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Resolvido

Encaminhamento de portas não funciona

  • 2 de julho de 2024
  • 16 respostas
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Bom dia,

Tenho um router Fiber Gateway GR241AG e preciso de abrir o encaminhamento de portos. Após tentar diversas opções, nada funciona. As portas dizem estar fechadas quando faço scan num qualquer site de Port scanning (através de uma rede móvel, não da rede pertencente ao router) e o servidor que tento aceder através do porto não está a ser alcançado. Portanto tenho bastante segurança em dizer que os portos estão efetivamente fechados. (Mesmo tentando abrir uma DMZ para o meu servidor interno não funciona.)
 

Entendo que possa ser uma questão relacionada com CGNAT e então contactei o apoio ao cliente (16209 e também o Meo Care) mas ninguém me conseguiu dizer se 1) estou por trás de uma CGNAT,  2) se sim, se poderia desativá-la. Alguma tem uma ideia? Algum outro número para o qual possa ligar para discutir este assunto?

 

Obrigado desde já!

Solução por ana_Paula

Verifique o seu IP Wan no fibergateway e num site como o whats my ip, se forem diferentes é porque pode estar em CGNAT.

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16 respostas

ana_Paula
Super User
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  • Solução
  • 2 de julho de 2024

Verifique o seu IP Wan no fibergateway e num site como o whats my ip, se forem diferentes é porque pode estar em CGNAT.


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  • Visitante Sénior
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  • 7 de julho de 2024

Tenho exactamente o mesmo problema. Com o serviço fibra, o meu router tem um IP na WAN de class A (10.x.x.x), logo não é acessível da internet. É claro que quando usa um serviço tipo whatismyipaddress.com irá ver um IP público, mas esse será o IP da gateway que o seu router usa para aceder à internet (essa gateway também terá um endereço 10.x.x.x quando consultar a página de administração do router, na secção WAN).

Ou seja: INTERNET <=> (176.x.x.x ou outro) gateway (10.x.y.z) <=> (10.a.b.c) router Fiber 

Não adianta pôr o router em modo bridge, encaminhar portos ou usar DMZ. Se o IP da WAN for de classe A (10.x.x.x), classe B (172.x.x.x) ou classe C (192.168.x.x), não terá acesso a partir da internet.

O pessoal da meo sugeriu-me usar o dynip.sapo.pt, mas… sem ter um IP público, o que irão eles registar como registo tipo A nos serviços de DNS?… eu registei um endereço, mas nem sequer está publicado (como seria de esperar)… não entendo a razão para eles sugerirem isso como solução para o problema.

De qualquer forma, ficarei a aguardar que o IPv6 vingue e que possamos ter um IP público e fixo de IPv6 (não há razão técnica para não o fazerem) que permita atingir o objectivo de aceder a partir do exterior. 

Ou isso, ou esperar que a concorrência chegue para mudar de operador ;-)

Boa sorte!


para clarificar: se a meo quisesse, podia desabilitar o CGNAT e dar-nos um IP público, mas ou não sabem, ou já não o conseguem fazer (política da empresa, talvez?)


ana_Paula
Super User
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  • 7 de julho de 2024

@knorpsiu 

Ligue 16209 e peça para desativarem o CGNAT.


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  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • 8 respostas
  • 7 de julho de 2024
knorpsiu disse:

Tenho exactamente o mesmo problema. Com o serviço fibra, o meu router tem um IP na WAN de class A (10.x.x.x), logo não é acessível da internet. É claro que quando usa um serviço tipo whatismyipaddress.com irá ver um IP público, mas esse será o IP da gateway que o seu router usa para aceder à internet (essa gateway também terá um endereço 10.x.x.x quando consultar a página de administração do router, na secção WAN).

Ou seja: INTERNET <=> (176.x.x.x ou outro) gateway (10.x.y.z) <=> (10.a.b.c) router Fiber 

Não adianta pôr o router em modo bridge, encaminhar portos ou usar DMZ. Se o IP da WAN for de classe A (10.x.x.x), classe B (172.x.x.x) ou classe C (192.168.x.x), não terá acesso a partir da internet.

