Skip to main content
Resolvido

LAG PING ALTO

• 27 de novembro de 2024
  • 31 respostas
  • 1611 visualizações

Forum|alt.badge.img

Boa noite. Tenho tido ping altíssimo desde há sensivelmente um mês para cá. Vai de 52ms aos 250ms constantemente no servidor 1 e nos restantes 3 servidores está sempre nos 160ms ou mais. O jogo é o World of Tanks e todos os meus companheiros de clã que têm o vosso serviço de fibra, têm exatamente o mesmo problema. Já foi descartado que seja problema do pc por essa razão e porque levo o meu portátil ao meu vizinho do R/C que tem o vosso novo concorrente de serviço, e na casa dele tenho 32ms de ping nos servidores 1,2 e 3 e no 4 tenho 140 mas é situado na Rússia.
O vosso serviço técnico já me contactou, fizeram testes atrás de testes e dizem que do vosso lado está tudo bem.
Pois, lamento dizer mas está tudo bem é com as outras operadoras. Como é possível pagar 74€ por um serviço de fibra e ter uma miséria destas a ser "oferecida".
Se dos vossos servidores e IPs disponíveis, a rota aos servidores de jogo é péssima, vocês só têm de fazer ajustes a isso mesmo. Não o fazem e perdem clientes.
Eu pessoalmente vou mudar para a concorrência dentro de pouco tempo, mesmo pagando a "multa" devida. Só saí da NOS por esta razão e pelos vistos, vocês que não arranjam solução, vão pelo mesmo caminho.
Se podem fazer traffic shaping, façam-no por estas razões. Ajudem os clientes a usufruir do serviço que vos pagam.
Aguardo alguma resposta em condições e uma solução para isto a acompanhar essa mesma resposta.

Obrigado

Solução por JFLSB

Provavelmente os servidores desse jogo não estão em Portugal e o problema estará nas ligações internacionais que a MEO está a usar para lá chegar que estarão um pouco congestionadas e provocam essa latência nas comunicações. É o inconveniente da MEO ter mais clientes que os outros Operadores 😔

Ver original
Este tópico ajudou a encontrar uma resposta para tua pergunta?

31 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+22

Olá ​@Rektusprofundis 

De facto não é normal ter Pings tão elevados, a MEO funciona com um serviço FTTH, onde a Fibra chega com a velocidade contratada garantida até o seu Fibergatway, para oferecer a melhor velocidade e estabilidade.

Já que não está a ter a melhor performance sugiro que reinicie o Fibergatway ou até faça um reset de Fábrica no Equipamento para ver se melhora o serviço, verifque também se o cabo de Fibra está bem encaixado e não está danificado, pois o mesmo é muito frágil, surguiro também sempre que possível usar Ethernet, ou a rede Wi-Fi 5Ghz ou Wi-Fi 6, e estar o mais próximo do router para não ter perdas de velocidades e ping nem interferências.

Caso continue a ter pings elevados, nós aqui no fórum somos clientes e não conseguimos fazer muito mais, terá que continue a reportar ao Apoio Técnico, para talvez ir um técnico ao local analisar a situação, se está tudo bem com as ligações e talvez substituir o Fibergatway, contacte através das Linhas de Apoio MEO ou Crie um pedido no my MEO

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • 4 respostas
  • 27 de novembro de 2024

Boas Rafa. Infelizmente ou felizmente já fiz tudo o que podia fazer. As velocidades no speedtest ao servidor da MEO dão o que se vê. Impecáveis, mas mesmo assim, durante o teste não são lineares. Dão saltos que vão aos 200/300 durante o teste. Fazer o teste aos servidores da FDCSERVERS.NET dá o que se vê na próxima imagem. E durante o teste nem mexem… totalmente lineares e estáveis. Como disse no post inicial, acontece o mesmo a todos os do meu clã. Portanto não é nada cá em casa. São os miseráveis servidores da MEO. Obviamente que só jogo por cabo de rede e como disse, até já tudo foi descartado pelos super mega técnicos da MEO… só que não. P.S. Sim a última coisa foi substituir o router e até me deram o último modelo. Eles conseguem mudar o “caminho” até aos servidores do jogo, mas não lhes apetece trabalhar. Como se fosse uma coisa muito difícil para eles… enfim, tristeza de serviço. Queriam que ligasse para o MEOCARE, para gastar dinheiro a tentar resolver uma deficiência que pelo que se paga,

nem deveria existir. Falta de vergonha e profissionalismo.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • 4 respostas
  • 27 de novembro de 2024

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3590 respostas
  • 27 de novembro de 2024

@Rektusprofundis 

As velocidades estão boas e o ping também, mas sugiro também fazer um teste no WaveForm.

