Resolvido

Não consigo obter a velocidade contratada de internet via cabo (ethernet)

  • 13 September 2022
  • 80 respostas
  • 1451 visualizações

Reputação 1
Crachá +1

Olá,

A velocidade contratada é de 500/100 (router fibergateway), via wifi a velocidade 5g é bastante boa, alcançando até por alguns instantes velocidades de até 400mb de download.

porem via ethernet a historia é diferente apos colocar um cabo diretamente ligado do router ao meu pc apenas obtenho velocidades de cerca de 93mb de download 

já tentei com vários cabos diferentes ( todos cat6) e consigo garantir que o meu pc tem suporta velocidades gigabit

 

pergunto-me se este problema se dá por alguma restrição imposta (vá-se lá saber pq pela parte da meo?) ou se será algum problema do router?

 

Mais alguem ja teve este problema? E conseguiram resolver? se sim como?

icon

Solução por toninho 14 September 2022, 15:52

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

80 respostas

Reputação 7
Crachá +24

@A R R e @pfrodrigues  vocês estão a falar a sério, ou estão na brincadeira um com o outro!?

Nenhum dos dois ouviu falar em organizadores de cabos ??

🤷‍♂️🤦‍♂️

Reputação 7
Crachá +24

@A R R o router não deve estar atrás da tv, nem fechado em caixas . 
Organizador de cabos existem muitos além do que colocou , basta ver qual mais se adequa às suas necessidades.

Reputação 2
Crachá +8

@A R R e @pfrodrigues  vocês estão a falar a sério, ou estão na brincadeira um com o outro!?

Nenhum dos dois ouviu falar em organizadores de cabos ??

🤷‍♂️🤦‍♂️

Acha que não sei do que se trata um organizador de cabos? Também o tenho onde realmente faz falta. Depois cá em casa não tenho animais para além dos humanos..

 

O Cabo ótico Single-mode com conector SC/APC Conector (GPON), que liga o Fibergtaway à tomada óptica, é que deve estar protegido… é este que é “atacado” pelos gatos.

 

Se você conhecer algum instalador, pergunte-lhe se esta situação acontece com regularidade… eu não sou instalador, por acaso sei que é regular (fiquei a saber).

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

esta gente nunca ouvir falar das redes ITED’s…

 

o google pode ajudar nessa situação...todas as casas novas ou com remodelações profundas tem de ter projecto ITED, que abrange a rede eletrica, rede de telefone e rede de internet,  o mais recente até obriga a ter rede de fibra em cada divisão da casa…

 

mas claro que há muito empreiteiros que fogem dessa nova lei...custa dinheiro...

Reputação 4
Crachá +1

Na minha opinião, o ROUTER está com problemas, avariado!

Vai ter de entrar em contato para o apoio ao cliente 16200 mas atenção, essas chamadas são sempre cobradas...

Se tiver oportunidade de tratar pelos pedidos na área de cliente é sempre gratuito!

Reputação 4
Crachá +1

Contactos de apoio ao cliente da MEO

Contactos de Apoio ao Cliente MEO
Apoio ao Cliente e Faturação
16200
Apoio Técnico/Avarias MEO
16 209
Informações sobre Roaming
12 083
Ativação serviços de Internet Móvel
12 300
Ativação serviços para telemóvel
12 045
Linha pontos MEO
12 096
Reputação 4
Crachá +1

Agradeça a ajuda com um Like, ou marque a "Melhor resposta", para ajudar os outros a encontrar rapidamente a solução.

Reputação 2
Crachá +8

boas

 

esta gente nunca ouvir falar das redes ITED’s…

 

o google pode ajudar nessa situação...todas as casas novas ou com remodelações profundas tem de ter projecto ITED, que abrange a rede eletrica, rede de telefone e rede de internet,  o mais recente até obriga a ter rede de fibra em cada divisão da casa…

 

mas claro que há muito empreiteiros que fogem dessa nova lei...custa dinheiro...

Se tem formação superior deve ter aprendido que não se deve generalizar…

 

Depois nem todas as casas são novas ou foram alvo de remodelações profundas…

Sim o Google ajuda muito… não será para aqui que o Google apontará…

 

Eu pertenço a “gente” que “ouviu falar do ITED”… mas porque acha que toda a gente tem conhecer o ITED?

