linha de apoio os técnicos que me atendem dizem que o sinal que estou a receber esta bom, mas eu penso que não visto que as vezes o telefone de casa em chamada ficasse a ouvir a pessoa aos cortes.
Deixo um print da minha interface ótica com os valores que estou a receber.
Obrigado.
Atraves de telnet, coloque o comando "/cli> /debug/reboot-cause" e veja a causa dos reboots.
Os valores da prints parecem estar bem.
Pelo telnet o que me aparece é isto nem sequer aparece o reinicio de quando fico sem serviço penso que o router não reinicie, simplesmente deve ficar sem rede otica e fico sem serviço ate que volte a ter.
Então verifique, quando o serviço cai quais luzes é que aparecem no router. E depois diga aqui no forum
Boa noite.
Estou a vários dias com um problema na minha rede meo.
A mesma vem constantemente a reiniciar o router do nada ficando sem serviço durante alguns minutos, na quinta feira passada ( dia 14/03/2024 ) liguei para o apoio técnico para tentar resolver a situação, tendo a situação ter ficado resolvida ate ao dia hoje (dia 16/03/2024) que voltou ao mesmo, falhas de rede atras de falhas de rede.
O router já foi trocado tento passado do fibergateway gr241ag para o fibergateway GR141DG mas mesmo assim o problema continua a persistir, na linha de apoio os técnicos que me atendem dizem que o sinal que estou a receber esta bom, mas eu penso que não visto que as vezes o telefone de casa em chamada ficasse a ouvir a pessoa aos cortes.
Deixo um print da minha interface ótica com os valores que estou a receber.
Obrigado.
Atraves de telnet, coloque o comando "/cli> /debug/reboot-cause" e veja a causa dos reboots.
Os valores da prints parecem estar bem.
Pelo telnet o que me aparece é isto nem sequer aparece o reinicio de quando fico sem serviço penso que o router não reinicie, simplesmente deve ficar sem rede otica e fico sem serviço ate que volte a ter.
Então verifique, quando o serviço cai quais luzes é que aparecem no router. E depois diga aqui no forum
É que cada vez que fico sem acesso a internet e vou ver se o router reiniciou ele esta sempre com a luz do power ligado ficando sempre assim nunca chega a ligar as outras luzes como numa reinicialização normal.
Boa noite.
Estou a vários dias com um problema na minha rede meo.
A mesma vem constantemente a reiniciar o router do nada ficando sem serviço durante alguns minutos, na quinta feira passada ( dia 14/03/2024 ) liguei para o apoio técnico para tentar resolver a situação, tendo a situação ter ficado resolvida ate ao dia hoje (dia 16/03/2024) que voltou ao mesmo, falhas de rede atras de falhas de rede.
O router já foi trocado tento passado do fibergateway gr241ag para o fibergateway GR141DG mas mesmo assim o problema continua a persistir, na linha de apoio os técnicos que me atendem dizem que o sinal que estou a receber esta bom, mas eu penso que não visto que as vezes o telefone de casa em chamada ficasse a ouvir a pessoa aos cortes.
Deixo um print da minha interface ótica com os valores que estou a receber.
Obrigado.
Atraves de telnet, coloque o comando "/cli> /debug/reboot-cause" e veja a causa dos reboots.
Os valores da prints parecem estar bem.
Pelo telnet o que me aparece é isto nem sequer aparece o reinicio de quando fico sem serviço penso que o router não reinicie, simplesmente deve ficar sem rede otica e fico sem serviço ate que volte a ter.
Então verifique, quando o serviço cai quais luzes é que aparecem no router. E depois diga aqui no forum
É que cada vez que fico sem acesso a internet e vou ver se o router reiniciou ele esta sempre com a luz do power ligado ficando sempre assim nunca chega a ligar as outras luzes como numa reinicialização normal.
Ao reiniciar o fibergateway fica com a luz power vermelha, e as outras vão ligando aos poucos.
Se ficar sem sinal de fibra óptica a luz PON é PON AUTH eram para estar acesas.
Boa noite.
Estou a vários dias com um problema na minha rede meo.
