Skip to main content
Solução

Fibergateway em modo bridge com Meo Smart Wifi pt2

• September 2, 2025
  • 7 respostas
  • 187 visualizações

Forum|alt.badge.img+1

Boa tarde. Tenho uma casa com 3 pisos. No piso 1 tenho o fibergateway GR241AG com o wifi ligado e a gerir 2 extensores meo wifi: 1 no piso 0 e outro na cave. Ambos os extensores ligam-se ao fibergateway por cabo utp.

Já li neste forum que "Pode sempre Adicionar, e Ligar um Router a sua Escolha em Bridge através da Porta 4. Para o Uso que Quiser, mas esse terá uma Rede em Separado, da Rede Mesh do FiberGateway e os Extensores.

Os Extensores MEO Smart Wi-Fi tem de continuar a estar Ligados ao FiberGateway, e a fazer a Rede Mesh com o FiberGateway. E a Configuração, e a Gestão, irá se Manter como tem Atualmente com a app MEO Smart Wi-Fi."

A questão agora é: O facto do router em bridge na porta 4 ficar com a rede separada da rede mesh significa que tráfego com destino à internet que é originado na rede mesh não pode ser escoado por esse router? O meu objetivo era aliviar carga do fibergateway, pois, noto que à medida que adicionei dispositivos (sobretudo Shellys) o seu comportamento ficou mais instável.

Solução por ana_Paula

Peço desculpa pelo erro, realmente o bridge foi removido primeiramente na interface web e depois no telnet. No FiberX e no FiberX7 isso não faz muito sentido, na interface web indica que ao ativar o bridge fará uso da porta 5 por isso não tenho a certeza se a desativação do bridge foi intencional ou não. O que não foi intencional foi o encaminhamento de portas.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

7 respostas

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • September 2, 2025

é um bug que tem que ser corrigido. 

Existem vários tópicos recentes sobre o assunto.

Veja p.ex. aqui:

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Principiante
  • September 2, 2025

é um bug que tem que ser corrigido. 

Existem vários tópicos recentes sobre o assunto.

Veja p.ex. aqui:

A questão não é essa. Eu consigo ativar o modo bridge através de Telnet.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 2, 2025

Sim, é apenas um bug na interface web.

Forum|alt.badge.img+4
  • Dinamizador Júnior
  • September 2, 2025

Sim, é apenas um bug na interface web.

@ana_Paula 

entao dá ou não para activar o bridge por telnet ? tinha dito que desativaram o comando… ou foi alterado ? no caso do FiberX ? não estou a perceber.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • Solução
  • September 2, 2025

Peço desculpa pelo erro, realmente o bridge foi removido primeiramente na interface web e depois no telnet. No FiberX e no FiberX7 isso não faz muito sentido, na interface web indica que ao ativar o bridge fará uso da porta 5 por isso não tenho a certeza se a desativação do bridge foi intencional ou não. O que não foi intencional foi o encaminhamento de portas.

Forum|alt.badge.img+4
  • Dinamizador Júnior
  • September 2, 2025

EU tenho o bridge on mas sim ta como off no interface.

Forum|alt.badge.img
  • Membro
  • September 2, 2025

EU tenho o bridge on mas sim ta como off no interface.

No meu interface também está off, mas está a funcionar. em duas moradas diferentes… Fiber X e Fiber wifi 6.