Skip to main content
Pergunta

MEO 10Gb - Equipamentos Ubiquiti

• July 16, 2025
  • 6 respostas
  • 191 visualizações

Forum|alt.badge.img

Olá a todos,

Estou a planear fazer o upgrade da minha rede doméstica para 10Gb, e queria confirmar alguns detalhes sobre a compatibilidade com o novo router Fiber X da MEO (o modelo que tem ONT integrado e porta LAN 5 com 10Gb, que pode ser colocada em modo bridge).

A minha ideia é utilizar os seguintes equipamentos:

• Router: Ubiquiti Cloud Gateway Fiber (UCG-FIBER)
    Segundo as especificações, tem porta WAN 10Gb RJ45, o que me parece compatível com a porta LAN 5 do router MEO.

• Switch: Pro XG 8 PoE com portas SFP+ 10Gb
    Ligado ao router via cabo DAC SFP+ ou fibra.

As minhas dúvidas:

1. Alguém já ligou o router Fiber X da MEO em modo bridge a um router pessoal com entrada WAN RJ45 10Gb, como o Ubiquiti UCG-FIBER? Funciona sem problemas?

2. A porta LAN 5 do router MEO fornece realmente 10Gb full duplex em modo bridge, ou há alguma limitação que deva saber?

3. Recomendam alguma alternativa ao UCG-FIBER para este cenário?

4. Existe alguma recomendação oficial da MEO em relação a usar routers próprios com WAN 10Gb?

Quero montar uma rede robusta com distribuição interna em 10Gb para NAS, servidor e acesso local, e manter o router da MEO apenas como bridge.

Agradeço desde já qualquer feedback ou experiências semelhantes!

Obrigado!

6 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • July 16, 2025

Olá ​@JKLM0 

O Router da MEO tem bridge na porta 5 (10Gbps), não existe nenhuma limitação de velocidade nessa porta e o bridge deverá ser feito normalmente com o router ubiquiti sem problemas.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • July 16, 2025

Olá ​@JKLM0 

O Router da MEO tem bridge na porta 5 (10Gbps), não existe nenhuma limitação de velocidade nessa porta e o bridge deverá ser feito normalmente com o router ubiquiti sem problemas.

Obrigado pela resposta, contudo, estava à espera de um feedback mais técnico.

Ou seja, se esta é a melhor solução ou se existem outras alternativas melhores.

• July 16, 2025

Olá ​@JKLM0 

Para isso tem de contactar a linha de apoio técnico visto que o fórum é uma comunidade de clientes e quem lhe respondeu também é apenas uma cliente.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • July 16, 2025

Olá ​@JKLM0 

Para isso tem de contactar a linha de apoio técnico visto que o fórum é uma comunidade de clientes e quem lhe respondeu também é apenas uma cliente.

O problema é que na linha de apoio técnico não me conseguem responder a grandes questões técnicas..

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • August 18, 2025

Update

Acabei de instalar um Ubiquiti Cloud Gateway Fiber + Ubiquiti XG 10 PRO com o serviço de 10Gb e tudo funciona às mil maravilhas!

Consigo ter, estáveis, 9.50 Gb de DL/UP.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 18, 2025

Boa! Obrigada pelo update