A mesma vem constantemente a reiniciar o router do nada ficando sem serviço durante alguns minutos, na quinta feira passada ( dia 14/03/2024 ) liguei para o apoio técnico para tentar resolver a situação, tendo a situação ter ficado resolvida ate ao dia hoje (dia 16/03/2024) que voltou ao mesmo, falhas de rede atras de falhas de rede.
O router já foi trocado tento passado do fibergateway gr241ag para o fibergateway GR141DG mas mesmo assim o problema continua a persistir, na linha de apoio os técnicos que me atendem dizem que o sinal que estou a receber esta bom, mas eu penso que não visto que as vezes o telefone de casa em chamada ficasse a ouvir a pessoa aos cortes.
Deixo um print da minha interface ótica com os valores que estou a receber.
Obrigado.
Atraves de telnet, coloque o comando "/cli> /debug/reboot-cause" e veja a causa dos reboots.
Os valores da prints parecem estar bem.
Pelo telnet o que me aparece é isto nem sequer aparece o reinicio de quando fico sem serviço penso que o router não reinicie, simplesmente deve ficar sem rede otica e fico sem serviço ate que volte a ter.
Então verifique, quando o serviço cai quais luzes é que aparecem no router. E depois diga aqui no forum
É que cada vez que fico sem acesso a internet e vou ver se o router reiniciou ele esta sempre com a luz do power ligado ficando sempre assim nunca chega a ligar as outras luzes como numa reinicialização normal.
Ao reiniciar o fibergateway fica com a luz power vermelha, e as outras vão ligando aos poucos.
Se ficar sem sinal de fibra óptica a luz PON é PON AUTH eram para estar acesas.
Então o que será que me esta a causar este problema no serviço?
Já agora obrigado pela ajuda.
@mrtones2011-44749 quando fica sem serviço o que é que acontece? Fica sem internet? Ja verificou se o cabo da fibra está bem encaixado, e se não esta danificado, ou então lá fora.
@mrtones2011-44749 quando fica sem serviço o que é que acontece? Fica sem internet? Ja verificou se o cabo da fibra está bem encaixado, e se não esta danificado, ou então lá fora.
Quando fico sem serviço a internet deixa de dar, já verifiquei o cabo de fibra na porta do router e esta bem encaixado quanto a lá fora penso que só um técnico o consiga verificar.
@mrtones2011-44749 quando fica sem serviço o que é que acontece? Fica sem internet? Ja verificou se o cabo da fibra está bem encaixado, e se não esta danificado, ou então lá fora.
Quando fico sem serviço a internet deixa de dar, já verifiquei o cabo de fibra na porta do router e esta bem encaixado quanto a lá fora penso que só um técnico o consiga verificar.
Sim, o que quis dizer foi se está algum cabo danificado lá fora, ou entao um PDO caído por exemplo.
Quando ficar sem internet, aceda ao GUI do router e veja os valores da fibra.
O melhor e fazer um pedido de avaria no my meo.
Uma pergunta estúpida: quando tem esses «engasgos» na rede, o que acontece à TV via MEO Box?
Se houver TV, a fibra está em condições
Essa situação que descreve é análoga à minha, e é bastante mais complexa do que parece: volta e meia, o router deixa de responder. Começa por deixar de atribuir endereços IP via DHCP, e, sem isso, lá se vai a ‘net. E depois fica todo baralhado. Está a funcionar, sim (telnet funciona, por vezes até vejo a página Web do router, outras vezes nem por isso), mas está muito errático — e não há mesmo ‘net.
Às vezes isso leva uns minutos a resolver «por si só». Ontem à noite levou 55 minutos!
A minha suspeita é de que o router está sobrecarregado com a quantidade de tráfego que passa por ele — não necessariamente para o exterior, mas dentro aqui da rede de casa. E chega um ponto em que deixa de conseguir transferir pacotes de um lado para o outro. E aí fica «baralhado» até conseguir recuperar…
O certo é que não tem realmente nada a ver com a fibra propriamente dita.
boas
@Arundel quando foi dito que se a tv funciona o problema não esta na fibra, é referente à tv por RF, pois se os parametros de RX não estiverem bem as TV ligadas sem box tem logo macros blocos ou interferencias...
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Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.