Skip to main content
Solução

Obter IPv6 em router próprio

• October 23, 2025
  • 1 resposta
  • 86 visualizações

Forum|alt.badge.img

Olá a todos,

Tenho o serviço Fibra da MEO e coloquei o router MEO em modo bridge para usar o meu próprio equipamento de rede, um router TP-Link ER605 (em modo standalone).

A minha rede IPv4 funciona perfeitamente (o ER605 recebe o IP público por DHCP na WAN). No entanto, estou a ter muitas dificuldades em configurar o IPv6.

O Objetivo: O meu objetivo é obter um prefixo IPv6 nativo (ex: /56 ou /64) via Delegação de Prefixo (DHCPv6-PD) na WAN do meu ER605, para depois o poder anunciar na minha rede local (LAN).

O Problema: Configurei a WAN do ER605 para pedir IPv6 (via "Dynamic IP (SLAAC/DHCPv6)"), mas não recebo qualquer endereço IP público nem qualquer prefixo delegado.

O mais estranho é que o router parece receber anúncios de servidores DNS IPv6 da MEO, mas não recebe um prefixo de rede. Sem um prefixo, não consigo configurar a minha LAN.

O que já tentei:

1. 6to4 Tunnel: Funciona, mas como é sabido, a estabilidade e a latência são péssimas, tornando a experiência de navegação pior.

2. Tunnel Broker (HE.net): Esta seria a solução ideal. No entanto, o meu router (ER605) tem uma limitação de firmware que não permite ter uma ligação "Dynamic IP" (para o IPv4 da MEO) e uma ligação "IPv6-in-IPv4 Tunnel" a correr ao mesmo tempo na mesma porta WAN.

3. Apoio Técnico: Liguei para o apoio técnico (chamada paga, 3,40€) e, após alguma espera, a única informação que me deram foi que "não dá", sem qualquer justificação técnica.

As minhas perguntas:

1. A MEO não suporta, de todo, a entrega de IPv6 (DHCPv6-PD) na porta bridge do router MEO?

2. Se suporta, quais são as configurações exatas necessárias do lado do cliente (VLANs, tipo de pedido, etc.)?

3. Se não suporta, é uma limitação técnica ou uma decisão comercial? Há planos para implementar isto no futuro?

Gostava de saber se mais alguém na comunidade, talvez com um setup semelhante (Omada, Ubiquiti, pfSense), conseguiu obter IPv6 nativo em modo bridge e como o fez.

Obrigado pela ajuda.
Atenciosamente,
Ivan Mendes.

Solução por ivansilvamendes2003

Quero partilhar a configuração que funcionou no meu caso, para ajudar quem estiver com dificuldades com IPv6 numa rede MEO.

• WAN: DHCPv6, prefixo /56, DNS automático fornecido pelo ISP.

• LAN: interface configurada como SLAAC + Stateless DHCPv6.

• O prefixo da LAN deve ser obtido automaticamente a partir do WAN (/56), não definir manualmente.

• Não é necessário colocar endereços estáticos na LAN; o DHCPv6 distribui os endereços corretos.

• Esta configuração permite que os dispositivos na LAN recebam IPv6 global automaticamente e acedam à Internet.

Espero que ajude quem está a tentar usar o router próprio com IPv6 atrás de um router da operadora.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1 resposta

Forum|alt.badge.img

Quero partilhar a configuração que funcionou no meu caso, para ajudar quem estiver com dificuldades com IPv6 numa rede MEO.

• WAN: DHCPv6, prefixo /56, DNS automático fornecido pelo ISP.

• LAN: interface configurada como SLAAC + Stateless DHCPv6.

• O prefixo da LAN deve ser obtido automaticamente a partir do WAN (/56), não definir manualmente.

• Não é necessário colocar endereços estáticos na LAN; o DHCPv6 distribui os endereços corretos.

• Esta configuração permite que os dispositivos na LAN recebam IPv6 global automaticamente e acedam à Internet.

Espero que ajude quem está a tentar usar o router próprio com IPv6 atrás de um router da operadora.