Pergunta

Manual para novo router fiber X / duvidas. nova adesao

  • 16 September 2023
  • 18 respostas
  • 2049 visualizações

Reputação 2
Crachá +2

Boa noite 

já aderi ao novo serviço fibra 10gb, necessitava de ter o manual do novo router para poder esclarecer algumas dúvidas, atendendo que que não está disponível no vosso suporte e já tem o equipamento e serviço disponível.

 

uma das dívidas  é se o o modo Bridge pode ser feito a porta de 10gb? a não ser possível devia ser algo que a meo devia tentar implementar rapidamente para a utilização de equipamentos mais robustos para este serviço, pois assim só usando outras maneiras dmz etc para usar outros equipamentos.

 

obrigado 

 

 


18 respostas

Reputação 7
Crachá +22

Se é possível não sei , mas o router que vai ligar em bridge suporta?

Thats the question 

Reputação 2
Crachá +2

Obviamente, daí ter colocado a questão.

neste momento tenho o serviço 1000/400 com o fiber gateway em Bridge.

 

Como referi se não tem a meo/altice deve implementar rapidamente, 

tirando certamente um cliente ou outro quem adere a este serviço é user avançado, este router fiber X só com um porta 10gb já por si é um fator limitador a versão em França usa portas todas 10gb e porta sfp e permite Bridge nas portas 10gb lan e sfp.

Mais uma vez peço que me esclareçam a minha questão e disponibilizem o manual do equipamento 

 

Obrigado 

 

Reputação 7
Crachá +22

Por aqui ninguém lhe vai dar o manual , somos todos clientes.

E não respondeu à minha interpelação, eu perguntei se o router que quer ligar em bridge suporta essas velocidades .


Eu pessoalmente ao trocar para esse pacote tenho que trocar os switch para conseguir essas velocidades, 

Reputação 2
Crachá +2

Pensei que tivesse percebido, sim suporta até bem acima dos 10gb (que na realidade vão ser 8gb devido a overhead e outros fatores que a meo referência)

daí estar a bater no fato do Bridge na porta de 10gb do router fiber x, como referi anteriormente quem vai usar este serviço são users avançados na maioria naonvis querer usar o router do operador que será limitado e pode até ser suficiente para user comum que poderá aderir a este serviço 

Reputação 7
Crachá +22

Vindo de uma operadora não conte com mta coisa , vêm sempre limitados no que diz respeito a poder programar mta coisa .

Sim são 8 , mas anunciam 10 só para ser bonito 🤦‍♂️

O router x tem 4 portas 10G?

Reputação 2
Crachá +2

O router x tem 4 portas 10G?


nao 

Reputação 7
Crachá +22

Lol , então não suporta, daí a minha questão logo ao início, mas como não percebo nada disto 🤷‍♂️

Reputação 2
Crachá +2

Lol , então não suporta, daí a minha questão logo ao início, mas como não percebo nada disto 🤷‍♂️


a porta 10gb é auto/selfsense, logo o Bridge ser nela, e não no switch com quatro portas gigabit na porta 4, ou ter nas duas, no router altice em França as portas são todas 10gb mas também tem Bridge aqui há 2 routers um com porta 10gb linha de cobre e outra com porta sfp (tens que solicitar) e esse sei que tem Bridge na porta sfp atendendo que é exactamente igual sem tirar nem por ao que vem por default para o cliente a informação está correta.

 

agora o preocupante é que não instalam é o serviço a ninguém já somos alguns que aderimos no passado dia 15 e nestum, os departamentos não sabem responder e a área técnica não responde a Ninguém , cheira me a esturro 

 

Reputação 7
Crachá +22

@TSportM também já tentei e ninguém sabe de nada , isto é tipo lançar um iPhone 15 , mas que ainda não existe para entrega.

Eu paguei há dois anos 30€ para fazer a pre adesão ao 5g , até hoje é gratuito, onde andam os meus e de outros 30€ !?

Reputação 2
Crachá +2

@TSportM também já tentei e ninguém sabe de nada , isto é tipo lançar um iPhone 15 , mas que ainda não existe para entrega.

