Boa noite,
Renegociei o meu contacto e celebrei um novo com as seguintes vantagens:
- serviço de voz fixa e telefone (que não me interessava particularmente mas a MEO já não comercializa pacotes sem voz fixa)
- desconto de cerca de 20€ na mensalidade durante a fidelização:
- Desconto de 50% no aluguer da 1a MEOBOXE:
- Passagem da largura de banda de 500Mbps para 1Gbps.
Esta foi a condição que mais me agradou e que me fez decidir por novo contrato com a MEO.
Como sou realista por natureza e já ando aqui há uns anos, pressenti que iria haver problemas com o aumento da largura de banda, o que acabou por acontecer.
Eu aceitei as condições do novo contrato ontem de manhã (6a feira), apesar de já ter recebido o telefone fixo na 5a feira, bem como o número atribuído.
Hoje, em mais uma epopeia, liguei para o apoio técnico para saber se já tinha a Internet a 1Gbps.
O técnico de 1a linha disse-me que sim, e pediu-me para fazer uma data de testes no site da Okla.
Todos eles davam resultados idênticos aos obtidos antes do upgrade (cerca de 300 Mbp a 5Ghz) isto a 3/4 metros de distância do router Fibergateway.
Eu referi-lhe desde o inicio que tinha um powerline em casa com 4 receptores wifi da tp-link, além do adaptador principal ligado ao router.
Disse-lhe que tinha desligado e feito reser à powerline por completo antes de ligar já para não interferir com eventuais testes e mudanças a efetuar remotamente.
Mesmo assim ele insinuou que o problema poderia estar na powerline, nos ruídos brancos, etc.
Depois perguntou-me qur tipo de cabo usava, se cat5 ou cat6.
Eu respondi que usava cat6 mas que isso não me parecia muito relevante uma vez que só uso Internet através de Wi-Fi, e as portas LAN estão ocupadas com as 3 MEO BOXES que alugo.
Não ligo nenhum dispositivo diretamente ao router, nomeadamente às portas LAN, excepto a unidade central da powerline, mas que tinha desligado e feito reset à mesma horas antes.
Depois dividiu a minha rede em 2, uma de 2,4Ghz e outra de 5Ghz.
Sinceramente, não percebi o intuito, mas os resultados continuaram iguais, bem longe do 1Gbps contratado.
Como seria de esperar, disse-me que iria ser contactado por outro técnico (presumo que de 2a linha), o que me tem acontecido sempre que contacto o apoio técnico.
Este senhor do apoio falava um português com uma pronúncia estrangeira que sinceramente não consegui identificar mas que dificultou imenso a comunicação.
Enfim, pensei que, em teoria, não seria difícil aumentar a largura de banda remotamente do cliente, mas pelos vistos, enganei-me.
Alguém me pode dar uma pista, opiniao ou dica por que razão isto acontece?
Qual a dificuldade, que me possa estar a escapar, de aumentar a largura de banda da Internet fixa remotamente?
Até posso estar a fazer errado e não saber, mas algo se passa porque em teoria não deveria ser difícil aumentar a largura de banda de um cliente remotamente.
Obrigado e qualquer ajuda será muito bem-vinda.
Cumprimentos