Skip to main content
Solução

Contrato MEO prestes a terminar – dúvidas sobre cancelamento, portabilidade e devolução de equipamentos

• August 2, 2025
  • 5 respostas
  • 237 visualizações

Forum|alt.badge.img+2

Boa dia,

O meu contrato com a MEO (pacote com internet fixa, TV, telefone fixo e 3 cartões móveis) foi assinado em setembro de 2023 com fidelização de 24 meses, portanto está prestes a terminar.

Tenho algumas dúvidas práticas e agradecia se alguém da equipa MEO ou da comunidade me puder esclarecer:

Preciso de comunicar à MEO, antes do fim da fidelização, que pretendo terminar o contrato?
Se sim, qual o melhor canal para isso – posso fazê-lo numa loja física, por telefone ou por escrito?

Se eu mudar para outra operadora e pedir portabilidade dos números móveis antes do fim do contrato, isso provoca rescisão antecipada e terei de pagar penalizações?

Como o contrato termina a meio do mês, o serviço é faturado proporcionalmente até à data de término, ou tenho de pagar o mês inteiro?

Como e onde devolvo os equipamentos (router, box, etc.)? Preciso de agendar ou é só ir a uma loja?

Se eu assinar contrato com outra operadora antes do contrato atual terminar, mas só ativar os serviços na data certa, isso interfere com o contrato atual da MEO?

Há algum procedimento que devo seguir para garantir que não fico sem serviço (especialmente internet e rede móvel) durante a transição?

Agradeço desde já a ajuda!

Solução por ana_Paula

Olá ​@ZHIGANG DAI 

De acordo com as condições do seu contrato, a data de cancelamento do serviço tem por base o dia de início do contrato, nunca podendo ocorrer num prazo inferior a 15 dias após a receção do pedido de desligamento. 

Antes do fim do contrato é rescisão antecipada, por isso sim, existe penalização.

Só paga os dias com serviço.

Acerca dos equipamentos pode optar:

- Pela recolha do equipamento propriedade da MEO

- Pela recolha do equipamento propriedade da MEO, em qualquer loja MEO nun prazo máximo de 30 dias.

Os contratos com outras operadoras nada interferem com o seu contrato na MEO.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

5 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • Solução
  • August 2, 2025

Olá ​@ZHIGANG DAI 

De acordo com as condições do seu contrato, a data de cancelamento do serviço tem por base o dia de início do contrato, nunca podendo ocorrer num prazo inferior a 15 dias após a receção do pedido de desligamento. 

Antes do fim do contrato é rescisão antecipada, por isso sim, existe penalização.

Só paga os dias com serviço.

Acerca dos equipamentos pode optar:

- Pela recolha do equipamento propriedade da MEO

- Pela recolha do equipamento propriedade da MEO, em qualquer loja MEO nun prazo máximo de 30 dias.

Os contratos com outras operadoras nada interferem com o seu contrato na MEO.

Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • August 2, 2025

Obrigado pela resposta. ​@ana_Paula 

Gostaria ainda de confirmar qual foi a data exata de **ativação dos serviços**, pois a assinatura do contrato foi feita a 17 de setembro de 2023, mas já não me lembro do dia em que os serviços foram realmente instalados ou ativados.

Além disso, podem indicar **como posso saber exatamente qual é a data de fim da fidelização**, ou seja, o último dia em que posso usar o serviço sem penalizações? O contrato menciona 24 meses, mas gostaria de ter a certeza sobre a contagem.

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • August 2, 2025

O período de fidelização vem indicado na fatura. Na última página em "informação adicional". 

Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • August 2, 2025

@Ricardo27 

Obrigado pela ajuda.

Na fatura encontrei a seguinte informação (ver imagem em anexo):  
"Condições comerciais atuais, ativas no serviço xxxxxxxx , até 06 out 2025."

Gostaria de confirmar se esta data (6 de outubro de 2025) corresponde também ao **fim da fidelização do contrato**, ou se o contrato termina noutra data. O contrato foi assinado a 17 de setembro de 2023, mas já não me recordo do dia da instalação.

Podem, por favor, confirmar a data exata do fim da fidelização, a partir da qual posso cancelar sem penalização?

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 2, 2025

Olá ​@ZHIGANG DAI 

Sim, é isso.