Reputação 1
Crachá +1

a zona de comentarios deste post ficou wild assim bem do nada 💀

Reputação 7
Crachá +24

@Vascoazev2074  há os que realmente tentam , depois há outros , enfim , da minha parte ajudei no que seria possível.

A partir daí só o apoio técnico.

Reputação 4
Crachá +1

@toninho  o tvi reality está com sinal aberto, sente se lá no sofá e faça realmente algo proveitoso .

Agradeça a ajuda com um Like, ou marque a "Melhor resposta", para ajudar os outros a encontrar rapidamente a solução.

Reputação 7
Crachá +24

@pfrodrigues não complique, este user tem um tópico onde só deram bitaites.

Se leu o tópico, o problema é ter Wi-Fi e não conseguir ter por lan, eu e o @NeoPayne despistamos o que poderia ser, não é nada do despistado , a partir  daí só o apoio técnico, (td indica troca de router) não vale a pena estar a inventar mais num tópico que dá dó ver alguns comentários.

Reputação 7
Crachá +21

já tentei fazer isso tudo.

enquanto estava na pagina de gestao do router reparei nisto

ali diz 100 mbps de velocidade nao deveria dizer 500mbps? apesar de a velocidade que estou a obter nao ser de 500mbps nao deveria ser essa a “ apresentada “ ali?

 

Essa porta deve ter a box ligada, ligue o pc a outra porta e veja a velocidade que la aparece (no mesmo quadro)

Reputação 2
Crachá +8

Ah eu tenho ADSL… também é boa essa dedução! Melhor, é fácil contrariar sem provar. E todos os print que aqui colocar fui buscar aos vizinhos porque, estes sim, tem Fibra, mas eu continuo com ADSL…  ah posso ir buscar ao Google…

 

Estava feito se tivesse ADSL… sim já foi tempo, era o que existia….

 

 

Reputação 2
Crachá +8

Esta fui agora a correr a casa do vizinho…. veja a data e mais algo, se é capaz!

Não posso adiantar mais nada, não quer que coloque por aqui o IP, nº de cliente…

Você é um cromo! Não tenho Fibra, cada cromo...

Reputação 2
Crachá +8

Chega ou é preciso mais? Vou ali ao vizinho buscar….

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

ainda estas a perder tempo em provares que tens razão?? não percas tempo...já perdes-te essa oportunidade a muitos post’s a traz…

 

ser assertivo não é um dos teus fortes...não podes esquecer do que escreves em outros post’s...podes ser apanhado a mentir, tal como já foste umas vezes, e a necessidade de provar que os outros não tem razão...não te esforces...fica mal a qualquer pessoa...

Reputação 2
Crachá +8

@A R R eu usei malha metálica, a mesma que se usa numa rede mosquiteira… é mais “cool”. Tenho que lá ir tirar umas fotos para colocar por aqui.

 

É que é uma casa muito antiga, não possui qualquer tipo de infraestrutura para cablagens para além do trivial…

Estes “senhores” nunca meteram a “mão na massa”… não estejas numa obra, sabendo como se faz a “coisa”, fia-te no projecto e logo fica com as “calças na mão”!

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

@A R R por alguma razão tem de ser um electricista certificado a fazer o protecto ITED,

 

um arquitecto não tem qualificações para isso mas eles acham que tem, tenho conflitos todos os dias com arquitetos e engenheiros porque acham que sabem tudo e podem fazer tudo...

Reputação 7
Crachá +23

boas

testei agora em 8 testes online diferentes...nenhum foi parar a NOS...curioso...

 

O Sr Engenheiro NeoPayne continua com ADSL Sapo 8 Mbps ?  

 

 

por vezes fazes-te de ignorante não??

Reputação 7
Crachá +21

Desisto

 

#UnleashTheHounds

Boas,
Quando tinha o Windows 3.11, resolvia problemas em desligar o PC da corrente AC 220 - 240 volts. 

Em 2014 quando instalaram Fibra ótica em casa de minha irmã Maria colocaram:

 

  • Cabo UTP,  RJ45 CAT 6 (fichas de fabrica) entre ONT e router horizontal, Technicolor TG784n v3 
  • Cabo UTP,  RJ45 CAT 5e (fichas de fabrica) entre router e Box TV, alguns anos depois verificamos que a imagem, na TV não estava normal, talvez por causa das limpezas habituais, foi preciso apertar a ficha com um alicate. Soubemos que o problema estava no cabo porque utilizamos outro.

