Skip to main content
Pergunta

Net fixa de 1Gb que não chega a 600Mb em wifi

• June 6, 2026
  • 12 respostas
  • 118 visualizações

Forum|alt.badge.img+1

Na última renovação, contratei net fixa 1Gb/500Mb que, em WiFi, não chega aos 600Mb/400Mb.        Com cabo, ok.                                                                                                                                          Pelo que tentei perceber, o router (com 5 ou 6 anos) não suporta a velocidade contratada em WiFi. Penso que será responsabilidade da Meo ou substituir o router ou ter-me informado que o router em causa não suporta aquela configuração.

A diferença para a velocidade (medida) que tinha anteriormente, é de cerca de 80Mb… (504Mb para 586Mb)

“Pois, mas o router, por cabo, fornece 1Gb...”

“Pois, mas hoje em dia nada (ou quase nada) funciona por cabo!!”

12 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • June 6, 2026

Olá ​@OSantos 

Qual é o router?

As velocidades contratadas só são garantidas por cabo, por WiFi seria impossível garantir as velocidades pois existem vários fatores que afetam a velocidade via WiFi, como por exemplo a distância do router, a tecnologia WiFi do router e do equipamento do utilizador e a banda WiFi utilizada.

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • June 6, 2026

Pelo que consigo identificar, Altice labs, FiberGateway GR241AG, seja lá o que isto for! Data de fabrico, setembro de 2020!!

Relativamente às velocidades, as que referi em WiFi, são medidas muito perto do router, tal como fazia quando a velocidade contratada era de 500Mb e cheguei a medir mais de 500Mb.

Parece-me absolutamente descabido “vender” velocidades (a título de exemplo) de 1Gb quando, em boa verdade e comparativamente aos 500Mb se ganha 80Mb… Não pode ser possível, a menos que haja ou incompatibilidade do router ou “falha” na sua configuração. Aliás, devo acrescentar que, com outro router e mesma velocidade contratada, em casa de um amigo, medi WiFi a 1,06 Gb, pelo que é possível obter velocidades dessa ordem.

Bem sei que as velocidades apenas são garantidas por cabo, mas também me parece muito pouco aceitável, para ser simpático, que a diferença de WiFi para cabo seja a que referi, cerca de 40% menos.

De qualquer forma, obviamente, agradeço a resposta, ​@ana_Paula .  

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • June 6, 2026

Olá novamente ​@OSantos 

Talvez seja possível obter melhores resultados com o GR141IG ou GR141DG (modelos WiFi 6). 

Teria de solicitar este router, possivelmente com uma mensalidade de 2,99€/mês a menos que numa renovação tenha a oferta dessa mesma mensalidade.

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • June 6, 2026

Algo que a própria operadora teria a obrigação de me ter alertado.

Parece-me pouco honesto “vender” 1Gb sabendo que o equipamento não o suporta…

Entrarei em contacto com a Meo no sentido de me ser trocado o equipamento, gratuitamente, para que me seja, efetivamente, possível usufruir do serviço que contratei, que me foi “vendido” e que me tem sido cobrado!

A renovação foi feita em dezembro de 2025!!

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@OSantos 

O Router/Equipamento que Têm até que Suporta 1Gbps... Mas Principalmente por Ethernet…

Não Consegue é Oferecer essa Velocidade por Wi-Fi Devido a Ser Mais Limitado, Já Que é Apenas Wi-Fi 5.

No Entanto, Poderá Experimentar Reportar ao Apoio que com o Seu Atual FiberGateway Não Consegue Extrair o Esperado por Wi-Fi, Devido a ser Mais Limitado, e lhe Premitam Fazer a Troca Gratuitamente para o FiberGateway Wi-Fi 6, e até Sem Mensalidade

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • June 7, 2026

boas

o departamento comercial não tem qualquer acesso aos equipamentos instalados no cliente...logo não tem como sugerir alguma coisa...

