EM DESTAQUE Tutorial

Como ​Instalar e configurar o Extensor MEO Smart WiFi

  • 21 April 2021
  • 50 respostas
  • 41453 visualizações

Reputação 7
Crachá +26

Instalar e configurar o Extensor MEO Smart WiFi, com a app MEO Smart WiFi, é simples e rápido.

Este extensor funciona, exclusivamente, com o router FiberGateway e serviço MEO Smart WiFi ativo.

 

Antes de iniciar a instalação, certifique-se de que está ligado à rede WiFi de casa. A instalação é feita em 5 passos:

1​​. ​​In​​st​alar e aceder à app MEO Smart WiFi no seu smartphone

a.    ​Instalar a app MEO Smart WiFi 

​​​

NOTA IMPORTANTE: Se já usa esta app, certifique-se que tem a versão mais recente no seu smartphone ou tablet. A app é compatível com dispositivos Android 6 ou superior e iOS 10.3 ou superior.

 

b. Selecionar o botão ​ENTRAR e usar nome de utilizador e password meo/meo.​​

​​Se anteriormente tinha alterado a password de administração do seu router FiberGateway utilize essa password ou, em alternativa, faça reset ao router para repor o nome de utilizador e password meo/meo.​

Veja como se faz reset ao router FiberGateway no Manual da FiberGateway.

 

Após o primeiro acesso e a ativação do MEO Smart WiFi,​ se tiver o seu serviço internet registado na área de cliente my MEO, pode usar simplesmente o seu ID MEO para aceder, onde e quando quiser, à app MEO Smart WiFi.

 

2​​. Ativar o serviço MEO Smart WiFi 

Apenas no caso de ainda ter 2 redes WIFI separadas, por exemplo MEOxxxxx e MEOxxxxx-5G.

Se está a aceder à app pela primeira vez, é muito simples.

No ecrã em baixo selecionar o botão ATUALIZE AGORA.

Em​ alternativa, selecionar o separador WIFI, botão SABER MAIS (topo do ecrã) e botão ATUALIZE AGORA.

​​​Aguarde até ao final do processo de ativação do serviço MEO Smart WiFi.

 

NOTA IMPORTANTE: Depois da ativação do serviço MEO Smart WiFi:​

  • ​​​​​​Irá ter um único Nome (SSID) e password de acesso à sua rede WiFi, que coincidem com os que já tinha anteriormente na sua rede WiFi 2.4GHz.
  • ​​​Poderá ser necessário reconfigurar os acessos dos seus dispositivos que estavam ligados apenas na rede WiFi 5GHz (rede terminada em -5G), porque a ativação do serviço MEO Smart WiFi o​briga a um novo emparelhamento de todos os dispositivos que estavam ligados, exclusivamente, à banda 5 GHz, como por exemplo MEOBoxs 4K.

 

3. Ligar o extensor à corrente elétrica

  • Ligar a fonte de alimentação ao Extensor MEO Smart WiFi e, de seguida, a uma tomada de energia 220V AC.
  • Pressionar o botão ON/OFF para ligar a energia.

 

 

4. Adicionar o extensor à rede de casa

  • Selecionar ADICIONAR EXTENSOR no separador HOME da app MEO Smart Wifi
  • Ler o QR Code que está na etiqueta do extensor ou introduzir manualmente o número de série (na etiqueta é o número a seguir à designação S/N).

 

​5. Selecionar o melhor lugar da casa para o extensor e ter o melhor desempenho da sua rede WiFi

No processo de adicionar o extensor, a app MEO Smart WiFi vai ajudá-lo a escolher a melhor localização para o extensor (nem muito perto, nem muito longe do FiberGateway).

Quando encontrar a melhor zona, selecionar POSICIONADO e aguardar até que o extensor se ligue à FiberGateway. Repita, se necessário.

​​Em alternativa, pode simplesmente carregar no botão WPS do FiberGateway e no botão WPS do Extensor MEO Smart WIFi, durante alguns segundos, e aguardar que se liguem (designado por emparelhamento).

O extensor deve ficar próximo da zona onde se pretende melhorar a cobertura WiFi, a alguma distância do FiberGateway, e de preferência com 1 ou 2 paredes pelo meio. Também deve estar afastado de espelhos e azulejos e ser colocado, preferencialmente, em cima de um móvel.

 

 

Em funcionamento normal os LEDs ON/OFF e WiFi ficam verde fixo. Mesmo que desligue o seu extensor da corrente elétrica, logo que volte a ligá-lo este ficará automaticamente conectado com o seu router FiberGateway.

Caso seja necessário mais de um extensor, a instalação é realizada da mesma forma, selecionando sempre a localização do extensor nem muito perto, nem muito longe do FiberGateway.

 

A partir deste momento terá melhor cobertura WiFi na sua casa. Disfrute da sua nova experiência de net.

 

Pode também consultar: 


50 respostas

Reputação 1
Crachá +1

Boa tarde,

Tenho a experiência que qualquer um de nós ao configurarmos o extensor de sinal, algo surge desconfigurado na rede WI-FI.

Quando liguei para o apoio técnico, surgiu uma explicação que resolveu todo o problema, após verificarem onde estava a o problema.

O router também teve a necessidade de atualização.

Espero ter ajudado.

Abraço

@Carlop  Estava agendado para hoje um contacto por parte deles, mas nunca existiu. Dai a minha fúria para devolver este equipamento para além de não ter velocidade aceitavas, nos TP Links consigo velocidade superiores. 

Em relação à atualização do router es fizeram que foi unir as redes 2.4 e 5 GHz, logo deu asneira da grossa.

Obrigado pelo seu contacto e feedback.

