Skip to main content

Renovei recentemente, à menos de 1 mês, o contrato com a meo, tendo solicitado que fosse instalado o novo router fibergateway, no caso o GR141IG.

Não podia estar mais insatisfeito com este equipamento. O alcance e a instabilidade do sinal nunca foi tão mau como agora. O router anterior, um Technicolor, apesar de antigo, dava 10 a 0 a este router mais recente no que toca à estabilidade e alcance do sinal.

Já liguei para o apoio ao cliente, e já experimentamos de tudo, desligar o Smart WiFi, alterar a largura de banda e canal... mas as melhorias não são significativas.

Infelizmente vou ter que levar com um serviço péssimo durante 2 anos porque já passaram os 14 dias para rescindir o contrato e não estou para aturar a conversa de que ganrantem a velocidade por cabo...

Se o objetivo da MEO é perder clientes estão num bom caminho.

Garantidamente não vou renovar o contrato daqui a 2 anos e espero que quem esteja na iminência de renovar que se informe bem primeiro ou que testem bem o serviço nos primeiros 14 dias.

O router wifi 6 anterior era o GR141DG esse era excelente, entretanto lançaram este e fizeram muitos downgrades, antes era 4x4 em 2.4Ghz e agora é 2x2 em 2.4Ghz, comparando com um tecnicolor este aqui continua a der melhor, mas com muitos downgrades em comparação ao GR141DG, na minha opinião nem deviam ter feito este IG, mas pronto a MEO é que sabe.

@Glória Durães

Gostei “ não estou para aturar a conversa de que garantem a velocidade por cabo “.

Não gostei “ 10 a 0 “ no alcance do sinal.

Penso que o router Tecnicolor TG789vac v2 WiFi5 é bom para velocidades contratadas até 200 Megas para instalação até T1, a tecnologia também é diferente de WiFi6.

Verifica-se que o Router  GR141IG  tem características semelhantes ao Extensor MEO Smart WiFi6.

• Frequências Dual Band simultâneo 2x2 (2.4GHz) + 4x4 (5GHz)

• Velocidade Wi-Fi 5Ghz 4800 Mbps 4x4 802.11ax

• Velocidade Wi-Fi 2.4Ghz 600 Mbps 2x2 802.11ax

• Débito físico agregado até 5,4 Gbps

Podem ter construído esta nova versão de Router também para reduzir nos custos de fabrico e
vender mais Extensores.

Os utilizadores ficarão bem servidos com um ou mais aparelhos porque os telemóveis, etc mais fácil chegam aos extensores, também poupam na bateria.

Tenho Internet Fibra há cerca de 100 (cem) meses, a velocidade média contratada é de 200/100Mbps pacote 3 Play, agora tenho M4O e estou satisfeito.

O contrato tem fidelidade até 20? de janeiro 2025, penso renovar em Dezembro 2024 ou até 20 de Janeiro 2025, ainda tenho 8 meses para pensar melhor.
Ficava bem servido com Router GR141DG, modelo antigo usado.

Estou inclinado para o router WiFi6 IG para substituir o Technicolor TG 784n v3 ligado 24h/dia/8.5 anos.

Cumprimentos,

José

H

Os utilizadores ficarão bem servidos com um ou mais aparelhos porque os telemóveis, etc mais fácil chegam aos extensores, também poupam na bateria.

O IG comparado ao DG é muito inferior, fizeram alguns downgrades.

Obrigado
Vamos esperar porque não estou interessado em pagar aluguer do router.

Como não encontro testes de velocidade apresento simulação de router de outra marca 2x2 (2.4Hz).