Eu paguei há dois anos 30€ para fazer a pre adesão ao 5g , até hoje é gratuito, o de andam os meus e de outros 30€ !?


A única explicação é não haver equipamentos para os clientes, Pois a infraestrutura  xgs pon está up há já algum tempo.

ou há grande esturro que está a escapar, mas havendo não vão conseguir esconder tudo se sabe, acho que está cena de dizerem que foram os primeiros a lançar os 10gb não lhes está a correr bem, além disso não foram os primeiros a nível residencial há operador que já disponibiliza desde do ano passado não tem é em todo lado mas onde tem instala em 48h e não falta clientes para provar….

 

a meo tem que começar a ser mais transparente e dizer aos clientes que só consegue daqui a x tempo era mais bonito assim 

Reputação 7
Crachá +22

@TSportM a fibra suporta qualquer velocidade, seja qual for até de 1tb, é preciso haver é servidores para isso , por isso perguntei se os bridge suportavam , agora andam a vender banha da cobra só para ser bonito em relação à concorrência.

Até acredito que em empresarial isso já aconteça esses pacotes e que estão alargar ao particular, mas ao menos sejam profissionais e deem formação.

Alguém me pode tirar umas dúvidas. o router fiber x tem 4 portas de saída e de entrada qual é? são todas RJ45? Qual o equipamento a comprar para o meu Pc? E o que comprar? Necessito de comprar um SWITCH? Aguardo uma resposta de alguém? 

Reputação 2
Crachá +2

Alguém me pode tirar umas dúvidas. o router fiber x tem 4 portas de saída e de entrada qual é? são todas RJ45? Qual o equipamento a comprar para o meu Pc? E o que comprar? Necessito de comprar um SWITCH? Aguardo uma resposta de alguém? 

Lol

 

homem tens 5 portas Rj45 

4x 1gb e 1x 10gb 

entrada tens uma que é a wan que é pon (fibra ótica) e tens uma porta usb typC 

 

queres um switch em específico para quê?

para este serviço com este equipamento precisas de linhas cobre (cabo) e nic de 10gb para tirares partido do serviço 

 

https://www.speedtest.net/result/d/1da82792-165e-4470-b96a-c29e5be39297.png

 

So pelo facto de estares a colocares esta questão acho que este serviço não é para ti…..

 

eu nem se quer uso o equipamento da MEO e a usar seria em bridge acho mesmo melhor ires para algo mais comum

Boa noite,

Algumas notas que podem ser interessantes para a comunidade:

  • Em Portugal apenas estão a ser distribuídos equipamentos com portas RJ45 (XSR151DK) apesar de terem sido feitos testes com a versão com porta SFP+ (XSR150DX), mas pelo menos inicialmente estão reservados para outros mercados.
  • Nos Fiber X (e talvez noutros modelos mais recentes), a combinação user/password de administração é a mesma que SSID WiFi/password WiFi que está numa etiqueta colada na parte debaixo do router, ao invés da habitual meo/meo.
  • Apesar de na interface de administração o modo bridge refira que ao ser activado, a porta LAN 4 ficará dedicada a esse feito, na realidade o modo bridge funciona na porta 5 que é a porta 10G, fácil de identificar visualmente pois está isolada das demais e indica “10G” na label

     

  • Para quem usa hardware com porta 10 Gbps disponível em SFP+, existem conversores RJ45 para SFP+ como é o caso da Ubiquiti. O adaptador fica bastante quente mas permite atingir as velocidades máximas reais do serviço.
  • No meu caso, o modo bridge veio activado por omissão após provisionamento final do router por parte da MEO, sem que tivesse feito tal pedido. No entanto, durante esse processo, verifiquei que havia sempre a hipótese de activar este modo em qualquer um dos passos de provisionamento durante o qual o router fez vários reboots.
  • Os Fiber X implementam a tecnologia PON denominada XGS-PON com um máximo teórico de 10 Gbps simétrico mas que devido ao overhead deve apenas atingir os 8.5 Gbps simétricos reais.
  • O mesmo hardware XGS-PON no exterior pode ser utilizado para 25G PON (~20 Gbps simétricos reais), portanto à medida que os componentes permitam atingir um custo-benefício razoável, poderemos esperar a comercialização por parte da Altice (~4-5 anos?). Já a tecnologia 50G PON continua em fase de experimentação e prevejo que inicialmente deverá apenas ser comercializada em linhas 50 Gbps down / 25 Gbps up.