O problema também pode estar no servidor do jogo.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • 4 respostas
  • 28 de novembro de 2024

Obrigado pelo comentário, Ana.

Também já tinha testado o waveform. Como disse anteriormente, todos os do meu clã da MEO e apenas MEO, têm este problema. Liguei-me ao meu vizinho que é DIGI e tenho 32ms de ping ESTÁVEL aos 3 primeiros servidores. O problema é nos servidores da MEO e eles não querem saber.

Jose_Francisco3

Ainda não vi nenhum resultado melhor dos que apresentadou.com Ping 3 | 4 | 3-4 | Parabéns!
O Firmware e Hardware poderá ser superior ao router MEO, na minha casa. Parabéns!
Não jogo online e penso que não vai piorar o ping com DNS Cloudflare IPv4 Pv6. 

Pensava que gamers tinham router próprio tipo Xiaomi AX3000 T junto PC com CPU tipo I7 8700K. 

https://gameserverping.com/

https://gameserverping.com/wot

https://speed.cloudflare.com/

boa noite.

Forum|alt.badge.img+12
  • Observador
  • 292 respostas
  • Solução
  • 28 de novembro de 2024

Provavelmente os servidores desse jogo não estão em Portugal e o problema estará nas ligações internacionais que a MEO está a usar para lá chegar que estarão um pouco congestionadas e provocam essa latência nas comunicações. É o inconveniente da MEO ter mais clientes que os outros Operadores 😔

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • 4 respostas
  • 28 de novembro de 2024
JFLSB disse:

Exatamente… a DIGI não usa o mesmo routing de servidores que a MEO. A MEO devia fazer um upgrade aos seus próprios servidores. Não é normal ter melhor estabilidade de sinal a pingar um servidor que nem é da MEO (imagem 2). Isso apenas demonstra que o problema está na ligação aos servidores da própria MEO. A fazer um traceroute aos servidores do jogo, o ping dá-me 100% de perda de pacotes em pelo menos 3 ou 4 hops. Portanto até o caminho (servidores que usa) para estabelecer a ligação são uma miséria. Vou mesmo ter de mudar de operadora.

• Novo Membro
  • 1 resposta
  • 2 de fevereiro de 2025

@Rektusprofundis algum update em relacao a este topico ? estou com o mesmo problema em ambos os jogos que usufruo. A partir das 20h ate pelos menos as 22:30 tenho ping de 200ms++

Obrigado

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3590 respostas
  • 2 de fevereiro de 2025

A partir das 20h/21h a ocupação da rede internacional passou a 67 neste caso e depois das 22 começa a descer, será por isso?

Contacte o Apoio Técnico (consulte o tarifário) ou então crie um Pedido na sua área de cliente myMEO.

• Visitante
  • 1 resposta
  • 4 de fevereiro de 2025

Tenho o mesmo problema ao jogar World of Warcraft, assim as outras dezenas ou centenas de pessoas que se queixam constantemente visto que às 20h-24h é quando o jogo tem mais pessoas a jogar.

O problema acontece independentemente da localização pois estou na Madeira e conheço pessoas pelo país inteiro com o mesmo problema.

Nenhuma outra operadora tem este problema a estas horas.

Estão a fazer algo para resolver este problema? Já vi posts com cerca de 1 ano a queixarem-se do mesmo portanto estou seriamente a pensar trocar para outra operadora quando o contrato terminar daqui a 2 meses.

• Novo Membro
  • 1 resposta
  • 4 de fevereiro de 2025
MValentxi disse:

Tenho o mesmo problema ao jogar World of Warcraft, assim as outras dezenas ou centenas de pessoas que se queixam constantemente visto que às 20h-24h é quando o jogo tem mais pessoas a jogar.

O problema acontece independentemente da localização pois estou na Madeira e conheço pessoas pelo país inteiro com o mesmo problema.

Estão a fazer algo para resolver este problema? Já vi posts com cerca de 1 ano a queixarem-se do mesmo portanto estou seriamente a pensar trocar para outra operadora quando o contrato terminar daqui a 2 meses.