Velocidade Router Input: 200/100Mbps +.20

SSID:      Xiaomi_00E4

Protocolo:          Wi-Fi 6 (802.11ax)

Banda de rede:  2,4 GHz

Canal de rede:   11

Velocidade da ligação (Receção/Transmissão):    574/574 (Mbps)

Descrição:          Intel(R) Wi-Fi 6 AX200 160MHz

Boa Noite

Continuação

Velocidade Router Input: 500/100Mbps  +-20

SSID:      Xiaomi_00E4

Protocolo:          Wi-Fi 6 (802.11ax)

Banda de rede:  2,4 GHz

Canal de rede:   11

Velocidade da ligação (Receção/Transmissão):    574/574 (Mbps)

Descrição:          Intel(R) Wi-Fi 6 AX200 160MHz
Largura de banda do canal 40MHz nos 2 speedtest

Os meus routers pessoais são de baixo custo, não faço uso profissional.
WiFi 6: 2.4 e 5 GHz (2x2) AX1800, AX3000.
Tenho vários WiFi5 AC1200 (2x2) 
Na minha casa não tenho nenhum Router FiberGateway WiFi 5 (2.4 e 5GHz) 3x3 e 4x4, mas sei que tem bom alcance e não tem custo de aluguer funciona melhor com largura de banda 80MHz por causa de ”noise floor” e 20MHz LB canal 2.4GHz.

A Placa WiFI do portátil recebeu velocidade falsa em .2.4GHz deveria ser 300Mbps em vez de 400Mbps na figura acima,.

No dia 22 de Abril o MEO vai instalar o modelo GR 141 DG, na minha casa para acabar com o stock,
O firmware do  router poderá ser inferior ao do mais recente.
bom dia 

Sempre pode trocar o V3 e o ont por um IG Wifi6 tratando de renegociação do contrato que é renovado mesmo com a troca de equipamentos obsoletos por mais recentes e novos

Boa tarde

@dr.antibandalhosdg 

Obrigado.

havia quem sabia que nada sabia.

Eu sei pouco das politicas das operadoras e mudam conforme o tempo e a concorrência, etc.

Até à pouco tempo com Internet 500 megas só tinha direito ao Router Tecnicolor TG789vac V2.
Em fevereiro do corrente ano já tinha direito a FiberGateway 5. Recusei a vinda do técnico e disse que estava satisfeito com ONT e Router TG784n v3 e só aceitava o Wifi 6 IG para não mudar de Router dentro de poucos anos e que o atual já tinha 9 anos.

Na área de gestão contratual informaram que para substituir o Router antigo pelo Wi-Fi 6 teria que renovar o contrato por mais 24 meses e que o modelo dependia da disponibilidade em armazém.

No contrato “ inclui 1 router WiFi ”, não menciona o modelo.

No dia 22 de Abril o técnico do MEO trocou o Router WiFi4 (quatro) pelo WiFi 6 (seis) modelo antigo GR141 DG fabricado em 04/2023, inicialmente em 2017.

Informou-me que o Router era um do último lote que tinham em armazém.
Como era oferta não questionei se tinha o último modelo IG e devem seguir instruções superiores.

Os routers pessoais mais utilizados em quase 10 anos foram da Marca TP Link ou marcas equivalente em AC, 1200 a 1900.
Depois de 2020 conheci a marca Xiaomi AC2100 MI, também gosto da Qualidade/ Preço.

Esta semana soube que em 23 de junho 2024 vão retirar a oferta de €4,99, não achei bem.

Como a oferta do serviço (Multi Go Fora de Casa) nunca foi utilizada estamos satisfeitos e neste momento tenho as bandas de 2.4 e 5GHz separadas

A Potência de saída em 2.4GHz ficou está 50% com 20MHz de largura de banda.do canal.
Em 5GHz, o canal 100 ou próximo tem melhores performances, na minha casa. 

Os insatisfeitos com o modelo GR141 IG podem comprar como por exemplo:

WIFI6
ASUS ROG Rapture GT-AX 11000 PRO.

WIFI7
Router TP Link Acher BE900 V2 para maior alcance 24.4 Gbps
Router Asus ROG Rapture GT-BE 98 PRO para mais velocidade. 30 Gbps

WiFI6E 
ASUS GT-AXE 16000 e TP Link Archer AXE300. 

Bom dia​​​​​​​

Boas,

Hoje acabei de fazer a reclamação junto da assistência técnica da MEO pelo mesmo problema do router GR141IG. No meu caso, fiquei com um sinal de apenas 1/5 a 2/5 na divisão contígua à divisão onde possuo o router para o perfil de 2,4 GHz, enquanto que com o antigo router que era um FiberGateway 5G (GR241AG) conseguia uma intensidade de sinal de 4/5 e por vezes de 5/5, estando atualmente, tanto o PC como o router, exatamente na mesma posição que na configuração anterior.