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • June 8, 2026

@NeoPayne A forma como é feita a comunicação entre departamentos não é da responsabilidade, nem diz respeito ao cliente, como também não é responsabilidade do cliente ter conhecimentos técnicos, em particular, no que respeita à compatibilidade dos equipamentos relativamente ao produto vendido pela operadora, na 'pessoa" do seu departamento comercial. Em última análise, tudo isto são falhas da própria operadora. De qualquer forma, não creio que o departamento comercial não tenha acesso a tudo o que diz respeito ao cliente. Se assim for, repetindo. é uma grande falha (mais uma) da operadora.

Ainda assim, obrigado pelo seu contributo.

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • June 8, 2026

boas

boa sorte com esse argumento...existe uma lei que se chama proteção de dados...não tem de existir essa comunicação pois nem os comerciais tem conhecimentos tecnicos…

contata o apoio técnico para trocarem o router...

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • June 9, 2026

@NeoPayne O departamento comercial tem acesso a todos dados do cliente, quantos cartões, que tipo de pacote, quantos gigas net móvel em cada cartão, quantas box's e de que tipo... até a marca e modelo dos equipamentos móveis associados! Tudo informações que, à luz da "Proteção de dados", não podem ser transmitidos a terceiros que nada têm a ver com a Altice, mas são utilizados na relação comercial com o cliente para ajustes, atualizações, negociações,... pelo que essas comunicações têm de existir. É o que permite que o departamento comercial exerça a sua função de forma competente.

De qualquer forma, não são questões "legais" nem logísticas que me levaram a abrir este tópico... e já fiz o "pedido" na área de cliente, há dois dias.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá a Todos!

A Noção que Tenho é que o Departamento Comercial/Negociações sabe bem Qual é o Modelo do FiberGateway que Está Contratado, e Então Instalado na Casa do Cliente… Pois até é Indicado no Contrato e Faturas...

A Prova disso é que Recentemente ao Negociar um Contrato com a Alteração para 1Gbps pedi a Troca do Router, a Assistente Indicou me Logo que Como Tinha um FiberGateway Wi-Fi 5 (GR241AG), ele Suportava a Velocidade, e Não Necessitava da Troca…

Na Mesma, Insisti na Troca, Dizendo que por Wi-Fi, sendo apenas Wi-Fi 5, o Mesmo Não Consegue Fornecer essa Velocidade, apenas os Modelos Superiores... A Assistente até Acabou por me Fazer a Oferta da Troca e da Mensalidade, Totalmente Grátis, para o FiberGateway Wi-Fi 6!

Acredito é Mais que os Assistentes, Alguns Mais Desentendidos no Assunto ou Pela Informação das "Notas" que Têm, Acreditam que o FiberGateway Wi-Fi 5 suporta o 1Gbps... O Que até é Verdade por Ethernet, mas por Wi-Fi não dá mais que +/-500Mbps.

@OSantos, Espero Imenso que lhe Respondam em Breve ao seu Pedido, e lhe Premitam a Troca para o FiberGateway Wi-Fi 6 (ou Superior) para Conseguir Usufruir da Velocidade de 1Gbps por Wi-Fi 

Forum|alt.badge.img+4
  • Observador
  • June 9, 2026

Rafa, é caso para perguntar por que razão A MEO tem demasiados labregos ao seu serviço no apoio ao cliente.

Nas dezenas e dezenas de horas que tenho de conversação com os call centers nunca nenhum assistente me deu de imediato uma solução que me agradasse plenamente. 

Tal como o OSantos senti-me sempre à deriva no oceano de incompetências e ineficiências da MEO. 

Há pessoas com sorte, Rafa. 

E que assim continue.

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • June 9, 2026

Olá a todos.

Contactado hoje pelo Departamento Comercial que me direcionou para o Apoio ao Cliente. Duas colaboradoras excelentes na delicadeza, simpatia e vontade de resolver. Nota 10. Aguardo agendamento para substituição, sem custos, do router.

Obrigado a todos os que contribuiram para este tópico.