Skip to main content
Resolvido

Falhas intermitentes no router Fibergateway GR241AG

• March 15, 2026
  • 10 respostas
  • 214 visualizações

Boa noite, depois de anos com este serviço contratado (já lá vão 8) passei recentemente a ter problemas de instabilidade na minha ligação de fibra. Depois de consultar algumas perguntas/respostas aqui no forum fui validar por acesso telnet o resultado do debug/reboot-cause e o resultado é o seguinte:

Todos estes power down/up são legitimos e coincidem com necessidades pontuais de desligar o router e voltar a ligar. O router sempre esteve no mesmo sitio, sempre ligado á mesma porta de fibra, a funcionar perfeitamente zero queixas do serviço. Ultimamente tenho tido ligação intermitente ficando neste estado para passados uns minutos recuperar:

Isto acontece neste momento multiplas vezes por dia e “algo de errado não está certo”. Se alguém tiver alguma pista, ficaria muito agradecido

Solução por Rafa_UserFiberMEO

Olá ​@josequadrado 

Tem Acontecido Problemas Identicos, por Vários Relatos Partilhados no Fórum, a Pessoas com esse Modelo do FiberGateway (GR241AG), Normalmente derivados ao Tráfego Intenso

Uma Solução, que Deverá Resolver o Problema, é Trocar para um dos Novos Modelos, como o FiberGateway Wi-Fi 6 ou o FiberGateway Wi-Fi 7 (mas esse Último sem RF TV, para as TV's sem MEOBox ou app MEO), Verificando com o Apoio Técnico, ou ao Cliente, a Possibilidade da Troca.

Se for Derivado ao Tráfego Intenso, Outra Solução Poderá ser usar um Router Próprio, Ligado Através de Bridge no seu FiberGateway, Para Assim Suportar a sua Utilização de Internet

10 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@josequadrado 

Tem Acontecido Problemas Identicos, por Vários Relatos Partilhados no Fórum, a Pessoas com esse Modelo do FiberGateway (GR241AG), Normalmente derivados ao Tráfego Intenso

Uma Solução, que Deverá Resolver o Problema, é Trocar para um dos Novos Modelos, como o FiberGateway Wi-Fi 6 ou o FiberGateway Wi-Fi 7 (mas esse Último sem RF TV, para as TV's sem MEOBox ou app MEO), Verificando com o Apoio Técnico, ou ao Cliente, a Possibilidade da Troca.

Se for Derivado ao Tráfego Intenso, Outra Solução Poderá ser usar um Router Próprio, Ligado Através de Bridge no seu FiberGateway, Para Assim Suportar a sua Utilização de Internet

• Autor
  • Principiante
  • March 15, 2026

Obrigado pela rápida resposta! 

Neste momento refiz a ligação de fibra (desliguei da parede e religuei) e fiz o mesmo do lado do router. Fiz um ciclo completo de boot com espera após desligar para não haver temas. Parece-me ter estabilizado até em termos de velocidade (coisa que também estava a notar). Vou dando aqui notícias se a coisa se tiver resolvido.

Muito obrigado mais uma vez pela ajuda!

yoseboss
  • Visitante Sénior
  • March 17, 2026

Boa noite, infelizmente por aqui acontece igual.

Tenho o serviço à quase 7 anos, apenas com mini problemas, mas desde à 4 dias que ando a ter os mesmos sintomas.
Router FiberGateway GR241AG

Quebras na internet, em que por vezes são intervalos de minutos que está bem e depois a internet “desaparece” e depois volta, isto estando ligado ao 2,4 ou 5 GHZ. 

As velocidades de internet, em situação normal, andavam sempre acima dos 500 MBs por wifi (5GHz) e nestes últimos dias, conseguir 100 é um milagre, isto para um serviço 1GB que tenho.

No mesmo periodo de tempo, também tenho sentido sintomas de certos canais na BOX TV (ligada por wifi), a imagem fica bloqueada e o som continua a dar e outras vezes “congela” e depois volta à vida do nada.

Já liguei para a MEO e o que fizeram foi um reset das configurações (LOL) pois o router esta tudo ok de sinal.

Gostaria mesmo de encontrar uma solução, pois o trabalho remoto não me permite ter limitações de internet.

Obrigado.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • March 18, 2026

Olá ​@yoseboss 

Solicite a substituição do equipamento por um igual contactando o Apoio Técnico 16209 (consulte o tarifário) já que continua a apresentar problemas. Se mesmo com a substituição os problemas persistirem, tente pedir a substituição para um modelo superior (WiFi 6).

Aqui identifico 

Router FiberGateway GR241AG cliente a 8 anos depois de constante instabilidade por mais de 3 meses rooter avariou 6 dias sem internet contactei apoio tecnico agendaram visita de técnico, no dia agendado fiquei em casa o dia todo o técnico compareceu por volda da 8.30 da manhã era técnico para avaria de cabos pensava que era cabo partido, fez teste ao rooter e verificou que era roter avariado nao tinha rooter igual mas tinha um com wifi 6 na carrinha mas disse que o sistema nao lhe permitia trocar contactamos o apoio ao cliente para pedir que o técnico instalasse o rooter com wifi 6 falei com uns 5 operadores diferentes pois passavam uns para os outros e nenhum resolvia nada.

O técnico foi embora dizendo que logo vinha no outro dia com um rooter igual, entretanto fui a loja tentar que instalassem o wifi 6 sem resultado

Entrei na minha conta my meo e pedi que me ligarem gratuitamente, ligaram de imediato falei com uns 8 operadores diferentes iam passando a chamada uns para outros e diziam que o próximo que atendia ja não precisa esplicar tudo de novo o que era mentira nenhum teve autonomia para dar ordem de instalação do rooter novo.