O meu antigo router, FiberGateway 5G, foi até agora o que obtive melhor sinal 2,4 GHz em toda casa, mesmo comparando com  os antigos routers Technicolor que a MEO fornecia, nunca tive qualquer instabilidade em qualquer dos perfis 2,4 GHz ou 5 GHz.

Espero que a reclamação vá a bom porto, pois no meu caso ainda posso rescindir o contrato, felizmente.

A juntar à festa a MEO não me quer enviar o manual GR141IG e a suas especificações técnicas. Dizem que o manual do FiberGateway 6 está disponível para download mas quando confrontados que versão é a antiga (GR141DG) e que são obrigados por lei a fornecer o manual do novo router alegam que o mesmo se encontra na caixa, sendo falso, pois a caixa veio selada e foi aberta pelo técnico na minha presença.

Por último alegaram que não é da responsabilidade deles fornecer o manual, mas sim do fabricante, pois eles não são os fabricantes do router. Agora pergunto eu, sendo este um produto Altice Labs, sem qualquer outra informação de fabricante, será assunto para nos fazer rir? 😂

@ricardoled12 

Router GR141IG configurado com largura de banda de 20 MHz (2.4 GHz).

Router GR141DG (recondicionado) configurado com largura de banda de 20/40 MHz (2.4 GHz).

@ricardoled12 

Para maiores velocidades ligue-se á banda de 5Ghz.

É só permitir, como moderadora, a minha anterior resposta. Está lá tudo explicado o porque de estar conectado à de 2.4 GHz. 

@ricardoled12 

O Fibergateway GR141IG tem menos antenas em 2,4Ghz.

Não sou moderadora, sou apenas uma cliente MEO.

Deixo os dados do meu equipamento no pacote de 500mb com ligação via WiFi em Xiaomi Poco F3.

ento via WiFi por telemóvel a cerca de 6m distância.

Boa noite a todos,

Visto que um dos moderadores do fórum eliminou o meu comentário anterior passo novamente a faze-lo.

Em menos de 24h após a reclamação, fui contactado e troquei o meu router novo (Fibergateway 6 GR141IG) instalado no início da semana pelo modelo anterior recondicionado (Fibergateway 6 GR141DG) por sugestão minha, tendo-me deslocado à loja MEO da minha cidade, pois esta ainda possui alguns destes routers recondicionados em stock.

Posso afirmar que a diferença é abismal entre os dois modelos na rede de 2.4 GHz, sendo este essencial para mim, pois possuo ainda alguns equipamentos apenas compatíveis com este, em ótimo estado.

Com o PC e router exatamente na mesma posição (a cerca de 6 m em linha reta), situando-se o PC numa divisão contígua à do router GR141IG apenas conseguia sinal na largura de banda de 20 MHz com intensidade de 1/5 ou 2/5, caso mudasse a largura de banda para 20/40 MHz havia perda total de sinal.

Após a troca pelo router GR141DG recondicionado e nas mesmas condições de teste, consegui uma melhor estabilidade na rede 2.4 GHz com uma intensidade de 4/5 e uma largura de banda de 20 MHz e ainda consegui configurar o router e manter a largura de banda 20/40 MHz sem qualquer perda de sinal ou estabilidade da rede. (Testes nos prints acima).

Quanto ao perfil 5G/6G configurado a 80 MHz (para já não necessito de 160 MHz) não tenho qualquer razão de queixa de ambos os routers, conseguindo cerca 860 Mbps/410 Mbps (download/upload) na Meo Box Android de uma velocidade contratada de 1000 Mbps/ 400 Mbps na divisão onde se situa o router, e obtenho cerca de 50% da velocidade na divisão contígua, o mesmo se verifica com outros equipamentos todos com sinal estável e cobertura satisfatória nas restantes divisões, sem uso de extensores de rede.

Cumprimentos a todos e espero ter ajudado.

Responder