Espero que tenha ajudado!

Aproveitando a deixa aqui. Estou assinando os 10Gbps (tentaram instalar hoje mas por incapacidade técnica não ativaram a PON e vou ter que aguardar) e tenho um Mac Studio com 10Gb e um NAS com 10Gb. Ambos estão ligados diretamente entre si e meu Mac Studio está no Wi-Fi para se ter internet, enquanto o NAS conecta-se à net pela porta 1Gb. Além disso minha esposa tem um Macbook com adaptador 2.5Gb que atualmente está na porta 1Gb do router.


Assim que instalarem os 10Gb aqui, eu não sei como farei para ter o NAS e meu Mac Studio com 10Gb entre si e com os 10 Gb da internet e minha esposa com 2.5G de rede sem ter que passar por porta 1Gb. Pesquisando na net eu só encontro switches com 2 portas 10Gb e o restante com 1Gb. Alguém pode me recomendar um Swtich ou um router que tenha pelo menos 3 portas 10Gb e uma 2.5Gb?

Obrigado!

Aproveitando a deixa aqui. Estou assinando os 10Gbps (tentaram instalar hoje mas por incapacidade técnica não ativaram a PON e vou ter que aguardar) e tenho um Mac Studio com 10Gb e um NAS com 10Gb. Ambos estão ligados diretamente entre si e meu Mac Studio está no Wi-Fi para se ter internet, enquanto o NAS conecta-se à net pela porta 1Gb. Além disso minha esposa tem um Macbook com adaptador 2.5Gb que atualmente está na porta 1Gb do router.


Assim que instalarem os 10Gb aqui, eu não sei como farei para ter o NAS e meu Mac Studio com 10Gb entre si e com os 10 Gb da internet e minha esposa com 2.5G de rede sem ter que passar por porta 1Gb. Pesquisando na net eu só encontro switches com 2 portas 10Gb e o restante com 1Gb. Alguém pode me recomendar um Swtich ou um router que tenha pelo menos 3 portas 10Gb e uma 2.5Gb?

Obrigado!

Boas Raphael,

 

Verifica algo do género disto Netgear XS505M-100EUS, neste momento esta na amazon com algum desconto, para desfrutar dessas portas sempre podes comprar um AP com porta de 2.5gb e wifi 6 ou 6e,

 

Cumps!

Aproveitando a deixa aqui. Estou assinando os 10Gbps (tentaram instalar hoje mas por incapacidade técnica não ativaram a PON e vou ter que aguardar) e tenho um Mac Studio com 10Gb e um NAS com 10Gb. Ambos estão ligados diretamente entre si e meu Mac Studio está no Wi-Fi para se ter internet, enquanto o NAS conecta-se à net pela porta 1Gb. Além disso minha esposa tem um Macbook com adaptador 2.5Gb que atualmente está na porta 1Gb do router.


Assim que instalarem os 10Gb aqui, eu não sei como farei para ter o NAS e meu Mac Studio com 10Gb entre si e com os 10 Gb da internet e minha esposa com 2.5G de rede sem ter que passar por porta 1Gb. Pesquisando na net eu só encontro switches com 2 portas 10Gb e o restante com 1Gb. Alguém pode me recomendar um Swtich ou um router que tenha pelo menos 3 portas 10Gb e uma 2.5Gb?

Obrigado!

Boas Raphael,

 

Verifica algo do género disto Netgear XS505M-100EUS, neste momento esta na amazon com algum desconto, para desfrutar dessas portas sempre podes comprar um AP com porta de 2.5gb e wifi 6 ou 6e,

 

Cumps!

Olá,

 

Muito obrigado pela indicação! Esse sem dúvida seria uma ótima escolha mas eu acabei encontrando há uns dias atras na Amazon o TP-Link TL-SX105, que tem 5 portas 10GB. Ele deve chegar hoje ou amanhã. Posto aqui depois se tudo correu bem com ele.

Obrigado!

Responder