Pergunta

Largura de banda da internet

  • 7 October 2023
  • 10 respostas
  • 169 visualizações

Crachá +3

Boa noite,

Renegociei o meu contacto e celebrei um novo com as seguintes vantagens:

- serviço de voz fixa e telefone (que não me interessava particularmente mas a MEO já não comercializa pacotes sem voz fixa)

- desconto de cerca de 20€ na mensalidade durante a fidelização:

- Desconto de 50% no aluguer da 1a MEOBOXE:

- Passagem da largura de banda de 500Mbps para 1Gbps.

Esta foi a condição que mais me agradou e que me fez decidir por novo contrato com a MEO.

Como sou realista por natureza e já ando aqui há uns anos, pressenti que iria haver problemas com o aumento da largura de banda, o que acabou por acontecer.

Eu aceitei as condições do novo contrato ontem de manhã (6a feira), apesar de já ter recebido o telefone fixo na 5a feira, bem como o número atribuído.

Hoje, em mais uma epopeia, liguei para o apoio técnico para saber se já tinha a Internet a 1Gbps.

O técnico de 1a linha disse-me que sim, e pediu-me para fazer uma data de testes no site da Okla.

Todos eles davam resultados idênticos aos obtidos antes do upgrade (cerca de 300 Mbp a 5Ghz) isto a 3/4 metros de distância do router Fibergateway.

Eu referi-lhe desde o inicio que tinha um powerline em casa com 4 receptores wifi da tp-link, além do adaptador principal ligado ao router.

Disse-lhe que tinha desligado e feito reser à powerline por completo antes de ligar já para não interferir com eventuais testes e mudanças a efetuar remotamente.

Mesmo assim ele insinuou que o problema poderia estar na powerline, nos ruídos brancos, etc.

Depois perguntou-me qur tipo de cabo usava, se cat5 ou cat6.

Eu respondi que usava cat6 mas que isso não me parecia muito relevante uma vez que só uso Internet através de Wi-Fi, e as portas LAN estão ocupadas com as 3 MEO BOXES que alugo.

Não ligo nenhum dispositivo diretamente ao router, nomeadamente às portas LAN, excepto a unidade central da powerline, mas que tinha desligado e feito reset à mesma horas antes.

Depois dividiu a minha rede em 2, uma de 2,4Ghz e outra de 5Ghz.

Sinceramente, não percebi o intuito, mas os resultados continuaram iguais, bem longe do 1Gbps contratado.

Como seria de esperar, disse-me que iria ser contactado por outro técnico (presumo que de 2a linha), o que me tem acontecido sempre que contacto o apoio técnico.

Este senhor do apoio falava um português com uma pronúncia estrangeira que sinceramente não consegui identificar mas que dificultou imenso a comunicação.

Enfim, pensei que, em teoria, não seria difícil aumentar a largura de banda remotamente do cliente, mas pelos vistos, enganei-me.

Alguém me pode dar uma pista, opiniao ou dica por que razão isto acontece?

Qual a dificuldade, que me possa estar a escapar, de aumentar a largura de banda da Internet fixa remotamente?

Até posso estar a fazer errado e não saber, mas algo se passa porque em teoria não deveria ser difícil aumentar a largura de banda de um cliente remotamente.

Obrigado e qualquer ajuda será muito bem-vinda.

Cumprimentos


10 respostas

Reputação 7
Crachá +22

Provavelmente ainda não está carregada a velocidade contratada é muito recente , não acredito que esteja , faça testes por cabo e não por Wi-Fi.

Ter tp link ligados só vai dar efetivamente conflitos de rede , é um facto com experiência pessoal.

Crachá +3

Obrigado.

Também tinha e tenho dúvidas se a nova velocidade estará já carregada, mas o técnico disse-me que sim.

Abri o configurado do router fibergateway e não consegui identificar a velocidade em vigor.