Começou a acontecer-me o mesmo. Eu sou dos Açores e vivo em São Miguel e tenho um amigo na ilha Terceira que está a experienciar o mesmo. Na hora da raid, das 18h às 22h, temos pings altissimos e apenas no WoW. Nos outros jogos tá ok. Usar VPN ajuda, mas nao devia ter que recorrer a estas soluções. Isto é um problema da MEO com os servidores da Blizzard e algum rerouting maroto nas peak hours.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3590 respostas
  • 4 de fevereiro de 2025

Olá ​@Miguel Tavares 

Não existe congestionamento nos diferentes acessos internacionais da parte da MEO que justifique uma quebra de performance.

Depende também do DL/UP, se joga por Ethernet GB ou por WiFi, também depende da localização dos servidores, se são em Cloud se usam servidores dedicados RAM ou discos.

Jose_Francico3

Em algumas zonas do país, a Latência no MEO pode ser demasiado alto  para jogar World of  Warcraft.

Uma baixada de internet da concorrência poderá ser uma solução mais rápida.  

https://gameserverping.com/WoW

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • 10993 respostas
  • 4 de fevereiro de 2025

boas

@Jose_Francico3 vai ler melhor...não em zonas do país, são os horarios...

Jose_Francico3
NeoPayne disse:

boas

@Jose_Francico3 vai ler melhor...não em zonas do país, são os horarios...

Na minha zona o ping para aquele servidor está sempre altíssimo.
Dentro de algumas semanas posso apresentar resultados a partir de Lisboa próximo de uma FNAC.
Qual o valor na sua zona? acima de 200ms?

Forum|alt.badge.img
  • Observador
  • 6 respostas
  • 5 de fevereiro de 2025

@Rektusprofundis boas , tens algum update da tua situação?

Desde ha uns meses cá em casa sempre que há jogos de futebol a decorrer seja Liga dos Campeões , ou apenas jogos do Sporting , Benfica ou Porto , o ping em tudo o que é jogo salta dos habituais 40ms para os 300 , esta práctica já foi feita por outra operadora e de certeza que aqui a vão negar também.

Desde há bastante tempo que tenho um pacote de 500mb de download e sempre fizemos tudo ca em casa , vários aparelhos ao mesmo tempo etc.

Ainda nesta segunda feira durante o jogo do Porto tudo lagado , mal acabou por magia ficou tudo bem...estes senhores sabem o que estão a fazer mas nao o vao admitir.

Jose_Francico3

Operadoras de internet em todo o mundo utilizam truques para evitar o congestionamento das conexões à internet e priorizar certos setores.

.
No tempo que uma operadora em Portugal utilizava cabo com velocidade de 120/8Mbps, pareceu-nos que algumas vezes faziam Traffic Shaping..rede mal projetada ou sem capacidade.

Em anos anteriores em Netmede não observamos T S, no MEO.

Nota:

Penso que Routers das operadoras vem com prioridade para video ou automático. e não podemos reduzir a largura de banda. para melhorar Bufferbloat, isto é, importante para gamers. 
No mês de Agosto, o ping, no geral sobe cerca de 5 MS (insignificante) nas terras de Antero de Quental e Vitorino Nemésio para o exterior,  .

No domingo, dia nove, durante o jogo Super Bowl, o “Grande Jogo” nos EUA poderá acontecer para alguns servidores, o mesmo que acontece em Portugal. 

NeoPayne expert em jogos, no MEO pode explicar melhor.

Boa Noite.

• Membro
  • 1 resposta
  • 11 de fevereiro de 2025
MValentxi disse:

Tem-me acontecido pelo menos uma ou duas vezes por semana na chamada “primetime” (19h-22h) nestes últimos 2 meses.

Sou da cidade do Porto e antigamente isto não acontecia. Eu suspeito que as ligações aos servidores europeus do World of Warcraft (Frankfurt ou Paris) estejam com problemas de congestionamento e não sei até que ponto é problema da MEO ou se é alheio à MEO. Infelizmente não encontrei ainda muita gente portuguesa a queixar-se do mesmo, talvez porque o problema é “passageiro” e dura uma ou duas horas e as pessoas vão-se habituando. 

Eu passei de ter sempre ping 35-39ms para pings acima de 200ms o que torna jogar o jogo extremamemte complicado nessas horas de ponta, pois é necessário rapidez de resposta quando estás a jogar com outros jogadores online em equipa (a fazer dungeons ou raids por exemplo).

Forum|alt.badge.img
  • Observador
  • 6 respostas
  • 13 de fevereiro de 2025
Stone disse:
MValentxi disse:

Tem-me acontecido pelo menos uma ou duas vezes por semana na chamada “primetime” (19h-22h) nestes últimos 2 meses.