O pessoal da meo sugeriu-me usar o dynip.sapo.pt, mas… sem ter um IP público, o que irão eles registar como registo tipo A nos serviços de DNS?… eu registei um endereço, mas nem sequer está publicado (como seria de esperar)… não entendo a razão para eles sugerirem isso como solução para o problema.

De qualquer forma, ficarei a aguardar que o IPv6 vingue e que possamos ter um IP público e fixo de IPv6 (não há razão técnica para não o fazerem) que permita atingir o objectivo de aceder a partir do exterior. 

Ou isso, ou esperar que a concorrência chegue para mudar de operador ;-)

Boa sorte!

para clarificar: se a meo quisesse, podia desabilitar o CGNAT e dar-nos um IP público, mas ou não sabem, ou já não o conseguem fazer (política da empresa, talvez?)

Olá @knorpsiu, queria dar um último comentário sobre este assunto e dizer o que resultou para mim caso outras pessoas tenham o mesmo problema. Efetivamente estava por trás de uma CG-NAT, e por sugestão da @ana_Paula noutra thread,  liguei para o apoio técnico da meo e disse que queria ter um IP público para aceder a serviços da minha LAN fora de casa. E depois de algumas chamadas e de me ligarem de volta, lá me desativassem a CG-NAT e consigo finalmente abrir portos. A verdade é que as coisas têm que ser explicadas de forma simples (estive num ping pong entre apoio técnico e meo care e um dizia me para falar com o outro, mas no final de contas tem que ser mesmo com o apoio técnico, ou seja, 16209). Caso quem lhe atenda não perceba do assunto, o melhor é pedir para alguém com mais competências técnicas lhe ligar de volta.


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  • 7 de julho de 2024

Obrigado @rafalex99 , vou ter que insistir com o serviço de apoio ao cliente. Também andei num ping pong, ligaram-me do "back-office" e estavam a perceber (ou não), mas garantiram-me que a única coisa que conseguiam fazer era o renew do IP WAN (que continuou 10.x.x.x). 


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  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • 8 respostas
  • 7 de julho de 2024
knorpsiu disse:

Obrigado @rafalex99 , vou ter que insistir com o serviço de apoio ao cliente. Também andei num ping pong, ligaram-me do "back-office" e estavam a perceber (ou não), mas garantiram-me que a única coisa que conseguiam fazer era o renew do IP WAN (que continuou 10.x.x.x). 

Eu nao faço ideia o que eles fizeram nas configurações do meu router uma vez que o senhor que me atendeu não explicou, no entanto, após lhe explicar que queria desativar a CGNAT e não ter um IP público partilhado, ele lá mudou qualquer coisa, reiniciou o router e consegui finalmente abrir portos. Verificado através de um qualquer Port scanner online e aceder à minha home vpn através do novo ip público. Depende muito de quem atende e no meu caso, tive que tentar várias vezes.


ana_Paula
Super User
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  • 7 de julho de 2024

@knorpsiu 

Peça para desativarem o CGNAT e atribuirem um IP Público, diga que precisa de aceder á rede remotamente, e que precisa de abrir portas etc…

 

O MEO Care é para esquecer, tem de ser mesmo apoio técnico.


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  • 7 de julho de 2024

Obrigado @ana_Paula. Voltei a ligar e ficaram de me contactar do apoio técnico. Agora é aguardar 


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  • 15 de novembro de 2024
ana_Paula disse:

@knorpsiu

Peça para desativarem o CGNAT e atribuirem um IP Público, diga que precisa de aceder á rede remotamente, e que precisa de abrir portas etc…

 

O MEO Care é para esquecer, tem de ser mesmo apoio técnico.

