Skip to main content

Segue uma descrição dos equipamentos e da instalação.

Moradia com 3 pisos cablada com Fibra (sala) e tomadas de rede (todas as divisões, cablagem CAT 8)
Router MEO FiberGateway XSR151DK
Extensor Wifi MEO DG2260G
Serviço de internet fixa MEO SpeedEdition 10Gbps

O router está instalado no piso térreo na sala
Tenho alguns equipamentos ligados directamente ao router e uso uma das portas do router para ligar ao ATI e assim enviar sinal para todas as tomadas da casa (mesmo setup que tinha com o operador anterior, mudei para a MEO recentemente).

Tenho diversos equipamentos ligados às tomadas de rede nalgumas divisões e todos funcionam perfeitamente.
Até aqui tudo bem.

No piso imediatamente acima do piso térreo o sinal WiFi ainda é bom e tudo o que usa WiFi ainda funciona perfeitamente mas no piso superior o final WiFi é fraco pelo que naturalmente pedi o extensor de sinal de WiFi (com o operador anterior também foi necessário instalar um extensor de Wifi no piso superior e outro no exterior).

No piso superior tenho alguns equipamentos ligados as tomadas de rede e tudo funciona bem.
Liguei o Extensor WiFi MEO D2260G e configurei-o segundo as instruções (está ligado a uma tomada de rede - foi seguida essa opção durante a configuração do mesmo).

O Extensor Wifi MEO D2260G aparece-me no diagrama de rede na app MEO Smart WiFi e aparentemente está tudo ok mas após um minuto ou isso de estar ligado o led do WiFi passa a vermelho e naturalmente não há aparelho nenhum que se consiga ligar a ele.
Já o troquei de local e de tomada de rede mas o problema mantem-se, outros aparelhos funcionam bem naquela tomada pelo que o problema não será da tomada de rede.

Os equipamentos usados anteriormente foram devolvidos ao antigo operador, não tenho outros routers ou extensores de WiFi instalados pelo que não possibilidade de haver esse tipo de conflictos de sinal.

Será o DG2260G incompativel com o XSR151DK?

Alguém por favor tem sugestões?
(antes de ligar para o suporte técnico, o que queria evitar por … razões óbvias infelizmente lol)

Olá ​@EstarolaPTTP 

Já fez um reset ao extensor?

Olá ​@EstarolaPTTP 

Já fez um reset ao extensor?

Olá,

Não vi nenhum botão no extensor ou opção na app que permita efectuar um reset.

Como se faz o reset?

Olá ​@EstarolaPTTP 

Deve ter um orifício no extensor para fazer reset

Olá ​@EstarolaPTTP 

Deve ter um orifício no extensor para fazer reset

Olá,

Encontrei o botão de reset, está situado perto do topo no lado esquerdo do aparelho.

Efectuei um reset e temos alterações.
O aparelho depois de reconfigurado apresentava o led de WiFi a piscar em vermelho em ver de vermelho fixo.
Esperei algum tempo e como a situação não se alterava, desliguei e voltei a ligar o MEO WiFi Extender sendo que o led WiFi se mantem a piscar em vermelho:

Outra alteração é que o Extender é apresentado na rede mas é considerado offline.

Acho que vou ter ligar ao suporte (até me dá calafrios).
Obrigado pela ajuda.

Olá ​@EstarolaPTTP 

Aproxime o extensor ao Fibergateway, ou coloque numa tomada perto do router configura na aplicação e depois coloca no local onde pretender.

Olá ​@EstarolaPTTP 

Aproxime o extensor ao Fibergateway, ou coloque numa tomada perto do router configura na aplicação e depois coloca no local onde pretender.

Olá,

Uma vez mais muito obrigado pela ajuda. Está resolvido.
Levou alguns passos pelo que passarei a descrever uma vez que pode ajudar outros.

Coloquei o MEO WiFi6 Extender - D2260G na sala, o que o colocaria perto do FiberGateway, e isso não ajudou na ligação por cabo de rede pelo que tentei configurar o D2260G para uma conexão ao FiberGateway for WiFi e foi recusada a configuração por estar perto demais.

Coloquei o MEO WiFi6 Extender - D2260G numa das divisões do piso acima do piso terreo e a ligação por cabo de rede continuava sem funcionar pelo que procedi á configuração para ligação ao FiberGateway por WiFi e assim sim passou tudo a funcionar. Esta não era no entanto a solução pretendida, queria que o extensor funcionasse com cabo de rede pelo que o voltei a reconfigurar para este tipo de uso e voilá, continou tudo a funcionar. De seguida desliguei o D2260G e fui colocá-lo no piso superior, onde é necessário e onde era suposto estar, com a ligação de cabo de rede, e continuou tudo a funcionar.

Obrigado

Olá ​@EstarolaPTTP 

Ainda bem que conseguiu resolver o problema.

Responder