Abraço 

 

Reputação 7
Crachá +24

Eu adquiri o extender 6, configurei conforme, só que tenho outros extensores TP link em casa e deixaram de funcionar. Ninguém na linha me sabe dizer nada.

Ainda por cima foram no dia de hoje extremamente rudes e arrogantes uma senhora de nime Fátima.

Quero devolver esta treta. Consigo melhores velocidades com os extenders da TP link do que com rsta treta.

 

Os outros extensores não podem deixar de funcionar, tenho tp link e um extensor meo td funciona, de fato o extensor meo não presta tendo em conta o preço, não funciona com AP e por Wi-Fi é fraco , pode ter que fazer reset aos extensores .

Ele de Wi-Fi 6 não tem nada , é exatamente o mesmo anterior, 1gb e não passa dos 200 e pouco mas com mta latencia.

Resumindo, não presta.

Reputação 1
Crachá +1

Eu adquiri o extender 6, configurei conforme, só que tenho outros extensores TP link em casa e deixaram de funcionar. Ninguém na linha me sabe dizer nada.

Ainda por cima foram no dia de hoje extremamente rudes e arrogantes uma senhora de nime Fátima.

Quero devolver esta treta. Consigo melhores velocidades com os extenders da TP link do que com rsta treta.

 

Os outros extensores não podem deixar de funcionar, tenho tp link e um extensor meo td funciona, de fato o extensor meo não presta tendo em conta o preço, não funciona com AP e por Wi-Fi é fraco , pode ter que fazer reset aos extensores .

Ele de Wi-Fi 6 não tem nada , é exatamente o mesmo anterior, 1gb e não passa dos 200 e pouco mas com mta latencia.

Resumindo, não presta.

@Trutafario concordo plenamente.

Reputação 1
Crachá +1

Eu adquiri um equipamento MEO Wi-Fi Extender modelo novo, os extenders que tenho em casa da TP link deixaram de funcionar, solução do SAC Meo devolver o equipamento na loja, foi a solução encontrada pela equipa técnica.

Obrigado MEO.

 

Reputação 1
Crachá +1

Não recomendo, para wuem tem outros equipamentos extender ou ap, de da tplink ou outros pois irá existir conflitos com a união das redes 2.4 e 5 Ghz, ao criar o smart wifi. Por parte do apoio técnico a solução foi devolver o equipamento pois não é compatível com outros produtos.

 

Devolvi o meo hify e ainda não me foi dado o dinheiro que paguei a mais do vouxer de 70€.

Devolvei atrave de remessa livre no dia 13-07-2022.

Boa noite,

Gostaria de saber se é possivel uma ligação POE entre o Gateway e o extensor?

Assim evitava a necessidade de ter uma tomada eléctrica junto ao extensor. 

Reputação 7
Crachá +24

Boa noite,

Gostaria de saber se é possivel uma ligação POE entre o Gateway e o extensor?

Assim evitava a necessidade de ter uma tomada eléctrica junto ao extensor. 

Se conseguir com as mesmas especificações do transformador, não vejo por que não .

 

Se conseguir diga.

Boa noite,

Gostaria de saber se é possivel uma ligação POE entre o Gateway e o extensor?

Assim evitava a necessidade de ter uma tomada eléctrica junto ao extensor. 

Se conseguir com as mesmas especificações do transformador, não vejo por que não .

 

Se conseguir diga.

Boa noite,

Experimentei com o switch POE D‑Link DGS‑1008P e não funcionou.

Ola. 

No comodo ao lado da wifi não há wifi, mas quando tento instalar o extensor, recebo a mensagem que o extensor está perto demais. O que faço? 

Reputação 7
Crachá +22

@Faj tem que procurar outro sítio até que lhe apareça a verde a localização.

@Faj tem que procurar outro sítio até que lhe apareça a verde a localização

Tentei em todos os comodos. Continuo com o problema... sem internet no comodo ao lado. 

Reputação 7
Crachá +22

@Faj em um dos lados tem um pequeno orifício, com um palito pressione durante 10 segundos , depois volte a fazer tudo de novo .

Tenho um extender Meo em estado novo, vou mudar de operadora e pretendo vender por metade do preço. 

Reputação 7
Crachá +21

Tenho um extender Meo em estado novo, vou mudar de operadora e pretendo vender por metade do preço. 

wifi5 ou 6?

Só venho deixar o meu testemunho, recebi hoje o extensor wifi, instalado facilmente e ampliada a rede 5G nas restantes divisões.

Funciona ⭐⭐⭐⭐⭐

Crachá

Boa noite!

Instalei hoje o extensor sem problemas!

Contudo na App tenho a mensagem que refere que a minha rede pode ser melhorada!

O que devo fazer?

Muito obrigada!

 

Reputação 7
Crachá +22

@Sofia Monteiro criar um tópico era top 👌👌 andar a correr 42 comentários 🤦‍♂️

Entre no sinal Wi-Fi na App , definições, onde diz rede 2.4 , vá a canal e troque , em que canal está?

Crachá

@Gavetas Bom dia!

estou no canal 11!

 

muito obrigada!

Reputação 7
Crachá +22

@Sofia Monteiro altere para o 1 e faça guardar. Veja se fica verde .

Crachá

@Gavetas ficou na mesma 😞

Reputação 7
Crachá +22

@Sofia Monteiro não é imediato, aguarde até mais logo e veja.

Caso não mude , faça os mesmos passos nos canais disponíveis que lhe aparecem até acertar ou coloque em automático.(pessoalmente prefiro ser eu a selecionar)

Crachá

Muito obrigada @Gavetas !

depois digo como correu!

Qual o nome de utilizador? Onde encontro para instalar um extensor?

Reputação 7
Crachá +22

@Pintomonica  na app smart Wi-Fi tem várias formas de entrar uma delas é usar os dados da app meo .

Responder