Nao consegui perceber se esse valor está visível e em caso afirmativo em que secão do configurador posso encontrar essa informação.

Mas, lá está, estou mais inclinado para a sua opinião que a velocidade ainda não foi atualizada.

Mas um técnico, mesmo de 1a linha deveria detectar isso rapidamente, não?

Relativamente aos powerlines acha que elas são problemáticas de todo ou simplesmente nesta fase de upgrade?

É que a minha casa tem mais do que um piso e uma configuração pouco usual, e a instalação da rede powerline foi a única solução que me possibilitou ter boa largura de banda em todas as divisões.

Já tentei amplificadores de sinal, acess points e nenhuma deu bom resultado.

Só me falta experimentar um sistema de mesh ou híbrido mesh/powerline.

A não ser que já exista outra tecnologia que desconheça.

Muito obrigado e cumprimentos.

Crachá +3

Por lapso, assinalei a resposta de "Gavetas" como solução.

Mas, apesar de ter sido muito útil e lhe estar extremamente agradecido, o problema ainda não está resolvido.

Ainda espero o contacto do apoio técnico especializado.

Lamento pelo lapso e se for possível reverter o caso como resolvido agradeço.

Reputação 7
Crachá +22

Por aqui não vai ter contato , o que pode fazer é ,por cabo desde já um teste , e diga que velocidade tem por cabo .

Depois vamos ao Wi-Fi .

Reputação 7
Crachá +24

Na área de cliente já atualizou para 1Gbps? 

Reputação 7
Crachá +22

O problema é que trabalha tudo por Wi-Fi, ainda por cima com repetidores por wps , nunca vai chegar perto , ainda por cima com tplink, sei as dores de cabeça que tive .

A solução para bom Wifi são só os extensores da meo ligados por cabo , o resto é paisagem .

Ter várias redes cheias de interferências, não é para mim .

 

Reputação 7
Crachá +22

Pc , wifi,

 extensor 6 da meo

Olá José Guedes
Parabéns pelo seu contrato, um dos melhores tarifários do país.

No Black Friday de 2022 sem estresse o MEO ofereceu nos contrato semelhante, ficamos a pagar €36,99 por pacote M3, isto é €1.5 a mais do que o vosso contrato ainda teve aumento de 7,8% por causa da inflação o negocio foi fechado em 15 minutos.

O resultado da vossa instalação com 3 x 300Mbps parece bom.

Tivemos vários AC Powerlines com portas 100 Mbps, no tempo que a velocidade contratada era de 100/100Mbps funcionavam muito bem, neste momento um ainda está ligado a box TV HD.

Na Instalação do familiar com upgrade para 500Mbs tem um par AC Powerline AV10000 com portas 1000Mbps, ligado a Router/Ponto de Acesso AX3000 da Huwaei. 

Não tenho capsula 1000Mbps por isso não posso partilhar informação pessoal.

Para alguém poder sugerir algo diferente para ficar mais tranquilo e feliz pode responder as seguintes perguntas:

Onde tem o router? Piso 1 ou 3…

A casa tem 3 pisos?

Como é o acesso para os outros pisos?

Qual o modelo dos powerline?

Se não pode passar cabos RJ45 no interior do edifício pode passar no exterior?

Porque não ligou o cabo ao router para confirmar nova velocidade contratada de 1000 Mbps? Uma pessoa normal, forte e segura ligava para não ficar com duvidas.

Em anos anteriores havia hotéis em Lisboa com internet em apenas nos pisos superiores e inferiores.

Cliente MEO M4O sem interferências

 

Crachá +3

Fiz o teste com cabo cat6 há pouco.

Consegui em várias leituras uma média de 480 Mbps.

Desliguei previamente todo os sistema powerline.

 

 

Reputação 7
Crachá +22

 

Se fez teste por cabo e deu esses valores e como disse inicialmente, ainda não foi carregado, resta lhe aguardar.

Responder