Skip to main content

FiberX7 | Novo router WiFi 7

• May 28, 2024
  • 59 respostas
  • 13113 visualizações

Mostrar a primeira mensagem

59 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Autor
  • Super User
  • May 13, 2025

Estive a ver o site da ALB e parece que no futuro possamos ter uma nova versão melhorada da app “MEO Home” com vários equipamentos inteligentes de alarme, vigilância detetores de fumo, gás e inundações, alertas de emergência, gestão da rede, monitor de energia e controlo parental através da Integração Matter.

Não sei se irão ativar a opção Matter futuramente no Router através de uma atualização porque de momento parece que no FiberX7 não tem Matter.

De qualquer forma aqui estão as imagens da Altice Labs do Connected Home, que achei muito interessante, que parece-me ser uma atualização da app MEO Home ou então outra app:

https://www.alticelabs.com/products/connected-home

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Autor
  • Super User
  • May 28, 2025

Olá ​@lm_figueiredo 

O novo router WiFi 7 (lançado ontem, 27/05) para M3 e M4 disponível como add on (+€4,99/mês) tem uma porta de 2.5Gbps, este router não tem bridge.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá!

Finalmente, e Felizmente, a MEO lançou (como estávamos aqui a Esperar, e a Relatar) um novo Router FiberGateway com Wi-Fi 7 Triband, para ligações de 1Gbps, com uma porta 2.5Gbps!

Mas Parece que o Fibergatway Wi-Fi 7, tal como o Fiber X7, não irá ter Bridge disponível, nem RF TV (pelo menos de momento) o que é uma Pena!

Forum|alt.badge.img

Olá!

Finalmente, e Felizmente, a MEO lançou (como estávamos aqui a Esperar, e a Relatar) um novo Router FiberGateway com Wi-Fi 7 Triband, para ligações de 1Gbps, com uma porta 2.5Gbps!

Mas Parece que o Fibergatway Wi-Fi 7, tal como o Fiber X7, não irá ter Bridge disponível, nem RF TV (pelo menos de momento) o que é uma Pena!

Isto é no minimo ridiculo. Quer dizer uma pessoa queixa-se da falta das portas 2.5Gbps, porque limita os sistemas privados dos clientes, e então fornecem a porta e tiram o modo bridge. 
Ou seja ficamos na mesma com o problema! Meo a ser ridicula...

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Autor
  • Super User
  • May 30, 2025

Não acho que faça sentido pagar 4,99€/mês para depois colocar o router em bridge.

A diferença seria mínima de uma porta 1Gbps para uma de 2.5Gbps com 1Gbps contratado.

Forum|alt.badge.img+2
  • Dinamizador Júnior
  • September 4, 2025

Não acho que faça sentido pagar 4,99€/mês para depois colocar o router em bridge.

Será que este novo router tem o mesmo problema do Fiber X em que a porta 10Gbps às vezes desligava-se? Isto foi admitido pelo apoio ao cliente da MEO, tinham conhecimento desse problema, foi isso que me fez ainda não dar o upgrade para os 10Gbps. Eu pagava sem problemas os 4,99€/mês só para ter a garantia de que teria estabilidade.

Uma pessoa com conhecimentos técnicos só utiliza o router da operadora porque não o consegue remover da equação, mas se ainda assim removem a funcionalidade de bridge só estão a afastar os potenciais clientes dos pacotes de 10Gbps, uma vez que a maioria têm conhecimentos técnicos e querem utilizar os próprios routers e/ou firewalls (pfSense, OPNsense, Ubiquiti, etc).

Eu tenho o plano de 1Gbps, e utilizo o FiberGateway em modo bridge para um router MikroTik, só tenho uma coisa ligada ao FG, a box não android da MEO, de resto não faço uso dele. E, se desse, removia-o da equação ligando a fibra diretamente num equipamento meu. No FiberGateway na porta 4 sem estar em bridge estava sempre a desligar-se, trocaram o router e continuou com esse comportamento, a solução foi meter em modo bridge e colocar o MikroTik, nunca mais tive problemas e está 100% estável.

É por estas coisas que não estou a pensar em meter 10Gbps pela MEO, a oferta da NOS neste âmbito está muito melhor e não provoca tantas deficiências para o cliente. Para mim se tivesse modo bridge na porta de 10Gbps eu já ficava contente, não quero saber de mais nada, visto que não tenciono fazer uso do router de nenhuma operadora para mais nada a não ser receber o sinal e passar para os meus equipamentos.

Agora que vejo que também não tem RF fico um pouco coxo, ainda tenho uma televisão que usa o RF (cozinha), as restantes usam o MEO Go ou a box normal (não android). A MEO tem algum conversor FTTH-RF para extrair o comprimento de onda do RF antes de chegar ao router?

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Autor
  • Super User
  • September 4, 2025

Olá ​@charparodar 

Se quer o router só psra bridge não vale a pena alugar o FiberX7 por 4,99€/mês basta ligar bridge no FiberX.

Forum|alt.badge.img+2
  • Dinamizador Júnior
  • September 4, 2025

Olá ​@charparodar 

Se quer o router só psra bridge não vale a pena alugar o FiberX7 por 4,99€/mês basta ligar bridge no FiberX.

O problema do FiberX foi o que eu referi, há um problema na porta de 10Gbps confirmado pelo apoio ao cliente.

Quando estava com problemas na porta 4 do FiberGateway eles disseram que não tinha conhecimento de qualquer problema nesse equipamento, tinham sim conhecimento da porta de 10Gbps do FiberX falhar algumas vezes.

Eu vivo fora do país, para mim estabilidade é tudo, se a porta mais importante do router dá problemas, como é óbvio não estou interessado.

Daí querer saber como está a estabilidade neste novo router FiberX7, se há problemas relatados nessa porta, mas como nem em bridge dá para colocar, não estou interessado nele.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Autor
  • Super User
  • September 4, 2025

Aqui no Fórum não foram relatados problemas na estabilidade das portas de nenhum router Fibergateway, esse problema deve ter sido um problema isolado.