Boa tarde,

Fiz todo este 'percurso' que recomendam mas sem sucesso, o 16209 sempre a tentar empurrar para o MEO care e o MEO care a dizer que quem trata disso é o 16209...No 16209 disseram-me que não estava numa rede cg-nat, embora todos os testes indiquem o contrário, tanto a comparação de ip's, teste de portas, CMD tracert...  Disseram também que não podiam atribuir "IP publico" (falaram em qualquer coisa de fixo) porque só o faziam a clientes empresariais.... Acho que a única solução vai ser mesmo rescindir contrato e procurar outra operadora que seja mais prestável nestas questões. Se alguém tiver mais alguma dica do que fazer mais para obter o IP publico.…

Obrigado.


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  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • 8 respostas
  • 15 de novembro de 2024

Olá ​@camt,

Efetivamente ip fixo eu não tenho (ele varia ainda que muito raramente, utilizo um serviço de ddns para controlar esse ip). Tente insistir que eventualmente alguma alma caridosa deve conseguir resolver o assunto, pelo menos comigo foi assim. Podem também existir alternativas dependendo daquilo que pretende ao obter um IP público. Com um bocadinho mais contexto, talvez seja possível dar outras sugestões!


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  • Visitante Sénior
  • 4 respostas
  • 24 de novembro de 2024

olá ​@camt , no meu caso, foi demorado, mas fui insistindo até que alguém me ligou do back-office a confirmar o que eu queira, que era apenas ter um IP público, sem ser fixo, e desligar o CG-NAT da minha ligação. Acabou por acontecer, mas foi realmente uma epopeia.

Continue a tentar, eles vão acabar por criar um ticket interno para alguém mais conhecedor tratar. 

Boa sorte!


  • Visitante Sénior
  • 2 respostas
  • 26 de novembro de 2024
knorpsiu disse:

olá ​@camt , no meu caso, foi demorado, mas fui insistindo até que alguém me ligou do back-office a confirmar o que eu queira, que era apenas ter um IP público, sem ser fixo, e desligar o CG-NAT da minha ligação. Acabou por acontecer, mas foi realmente uma epopeia.

Continue a tentar, eles vão acabar por criar um ticket interno para alguém mais conhecedor tratar. 

Boa sorte!

Acho que nem sequer me vou chatear mais com isso, quando um técnico me diz que não estou numa rede cg-nat mesmo com todas as evidências que lhe apresentei, acho que está tudo dito. Como não estou fidelizado à MEO vou esperar que a nova operadora estabilize os seus serviços e esteja disponível na minha zona para mudar. Triste é o facto de ser cliente "MEO" à mais de 20 anos e ver que todos estes anos a unica coisa que está empresa sempre quis foi €.

Acredito que para a maioria dos utilizadores comuns estar numa rede cg-nat não faça diferença, mas deviam compreender que para certos utilizadores a internet é um pouco mais do que abrir páginas em um browser…

Obrigado a todos pelas vossas respostas.

 


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  • Principiante
  • 9 respostas
  • 9 de fevereiro de 2025

A situação ficou resolvida? Estou exatamente com o mesmo problema. Ativei bridge mas a porta 4 está a receber ip de classe privada 10.251.x.x , e não me dá ip púbico. Já liguei inúmeras vezes para o apoio técnico, mas não conseguiram sequer entender conceitos como ip púbico / privado. Cgnat ainda menos. Chegaram a dizer que o meu ip público era o ip associado à subnet mask. Enfim, não estou a ter grande sucesso. 


ana_Paula
Super User
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  • Super User
  • 3592 respostas
  • 9 de fevereiro de 2025

Olá ​@ricardosal 

Sim, o ​@rafalex99  e o ​@knorpsiu conseguiram.

Tem de insistir com o Apoio Técnico, e o MEO Care é para esquecer terá de ser mesmo pelo Apoio Técnico.


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  • Principiante
  • 9 respostas
  • 9 de fevereiro de 2025

Obrigado Ana. Durante a semana vou tentar a minha sorte. Obrigado pela ajuda. 
 


  • Novo Membro
  • 1 resposta
  • 11 de março de 2025

Boa tarde,
Estou neste momento a passar por isso.. obrigado por informarem que o MEO Care nao resolve este pedido..

Só Backoffice..

Esperemos que seja rapida a minha solução..


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