Skip to main content
Pergunta

Net fixa de 1Gb que não chega a 600Mb em wifi

• June 6, 2026
  • 5 respostas
  • 49 visualizações

Forum|alt.badge.img+1

Na última renovação, contratei net fixa 1Gb/500Mb que, em WiFi, não chega aos 600Mb/400Mb.        Com cabo, ok.                                                                                                                                          Pelo que tentei perceber, o router (com 5 ou 6 anos) não suporta a velocidade contratada em WiFi. Penso que será responsabilidade da Meo ou substituir o router ou ter-me informado que o router em causa não suporta aquela configuração.

A diferença para a velocidade (medida) que tinha anteriormente, é de cerca de 80Mb… (504Mb para 586Mb)

“Pois, mas o router, por cabo, fornece 1Gb...”

“Pois, mas hoje em dia nada (ou quase nada) funciona por cabo!!”

5 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • June 6, 2026

Olá ​@OSantos 

Qual é o router?

As velocidades contratadas só são garantidas por cabo, por WiFi seria impossível garantir as velocidades pois existem vários fatores que afetam a velocidade via WiFi, como por exemplo a distância do router, a tecnologia WiFi do router e do equipamento do utilizador e a banda WiFi utilizada.

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • June 6, 2026

Pelo que consigo identificar, Altice labs, FiberGateway GR241AG, seja lá o que isto for! Data de fabrico, setembro de 2020!!

Relativamente às velocidades, as que referi em WiFi, são medidas muito perto do router, tal como fazia quando a velocidade contratada era de 500Mb e cheguei a medir mais de 500Mb.

Parece-me absolutamente descabido “vender” velocidades (a título de exemplo) de 1Gb quando, em boa verdade e comparativamente aos 500Mb se ganha 80Mb… Não pode ser possível, a menos que haja ou incompatibilidade do router ou “falha” na sua configuração. Aliás, devo acrescentar que, com outro router e mesma velocidade contratada, em casa de um amigo, medi WiFi a 1,06 Gb, pelo que é possível obter velocidades dessa ordem.

Bem sei que as velocidades apenas são garantidas por cabo, mas também me parece muito pouco aceitável, para ser simpático, que a diferença de WiFi para cabo seja a que referi, cerca de 40% menos.

De qualquer forma, obviamente, agradeço a resposta, ​@ana_Paula .  

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • June 6, 2026

Olá novamente ​@OSantos 

Talvez seja possível obter melhores resultados com o GR141IG ou GR141DG (modelos WiFi 6). 

Teria de solicitar este router, possivelmente com uma mensalidade de 2,99€/mês a menos que numa renovação tenha a oferta dessa mesma mensalidade.

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • June 6, 2026

Algo que a própria operadora teria a obrigação de me ter alertado.

Parece-me pouco honesto “vender” 1Gb sabendo que o equipamento não o suporta…

Entrarei em contacto com a Meo no sentido de me ser trocado o equipamento, gratuitamente, para que me seja, efetivamente, possível usufruir do serviço que contratei, que me foi “vendido” e que me tem sido cobrado!

A renovação foi feita em dezembro de 2025!!

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@OSantos 

O Router/Equipamento que Têm até que Suporta 1Gbps... Mas Principalmente por Ethernet…

Não Consegue é Oferecer essa Velocidade por Wi-Fi Devido a Ser Mais Limitado, Já Que é Apenas Wi-Fi 5.

No Entanto, Poderá Experimentar Reportar ao Apoio que com o Seu Atual FiberGateway Não Consegue Extrair o Esperado por Wi-Fi, Devido a ser Mais Limitado, e lhe Premitam Fazer a Troca Gratuitamente para o FiberGateway Wi-Fi 6, e até Sem Mensalidade