Skip to main content
Pergunta

Erro no accesso ao Plex.tv

• May 8, 2025
  • 8 respostas
  • 182 visualizações

Tenho uma situação algo semelhante, mas não totalmente igual ao tópico acima (não respondi nesse tópico porque está fechado).

Tenho o router da MEO ligado a um router Asus gerido por mim. O router da MEO apenas fornece internet e pouco mais. Tenho um servidor DNS interno, que também corre o Plex, e funciona perfeitamente. Consigo aceder internamente, assim como externamente.

No entanto, de vez em quando, ao aceder externamente deixo de ter acesso à biblioteca, Acedendo internamente (confirmado por acesso via IP), tudo funciona corretamente. Estou a usar o DNS da Cloudflare, por isso não é por causa do DNS da MEO. 

Tenho a certeza que o problema está no router da MEO pois quando isso ocorre, para despistar, já tentei várias coisas e, a única que resolve SEMPRE (mais uma vez, confirmado através de tentativas de acesso após cada pequena intervenção), é reiniciar o router da MEO.

Acredito que seja a firewall do router que esteja a bloquear o acesso após algum tempo, ou após alguns acessos externos, mas não consigo saber, pois não consigo ter acesso a logs do router.

Assim, pedia/perguntava duas coisas:

1 - Não querendo desligar totalmente a firewall (a única opção que tenho agora), como posso desligar ou configurar esta funcionalidade

2 - Como posso ter acesso aos logs do que está a acontecer no router?

Obrigado

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

8 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 8, 2025

Olá ​@dbgokuu 

Não é possível ter acesso aos logs do router, a única opção é desativar a firewall, caso a mudança de DNS não funcione.

omicronpersei8
Super User

Não deverá ser um problema da firewall(caso contrário não seria um problema intermitente) será quase seguramente tema de ip’s da gama interna. Não sei se é o que tem mas sugiro que aceda ao router e coloque IP interno fixo, caso aplicável.

Deduzo que o seu ASUS tenha ligado via modo Bridge, que deveria ser QB, no entanto eu validava se o ASUS está com IP interno fixo para o router MEO. Relembrando que a gama interna será 192.168.1.XXX

Indique se o tema fica assim resolvido. Poderá ser necessário reiniciar os equipamentos para que os mesmos assumam a configuração. 

• Autor
  • Principiante
  • May 8, 2025

Obrigado pela ajuda, mas tudo isso já está configurado conforme indica.

O router da MEO tem o IP fixo na rede 192.168.1.xxx, e apenas o router Asus está ligado ao da MEO, por cabo ethernet. Não está em modo bridge, criando uma rede separada antes e após o router Asus.

O router Asus tem o WAN IP fixo, na rede 192.168.1.xxx e também um IP fixo na rede ‘interna’, 192.168.2.xxx.

Na rede 192.168.2.xxx está o servidor Plex, DNS e DHCP. Tenho o port forwarding corretamente configurado, tanto no router da MEO, como no router Asus (não posso ativar por uPnP devido aos 2 routers).

O acesso remoto ao Plex funciona bem mas, passado algum tempo, deixa de estar disponível. Mas se fizer reboot ao router da MEO volta tudo ao normal.

Por isso é que tudo me indica que seja uma questão de firewall que passado algum tempo ou número de acessos barra os pedidos para o porto do Plex.

Tenho alguma forma de verificar se/o que está a ser bloqueado pela firewall?

omicronpersei8
Super User

Segundo o seu relato, tendo ambos routers ligados (sem ser em bridge mode) isso aparenta ser conflito de gestão de DHCP. Eu já tive uma rede Plex em casa, mas eu liguei o meu router (também ASUS) em modo bridge, (isso anula conflito de 2 router “andarem a bulha”, passando à metáfora com gestão de DHCP para o mesmo acesso internet)

Tem forma de analisar mas isso só dá por telnet e estou enferrujado com os comandos (aquilo não é muito easygoing) ao menos que encontre algo na net com “passo a passo”. Isso está nos logs do router. Mas o router da meo esqueça esse não tem acesso telnet.

O tema do modo bridge é que faz reencaminhamento do tráfego de 1 router para o outro, ficando somente o que está a dar acesso à internet com gestão do DHCP. Quando os tem ligado em paralelo isso é meio caminho andado para o problema. 

Volto a indicar que firewall, não deve ser seguramente. Porque firewall funciona por regras, ou deixa ou não deixa, não causa intermitencia e quando tem uma regra que bloqueia algo, não é deligando e voltando a ligar que elimina isso. 

ie:

192.168.2.xxx está o servidor Plex, esse é o router ASUS (gama caracteristica)
192.168.1.xxx  router MEO.

Quando acede de fora, em cenários de dupla gestão de DHCP, o rotuer ASUS recebe o pedido por porta “XX” resolve o pedido com a gestão do DHCP interno mas depois entra em conflito com a resposta da gestão DCHP do router MEO. A solução será desligar o DHCP no router MEO. 

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 9, 2025

@omicronpersei8 

O Fibergateway tem sim acesso Telnet/SSH.

omicronpersei8
Super User

realmente, acabei de testar, para mim é novidade 

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 9, 2025

Fazendo "tree" mostra os comandos todos, mas acho que não tem esse tipo de logs.

• Autor
  • Principiante
  • May 12, 2025

Obrigado pelas respostas. Ainda não consegui adiantar muito mais. Entrei no router MEO por telnet e andei a ver as configurações de ambos os routers nas UI de configuração.

Entretanto, ao confirmar as configurações, vi que o router Asus tinha a gateway definida ao nível da interface LAN como 192.168.1.1, embora a routing table estivesse correta. Mudei este valor para 192.168.2.254, vou ver se tem alguma influência.

Como disse, tenho duas redes em casa: 

• 192.168.1.x - Entre o router MEO e o router ASUS (e alguns dispositivos de IoT ligados à wifi do router MEO)
  • 192.168.2.x - Entre o router ASUS e todos os outros dispositivos

Router MEO:

• IP: 192.168.1.254

Router Asus:

• IP fixo em ambas as redes:
    • 192.168.1.2 - com gateway 192.168.1.254
    • 192.168.2.254 - este está também definido como default gateway pelo servidor DHCP
  • Routing table
    • Pacotes para 192.168.1.0/24 vão pela porta WAN (ligado ao router MEO)
    • Pacotes para 192.168.2.0/24 vão pelas portas LAN e WLAN
    • Default gateway definida como 192.168.1.254 (Router MEO)

Servidor DHCP/DNS interno:

• IP Fixo: 192.168.2.1
  • Default Gateway: 192.168.2.254 (Router Asus)
  • Configuração do servidor DHCP:
    • IP Range: 192.168.2.2 - 192.168.2.200
    • Gateway: 192.168.2.254
    • Netmask: 255.255.255.0

Uma coisa que entretanto me apercebi, é que a routing table do router MEO tem 2 redes que desconheço (192.168.127.0 e 192.168.128.0) e uma que está desativada (era a guest network) mas aparece como ativa (192.168.4.0). De onde vêm estas rotas?