Pergunta

Manual para novo router fiber X / duvidas. nova adesao

• 16 September 2023
  • 14 respostas
  • 1035 visualizações

Reputação 2
Crachá +2

Boa noite 

já aderi ao novo serviço fibra 10gb, necessitava de ter o manual do novo router para poder esclarecer algumas dúvidas, atendendo que que não está disponível no vosso suporte e já tem o equipamento e serviço disponível.

uma das dívidas  é se o o modo Bridge pode ser feito a porta de 10gb? a não ser possível devia ser algo que a meo devia tentar implementar rapidamente para a utilização de equipamentos mais robustos para este serviço, pois assim só usando outras maneiras dmz etc para usar outros equipamentos.

obrigado 

14 respostas

Reputação 7
Crachá +22

Se é possível não sei , mas o router que vai ligar em bridge suporta?

Thats the question 

Reputação 2
Crachá +2

Obviamente, daí ter colocado a questão.

neste momento tenho o serviço 1000/400 com o fiber gateway em Bridge.

Como referi se não tem a meo/altice deve implementar rapidamente, 

tirando certamente um cliente ou outro quem adere a este serviço é user avançado, este router fiber X só com um porta 10gb já por si é um fator limitador a versão em França usa portas todas 10gb e porta sfp e permite Bridge nas portas 10gb lan e sfp.

Mais uma vez peço que me esclareçam a minha questão e disponibilizem o manual do equipamento 

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +22

Por aqui ninguém lhe vai dar o manual , somos todos clientes.

E não respondeu à minha interpelação, eu perguntei se o router que quer ligar em bridge suporta essas velocidades .

Eu pessoalmente ao trocar para esse pacote tenho que trocar os switch para conseguir essas velocidades, 

Reputação 2
Crachá +2

Pensei que tivesse percebido, sim suporta até bem acima dos 10gb (que na realidade vão ser 8gb devido a overhead e outros fatores que a meo referência)

daí estar a bater no fato do Bridge na porta de 10gb do router fiber x, como referi anteriormente quem vai usar este serviço são users avançados na maioria naonvis querer usar o router do operador que será limitado e pode até ser suficiente para user comum que poderá aderir a este serviço 

Reputação 7
Crachá +22

Vindo de uma operadora não conte com mta coisa , vêm sempre limitados no que diz respeito a poder programar mta coisa .

Sim são 8 , mas anunciam 10 só para ser bonito 🤦‍♂️

O router x tem 4 portas 10G?

Reputação 2
Crachá +2

O router x tem 4 portas 10G?

nao 

Reputação 7
Crachá +22

Lol , então não suporta, daí a minha questão logo ao início, mas como não percebo nada disto 🤷‍♂️

Reputação 2
Crachá +2

Lol , então não suporta, daí a minha questão logo ao início, mas como não percebo nada disto 🤷‍♂️

a porta 10gb é auto/selfsense, logo o Bridge ser nela, e não no switch com quatro portas gigabit na porta 4, ou ter nas duas, no router altice em França as portas são todas 10gb mas também tem Bridge aqui há 2 routers um com porta 10gb linha de cobre e outra com porta sfp (tens que solicitar) e esse sei que tem Bridge na porta sfp atendendo que é exactamente igual sem tirar nem por ao que vem por default para o cliente a informação está correta.

agora o preocupante é que não instalam é o serviço a ninguém já somos alguns que aderimos no passado dia 15 e nestum, os departamentos não sabem responder e a área técnica não responde a Ninguém , cheira me a esturro 

Reputação 7
Crachá +22

@TSportM também já tentei e ninguém sabe de nada , isto é tipo lançar um iPhone 15 , mas que ainda não existe para entrega.

Eu paguei há dois anos 30€ para fazer a pre adesão ao 5g , até hoje é gratuito, onde andam os meus e de outros 30€ !?

Reputação 2
Crachá +2

@TSportM também já tentei e ninguém sabe de nada , isto é tipo lançar um iPhone 15 , mas que ainda não existe para entrega.

Eu paguei há dois anos 30€ para fazer a pre adesão ao 5g , até hoje é gratuito, o de andam os meus e de outros 30€ !?

A única explicação é não haver equipamentos para os clientes, Pois a infraestrutura  xgs pon está up há já algum tempo.

ou há grande esturro que está a escapar, mas havendo não vão conseguir esconder tudo se sabe, acho que está cena de dizerem que foram os primeiros a lançar os 10gb não lhes está a correr bem, além disso não foram os primeiros a nível residencial há operador que já disponibiliza desde do ano passado não tem é em todo lado mas onde tem instala em 48h e não falta clientes para provar….

a meo tem que começar a ser mais transparente e dizer aos clientes que só consegue daqui a x tempo era mais bonito assim 

Reputação 7
Crachá +22

@TSportM a fibra suporta qualquer velocidade, seja qual for até de 1tb, é preciso haver é servidores para isso , por isso perguntei se os bridge suportavam , agora andam a vender banha da cobra só para ser bonito em relação à concorrência.

Até acredito que em empresarial isso já aconteça esses pacotes e que estão alargar ao particular, mas ao menos sejam profissionais e deem formação.

Alguém me pode tirar umas dúvidas. o router fiber x tem 4 portas de saída e de entrada qual é? são todas RJ45? Qual o equipamento a comprar para o meu Pc? E o que comprar? Necessito de comprar um SWITCH? Aguardo uma resposta de alguém? 

Reputação 2
Crachá +2

Alguém me pode tirar umas dúvidas. o router fiber x tem 4 portas de saída e de entrada qual é? são todas RJ45? Qual o equipamento a comprar para o meu Pc? E o que comprar? Necessito de comprar um SWITCH? Aguardo uma resposta de alguém? 

Lol

homem tens 5 portas Rj45 

4x 1gb e 1x 10gb 

entrada tens uma que é a wan que é pon (fibra ótica) e tens uma porta usb typC 

queres um switch em específico para quê?

para este serviço com este equipamento precisas de linhas cobre (cabo) e nic de 10gb para tirares partido do serviço 

https://www.speedtest.net/result/d/1da82792-165e-4470-b96a-c29e5be39297.png

So pelo facto de estares a colocares esta questão acho que este serviço não é para ti…..

eu nem se quer uso o equipamento da MEO e a usar seria em bridge acho mesmo melhor ires para algo mais comum

Responder