No local existe um cabo CAT5e (fichas de má qualidade) a ficha já foi substituída por uma melhor porque a velocidade não ultrapassava os100 Mbps ligado ao router porta #4 - 1000 Mbps.

O router Fiber Gateway vertical tem vantagens nas performances e desvantagens para as 4 ligações portas 1000 Mbps se não tiver fichas adequadas nos cabos. O Sr pfrodrigues está certíssimo.
 
Alguns problemas poderão ser resolvidos em desligar o aparelho da tomada durante 30 segundos.

Um dos meus portáteis tem a porta 1000 Mbps danificada, tinha apenas 100Mbps, neste momento tenho adaptador USB para 1000Mbps e tenho as velocidades contratadas.

Qual foi o problema encontrado na instalação?

As empresas de telecomunicações poderiam substituir fichas de cabos de má qualidade que ligam aos seus routers num valor simbólico como por exemplo €2.50 cada.  
 
 

Reputação 7
Crachá +21

…….

As empresas de telecomunicações poderiam substituir fichas de cabos de má qualidade que ligam aos seus routers num valor simbólico como por exemplo €2.50 cada.  
 
 

Poder, podiam e podem, mas a deslocação do tecnico tem custos, na meo 40€

Reputação 2
Crachá +8

Boas,
Quando tinha o Windows 3.11, resolvia problemas em desligar o PC da corrente AC 220 - 240 volts. 

Em 2014 quando instalaram Fibra ótica em casa de minha irmã Maria colocaram:

 

  • Cabo UTP,  RJ45 CAT 6 (fichas de fabrica) entre ONT e router horizontal, Technicolor TG784n v3 
  • Cabo UTP,  RJ45 CAT 5e (fichas de fabrica) entre router e Box TV, alguns anos depois verificamos que a imagem, na TV não estava normal, talvez por causa das limpezas habituais, foi preciso apertar a ficha com um alicate. Soubemos que o problema estava no cabo porque utilizamos outro.

No local existe um cabo CAT5e (fichas de má qualidade) a ficha já foi substituída por uma melhor porque a velocidade não ultrapassava os100 Mbps ligado ao router porta #4 - 1000 Mbps.

O router Fiber Gateway vertical tem vantagens nas performances e desvantagens para as 4 ligações portas 1000 Mbps se não tiver fichas adequadas nos cabos. O Sr pfrodrigues está certíssimo.
 
Alguns problemas poderão ser resolvidos em desligar o aparelho da tomada durante 30 segundos.

Um dos meus portáteis tem a porta 1000 Mbps danificada, tinha apenas 100Mbps, neste momento tenho adaptador USB para 1000Mbps e tenho as velocidades contratadas.

Qual foi o problema encontrado na instalação?

As empresas de telecomunicações poderiam substituir fichas de cabos de má qualidade que ligam aos seus routers num valor simbólico como por exemplo €2.50 cada.  
 
 

Quem faz os cabos aqui sou eu… o instalador não teve qualquer trabalho! Eu tenho alicate, o equipamento de teste aos cabos, não dou “chatice”.

É evidente que a maioria dos clientes  dos operadores não tem noção de que um cabo pode estar danificado ou com má conexão ao router. Afirmar que as portas do router estão queimadas sem qualquer despiste, pode ser aceite pelos clientes que nada percebem… agora só se pode ter a certeza que estão queimadas depois de testar as várias situações que podem ser a causa do problema…

E não vale a pena argumentar que os clientes, neste caso o membro que aqui vem colocar o seu problema, que não sabe como verificar ou não o consegue fazer… o membro “conseguiu” chegar até aqui, ao Fórum, é bo que seja informado de todas as possibilidades… se depois colabora ou não, se é um problema, com toda a certeza será este que tem interesse em o resolver…

Os meus routers estão na vertical, agarrados à parede por parafusos que encaixam na base destes, nas furações para tal… não se mexem! A cablagem (e é muita) não está exposta a qualquer toque acidental, é preciso querer lhe aceder..

O CAT 5 chega bem em casa...

Reputação 7
Crachá +24

O pc suporta mesmo gigabyte?

Vá às definições da placa de rede e veja como está .

Veja se aparece 10/100/1000, caso não , tem que se configurar, não é difícil.