Pergunta

Conflito Extensor MEO? Fica sem internet

  • 17 May 2023
  • 20 respostas
  • 334 visualizações

Crachá +2

Muito bom dia,

 

Tenho o extensor MEO já há uma semana e meia instalado num local onde não apanha a rede WIFI do router Fibregateway.

O esquema está assim:

Router Fibregateway ----- Cabo rede (Ligado na porta 1 do extensor) ---> Extensor MEO --- Cabo rede (Ligado na porta 2 do extensor) ---> Switch TP Link Gigabit 5P --- Cabos rede (Ligados na porta 2 e 3 do switch) ---- > Consola jogo + Aparelho medir gasto energia

 

Desde ontem que o extensor parece que “perde a ligação ao router” e fico sem WIFI na zona abrangida pelo extensor. A luz do mesmo (que aparece no símbolo do WIFI) fica permanentemente vermelha.

Depois tenho de reiniciar o extensor e/ou aguardar uns segundos ou minutos para que tudo volte ao normal e eu volte a ter internet.

Estou para já a excluir que problema esteja no hardware pois os equipamentos são muito recentes (cabos incluídos).

Acham que pode ser algum conflito?

O que poderei fazer?

 

Agradeço, desde já, a vossa ajuda e paciência.

 

 


20 respostas

Reputação 7
Crachá +22

Devia funcionar bem , tenho essa ligação.

Embora eu liguei do router ao switch e do switch ao extensor.

Crachá +2

Eu suspeito até que possam ser conflitos de IPS ou algo do gênero mas sou um noob gigante na matéria.

Tenho de testar as coisas a fundo.

 

Crachá +2

@Gavetas algum motivo em especial para teres essa config ao invés de ligação ao extensor e do extensor ao switch?

 

Reputação 7
Crachá +22

Não , só mesmo porque é o que tinha que ser , mas tenho esse switch da tplink e dá td bem .

Eu fazia um reset ao extensor e desligue, depois um reset ao router, depois do router estar on , ligue o extensor e emparelhe novamente.

Crachá +2

Vou fazer isso, sim.
Se calhar também testo essa alternativa de Router --- RJ 45 --- > Switch --- RJ 45 --- > Extensor
 

E ligo a Consola jogo + Aparelho medir gasto energia ao switch direto, sendo que o extensor fica apenas a propagar o WIFI para as box das TVs e para os telemóveis.

 

O que achas @Gavetas ?

 

Reputação 7
Crachá +22

Eu tenho assim , o extensor é só para o Wi-Fi e o switch para os aparelhos.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

verifica se o extensor tem gestão independe de IP’s, o sistema da Meo não gosta disso…

 

tem de ser um switch passivo.

Reputação 7
Crachá +22

Este switch é passivo .

Crachá +2

boas

 

verifica se o extensor tem gestão independe de IP’s, o sistema da Meo não gosta disso…

 

tem de ser um switch passivo.

Boas @NeoPayne. Obrigado pela tua resposta.

É o extensor próprio da MEO. Como posso verificar essa questão da gestão independente de IP’s, tens ideia?

 

O switch é o TP-LINK 5P Gigabit TL-SG105S 

 

Cumprimentos

Reputação 7
Crachá +22

Esse switch não faz gestão de ips .

Crachá +2

Não me lembrei de um “pormaior”.

Eu desliguei o switch durante um período e mantive apenas o extensor ligado ao Router e ele fez exatamente o mesmo.

Parece que perde a ligação ao router FIbergateway (ainda que ligado por cabo) e fica com o sinal de WIFI a vermelho permanente.

Temos depois de aguardar ou reiniciar o extensor para que ele volte a funcionar.

Crachá +2

Ou seja, o problema não residirá no switch, creio. Algo no extensor pode não estar “saudável”. Não sei….

Reputação 7
Crachá +22

Reset aos dois como já disse .

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

por vias das duvidas...se possivel verificar as cravações do cabo…

 

ou então a resposta mais facil...excesso de transmisão de dados e ele não aguenta...

Crachá +2

boas

 

por vias das duvidas...se possivel verificar as cravações do cabo…

 

ou então a resposta mais facil...excesso de transmisão de dados e ele não aguenta...

Sim. Também vou verificar as pontas dos cabos.

Gratos pela ajuda :)

Reputação 7
Crachá +21

o cabo que vem do fibergateway tem de ser ligado na porta 2 do extensor; desligue ambos os cabos do extensor, faça reset (10 seg. no botao de reset até apagar as luzes todas), ligue o cabo do router no extensor na porta 2, espere uns mins. e so depois de ter wifi na zona em questão, ligue o outro cabo para o switch. Aqui funcionou assim

Reputação 3
Crachá +8

Olá @celesteandias, qual o modelo da Fibergateway que tem? Teve algum upgrade nos últimos dias?

Crachá +2

Olá @celesteandias, qual o modelo da Fibergateway que tem? Teve algum upgrade nos últimos dias?

Olá, @TEC_MEO, tenho de ver quando chegar a casa mas creio que não houve update nenhum recentemente.

Porque questiona?

 

Crachá +2

Bom, eu para já estou com o esquema do @Gavetas e, ao que parece, está a resultar.

Router direto ao switch e extensor ligado ao switch.

Até esta data creio não ter tido falhas na internet que vem do extensor, mas também não estou sempre em casa. 

Vamos ver o que acontece nos próximos tempos mas, para já, este esquema está a resultar.

Reputação 7
Crachá +22

@celesteandias óbvio , se funciona aqui , tem que funcionar aí , até que os switch são os mesmos .

Responder