Fiz reclamação Provedoria na esperança que dessem a autorização fiquei a aguardar contacto o que não aconteceu.

Resultado o técnico apareceu com um Router FiberGateway GR241AG igual recondicionado vinha num saco de plastico instalou ficou a funcionar passado dois dias está igual o 5g ja nao funciona este rooter está obceleto para 2026 nao funciona com os equipamentos inteligentes que temos qualquer operadora da concorrência instala um rooter wifi 6 

Preferem perder um cliente a instalar um rooter mais moderno...

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Paulo Portugal 

O FiberGateway deve ter apenas a Funcionalidade Smart Wi-Fi Ativa, que Unifica a Rede 5GHz (MEO-XXXXX-5G) e a 2.4GHz (MEO-XXXXX) em Apenas uma Única 2 em 1 (apenas MEO-XXXXX), e os seus Equipamentos Escolhem a Melhor Rede (2.4GHz e 5GHz) Automaticamente dependendo da Necessidade.

A Rede 5GHz Deverá Então estar a Funcionar Normalmente, e como Poderá Verificar, na Página de Gestão do FiberGateway em 192.168.1.254 > que apenas a Funcionalidade Smart Wi-Fi está Ativa (nesse Modelo para Aceder a Página, é por Padrão, o User "meo" e Password "meo")

O Motivo de Não Conseguir Configurar Dispositivos Intiligentes se deve ao Facto de as Redes estarem Unificada (que Também Estão no FiberGateway Wi-Fi 6 e 7) e a esses Dispositivos serem Normalmente Apenas 2.4Ghz (Não sendo Problema do Router em Si)

Uma Solução é, Apenas Enquanto está a Configurar os Dispositivos, Bloquear o Equipamento onde está a Fazer a Configuração a Apenas na Rede 2.4GHz através da app MEO Home (Terá de Ativar o "Modo Avançado" em "Menu" > "Definições da aplicação") ou da app MEO Smart Wi-Fi (que está a ser Descontinuada). 

Outra Opção é Separar as Redes (2.4GHz e 5GHz), Desligando o Smart Wi-Fi. Mas só é Possível com o Apoio Técnico através das Linhas de Apoio MEO >

Quanto a Troca para o FiberGateway Wi-Fi 6, Normalmente Custuma ser Mais Fácil, e Tenho Imensa Pena que Não Esteja a Conseguir a Troca 😕

Principalmente se Tiver Contratado 1Gbps, pois Deverá Notar que o FiberGateway Wi-Fi 5, não Consegue Fornecer essa Velocidade por Wi-Fi (Estando Limitado a 500Mbps), e Relevando-se Já Obsoleto. E se Reclamar da Situação, de Velocidade Limitada, e Assim, Costumam Normalmente Fazer a Troca.

Experimente Novamente Criar um Pedido de Apoio no my MEO > ou Contactar as Linhas de Apoio MEO >, e Espero que Consiga Mais Sorte com o Assistente que o Atender da Próxima Vez.

• Rafa_UserFiberMEO

• Obrigado pelo seu comentario bastante explicito.

• Criar mais pedidos de apoio a meo ou contactar linha de apoio ja está fora de questão para mim eles não resolvem nada som vão  passando chamadas uns para outros, entretanto já tenho aqui um rooter mercusys ax3000 que é wifi 6 comprei na worten por 190 € meti um cartão da digi e tenho os equipamentos todos a funcionar sem problemas ate agora o alcance de wifi é espetacular é pena eles não terem ainda fibra na minha zona, mas a nos tem e metem rooter wifi 6 fui a loja e deram a garantia que é o que metem nos clientes por isso será o mais certo a fazer.

• Obrigado 

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá Novamente ​@Paulo Portugal 

Porque Não Opta por Comprar um Router Próprio com Wi-Fi 6 (ou até 7), com Boa Performance e Alcance, e Liga ao FiberGateway em Bridge por Ethernet?

É que um Bom Router Próprio é Costume Conseguir um Melhor Alcance e Performance do que os Router's Disponibilizados pelas Operadoras (seja a MEO, NOS, Digi ou Outra) que Costumam ser Equipamentos Mais Simples e Limitados.

Além que Poderá Sempre Negociar o seu Contrato/Pacote de Modo a Obter um Novo e Melhor Preço Mais Baixo, como Ainda Novas e Melhores Ofertas e Condições, e a Disponibilização do FiberGateway Wi-Fi 6 (Utilizando as Contraporpostas de Outras Operadoras, como da NOS).

Suguiro que para Isso Peça o Contacto através do "Liguem-me Grátis" na Área Pedidos no seu my MEO. Aceda Por Aqui >, Escolha o Assunto "Conta Cliente" > "Cancelar Contrato", Escolha o Serviço, Insira o seu Número, e Clique em "Liguem-me Grátis"

• Rafa_UserFiberMEO

• Novamente muito obrigado a dica da rede Rede 5G foi so fazer como me disse entrar alterar o nome pois estavam as duas com o mesmo nome e ficou visivel como estava antes.

• Agora esta que me sugeriu de comprar um bom router próprio e ligar o FiberGateway em Bridge era o ideal e nao estava a mudar so que acontecesse que este Router FiberGateway GR241AG nao deixa fazer isso tem a parte onde diz Ativar modo bridge a vermelho e diz desligado e não tem nada para ligar.

• Obrigado 

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá Novamente ​@Paulo Portugal 

Infelizmente, de Momento e em Todos os FiberGateway's, Para Ativar o Modo Bridge é Necessário Pedir ao Apoio Técnico, Contactando através das Linhas de Apoio MEO >