Sou da cidade do Porto e antigamente isto não acontecia. Eu suspeito que as ligações aos servidores europeus do World of Warcraft (Frankfurt ou Paris) estejam com problemas de congestionamento e não sei até que ponto é problema da MEO ou se é alheio à MEO. Infelizmente não encontrei ainda muita gente portuguesa a queixar-se do mesmo, talvez porque o problema é “passageiro” e dura uma ou duas horas e as pessoas vão-se habituando. 

Eu passei de ter sempre ping 35-39ms para pings acima de 200ms o que torna jogar o jogo extremamemte complicado nessas horas de ponta, pois é necessário rapidez de resposta quando estás a jogar com outros jogadores online em equipa (a fazer dungeons ou raids por exemplo).

Boas Stone

Somos dois , tenho exactamente o mesmo problema e já falei com os senhores da MEO , a resposta foi o costume “Vamos passar a situação a uma equipa especializada e entraremos em contacto” até hoje nada.

Tenho este problema desde que a minha guilda estava a fazer prog no Ovinax ( finais de Outubro) e até hoje na Ansurek o problema ocorre em prime time ( ou quando jogam Benfica , Porto , Sporting ou jogos da champions)

Hoje durante raid o ping voltou aos 500 MS ( durante o prime time , ou então se calhar Liga dos Campeões time) fica literalmente impossivel de jogar , foi então que por impulso experimentei uma VPN….surpresa das surpresas mal a instalei e liguei voltei ao meu ping normal ( 30MS-40MS).

Volto a dizer o que já disse acima , estes senhores sabem o que estão a fazer , nós não temos culpa que as IPTVS façam melhores preços e oferecam mais que os pacotes que as operadoras apresentem  , querem combater isso façam preços mais competitivos.

Forum|alt.badge.img+3
  • Dinamizador Júnior
  • 44 respostas
  • 14 de fevereiro de 2025

não deixa de ser, no mínimo, caricato...😐

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3590 respostas

Olá ​@tecno321 

Não existe nenhum congestionamento nos diferentes acessos internacionais por parte da MEO que justifique esta quebra de performance.

Forum|alt.badge.img
  • Observador
  • 6 respostas

Este tracert foi feito pelas 20h30 de quarta feira.

O mesmo comando , feito com uma vpn ligada.

Em suma , para resolver um problema da vossa responsabilidade tive de utilizar uma VPN , estou farto de andar de chamada em chamada a ouvir os chavões do  “Não há anomalias detectadas” 

Se uma VPN resolve a situação , e tanto a 12/2/2025 e 13/2/2025 no exacto mesmo periodo de tempo , durante jogos da Liga dos Campeões e Liga Europa tive de me ligar a uma vpn para não ter de sofrer pings monstruosos em tudo o que fosse jogo online tirem as vossas conclusões agora por amor da santa não venham dizer que não há congestionamento.

Jose_Francico3

@John Smith 

Julgo que o problema de user John Smith ainda pode ser maior porque pode não ter capacidade (largura de banda) até chegar a Lisboa.
A distância entre JS e Damasco poderá ser cerca 6 000 Km, com PING de 160 ms em host: Takamol ISP 193.186.4.111, isto não tem nada a ver com jogos é só para estudo de Mr. John.
Para servidores de jogos, na Europa o ping poderá situar-se entre os 35 e 75 ms. Para JS talvez talvez até 100 (cem) ms. 

https://www.lagofast.com/en/blog/wow-the-war-within-lag/

Velocidades de 100/100Mbps sem latência só para jogos é suficiente.

Os routers das operadoras em todo o mundo não permitem corrigir latência (bufferbloat) em situação normal.

1000/400 Mbps + router pessoal parece-me uma boa escolha.

Uma baixada de internet de outra empresa e ou quando houver poderá ser bom para comparar e escolher a melhor rede, no momento.  

Outras ISP podem ter problemas em outros servidores.

Não sou gamer, mas escolhia o pacote MEO + net  de outra marca.

Existe gamers para participar e outros para vencer, fazem maiores investimentos merecem melhor internet a cada momento.

Por amor de Deus, as operadoras devem esclarecer os seus clientes.

O User NeoPayne é o mais entendido em Jogos, nunca tem problemas, nunca apesenta resultados. 

Jose_Francico3

@tecno321 
Acho que pacotes parcerias ainda são muito bons.

Boa noite.